Direcionada
a micro e pequenas empresas de todos os setores, iniciativa reconhece boas
práticas de gestão nos negócios brasileiros
O
Prêmio MPE Brasil – Prêmio de Competitividade às Micro e Pequenas Empresas deu
início à rodada de inscrições da edição 2013. Promovida pelo SEBRAE Nacional,
Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade
(FNQ), a iniciativa reconhece conceitos inovadores e boas práticas de gestão e
é dirigida a negócios de todos os setores da economia. As inscrições são
gratuitas e podem ser feitas até 31 de julho pela internet ou em pontos de
atendimento do SEBRAE espalhados por todo o país.
As
organizações concorrentes são avaliadas pela qualidade da administração e a
capacidade inovadora do empresário, por meio da utilização do questionário de
autoavaliação, tendo como base o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da
Fundação Nacional da Qualidade. Mais do que indicar o amadurecimento dos
negócios, o Prêmio pretende incentivar a adesão a análises mercadológicas e a
visualização de possíveis oportunidades em diferentes nichos.
Composto
por oito categorias - indústria, comércio, agronegócio, serviços de turismo,
serviços de TI, serviços de saúde, serviços de educação e outros serviços, além
de destaque em responsabilidade social e em inovação, o MPE Brasil funciona,
ano após ano, como um incentivo às micro e pequenas empresas brasileiras, reconhecendo
a importância e os resultados alcançados com a utilização dos conceitos de
gestão, excelência e qualidade.
Durante
a edição 2012, mais de 83 mil empreendimentos brasileiros estiveram entre os
participantes. Em mais um ciclo, foi possível acompanhar a avaliação das
empresas inscritas na etapa estadual, dando continuidade à fase de seleção das
vencedoras nacionais, reconhecidas em abril deste ano. Mais informações e
acesso ao cadastro de inscrições em www.mbc.org.br/mpe.
Seleção
Além de
receber um relatório personalizado com pontos fortes e a indicação de
oportunidades de melhoria na gestão, os empreendimentos inscritos no MPE Brasil
participam de seminários de excelência realizados em seus respectivos estados.
Com isso, têm a oportunidade de potencializar o negócio ao aumentar a
competitividade e melhorar produtos e serviços, contribuindo para o
desenvolvimento econômico da sua comunidade.
Para
concluir o processo, as instituições devem responder ao questionário de
autoavaliação, recebem a visita de avaliadores capacitados e são submetidas à
Banca Técnica. Se selecionadas, passam a disputar com empresas de todo o Brasil
em cada uma das categorias. Premiadas, ganham o direito de utilizar a marca MPE
Brasil como instrumento de comunicação e ser reconhecida como exemplo de
sistema de gestão alinhado aos princípios de excelências mundiais.
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