Principais
cuidados como revisões programadas e itens de segurança pessoal
garantem o bom desempenho da moto no dia a dia e na estrada
Aproveitar
o fim de semana para pegar a estrada com a sua Harley-Davidson é botar
para valer a sensação de liberdade sobre duas rodas. Mas para isso
acontecer de forma segura requer cuidados e a atenção do motociclista
para garantir um ride
tranquilo e inesquecível. Diversos itens merecem atenção e podem ser
verificados facilmente, como a periodicidade das revisões de
quilometragem, eventuais ruídos, o bom estado dos freios, condições dos
pneus e cabos, limpeza correta, funcionamento normal do sistema
elétrico, entre outros.
A
exemplo das revisões periódicas, a Harley-Davidson recomenda que a
primeira delas, referente aos 1.600 km rodados, seja realizada quando a
motocicleta atingir um ano de aquisição, mesmo que a quilometragem
esteja abaixo da mencionada. A garantia da moto continuará sendo válida
por dois anos, independente da frequência de uso.
Os
pneus calibrados da maneira correta são essenciais para uma viagem
segura, pois caso estejam fora dos limites adequados de pressão, por
exemplo, influenciam diretamente na estabilidade de condução da
motocicleta. Por isso, devem estar calibrados seguindo os valores
especificados no manual do proprietário de cada modelo. Utilizar a moto
com os pneus abaixo da pressão recomendada reduz a sua durabilidade,
aumenta o consumo de combustível e fovorece riscos de acidente. Já a
pressão acima da recomendada reduz a área de contato com o solo e,
consequentemente, a aderência do pneu. Isso aumenta o risco de acidentes
durante frenagens de emergência, além de reduzir o conforto, uma vez
que o pneu trabalha em conjunto com a suspensão da motocicleta.
Outra
ação que precisa ser tomada antes de viajar é a verificação visual das
pastilhas de freio com relação à área de atrito e contato com os discos,
pois, em alguns casos, contam com uma linha de referência que indica
sua vida útil. A verificação feita na oficina especializada é necessária
para reconhecer outros problemas não visíveis. O principal motivo que
pode levar o sistema de freio a fazer ruído durante o acionamento é o
desgaste excessivo da área de atrito (pastilhas), bastando substituí-las
em uma concessionária autorizada da marca. Outros motivos comuns são
sujeira acumulada e o tipo de material empregado na fabricação das
pastilhas, sendo necessário utilizar sempre peças originais durante os
procedimentos
de manutenção.
A
vela de ignição é um dos componentes mais importantes no processo de
combustão e funcionamento do motor, dessa forma, ela sofre desgaste e,
com o passar do tempo, deve ser substituída. Durante os processos de
manutenção da motocicleta a vela é removida e analisada visualmente pelo
técnico para identificar problemas com a mistura de ar com combustível,
além de averiguar a presença de contaminantes ou de queima irregular.
No
que se refere à bateria, a utilizada pela Harley-Davidson é do tipo AGM
e livre de manutenção. Isso significa que não existe a necessidade de
abastecê-la com água ou qualquer outra solução. A motocicleta, quando
inativa por longos períodos, tende a perder a carga acumulada e, em
casos extremos, a capacidade da bateria de alimentar o sistema elétrico
da moto, principalmente o funcionamento da partida. Dessa forma, é
recomendado o uso periódico da motocicleta ou a remoção do cabo negativo
da bateria (ou fusível Maxi) quando surgir essa necessidade.
A
parte elétrica também merece cuidado especial, pois hoje todos os
modelos de motocicletas Harley-Davidson utilizam sistemas eletrônicos
sofisticados e de alta confiabilidade. As panes elétricas podem ser
causadas por conectores com folgas excessivas ou roteamento incorreto da
fiação elétrica. Em alguns casos panes elétricas podem desativar o
sistema de ignição e injeção, de modo a impedir o funcionamento da moto.
Uma análise detalhada do sistema deve ser realizada por um técnico
especializado para se garantir um diagnóstico seguro. É preciso ter
cuidado na hora da limpeza da motocicleta, pois a utilização de
aparelhos de alta pressão pode causar infiltração e danificar cabos e
peças do sistema elétrico-eletrônico.
A
correia de transmissão é um dos itens que deve ser inspecionado em
todas as revisões feitas em concessionária autorizada da H-D, com
relação ao seu desgate e folga. A correia não possui um tempo de vida
útil estipulado, já que são feitas de material de longa duração (aramida
ou fibra de carbono) que passam de 100 mil quilômetros. A limpeza da
correia deve ser realizada pelo proprietário apenas utilizando pincel e
água. A folga varia de modelo para modelo de acordo com as informações
do manual de serviço.
O
filtro de ar é outro item que não possui um tempo estipulado para
substituição. Durante a manutenção periódica, o técnico analisará as
condições do mesmo com relação a perfurações e obstruções. Na maioria
dos modelos é possível realizar a limpeza lavando com solução neutra e
secagem em ar ambiente ou de baixa pressão.
A
Harley-Davidson utiliza o sistema ABS em todas as suas famílias de
motocicletas desde 2014, mesmo que a obrigatoriedade só tenha passado a
valer em janeiro de 2016. O sistema ABS não necessita de nenhum cuidado
especial por parte do cliente, porém, na manutenção periódica, são
utilizados equipamentos específicos para substituição do fluido de
freio. A Harley-Davidson recomenda que este procedimento seja realizado
exclusivamente em uma concessionária H-D.
Os
novos motores Twin Cam 103™ High Output com refrigeração líquida devem
ter o nível do líquido de arrefecimento inspecionado e completado, se
necessário, em oficina autorizada. O sistema conta com uma bomba de água
elétrica, além de dois radiadores e duas ventoinhas de refrigeração. A
manutenção está exclusivamente ligada ao líquido de arrefecimento
utilizado no sistema.
SEGURANÇA
Além
de checar o estado geral de funcionamento da motocicleta, também é
necessário o cuidado em usar a vestimenta apropriada, como um capacete
confortável, calçado fechado, jaqueta e calça com proteções. O capacete,
apesar de não ter data de validade, é recomendado que seja substituído a
cada três anos se tiver uso diário, por conta do contato intenso com
intempéries como sol e chuva, por exemplo. No caso de envolvimento em
acidentes ou quedas, o capacete deve ser descartado obrigatoriamente.
Para
quem pretende passar muitas horas viajando é recomendado, além das
manutenções em dia, descansar antes de pegar estrada e realizar paradas
periódicas durante o percurso. Itens básicos de manutenção como vela,
fusível, câmara de ar e ferramentas presentes no kit da motocicleta são úteis em caso de pequenas emergências.
A
pilotagem na chuva requer manobras mais suaves e atenção redobrada.
Evitar passar por acúmulos de água é importante, pois podem esconder
buracos ou mesmo levar à aquaplanagem. Isso minimiza a eficiência do
sistema de freio. Uma dica nessas situações é a combinação do freio
dianteiro com o freio motor. Manter distância adequada, controlar a
velocidade e evitar frenagens bruscas também garantem uma viagem mais
segura. Assim, a aventura e o desejo de liberdade sobre duas rodas serão
melhor aproveitados durante todo o passeio com a sua Harley-Davidson.
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