Segmento tem se destacado como uma extensão da
dispensa do brasileiro
De
acordo com pesquisa apresentada pela Associação Paulista de
Supermercados – APAS e realizada pela Nielsen, os supermercados
de vizinhança, também chamados de minimercados, foram responsáveis por
48% do crescimento do setor supermercadista em 2015 e estão cada vez
mais atrativos ao consumidor, que conta com comodidade, praticidade,
proximidade, atendimento muitas vezes personalizado
e bons preços em um só estabelecimento, e perto da sua casa.
Os
dados apontam que os mercados de vizinhança possuem maior concentração
das compras de reposição (67%) contra um percentual
menor no autosserviço como um todo (56%). Por este motivo, o ticket
médio dos mercados de vizinhança permanece menor (R$ 38) se comparado
aos supermercados (R$ 66). Assim, é possível dizer que este segmento é a extensão da
dispensa do brasileiro, já que quando acaba um produto na residência,
geralmente, são nos minimercados que este produto é resposto pelas
famílias.
Conforme
explicou o gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, a
compra de reposição cresce de forma geral para todos os canais. Em
2014, essas
compras representavam 55% do volume nos autosserviços. Em 2015 o
montante saltou para 56%.
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