terça-feira, 29 de abril de 2025

Em maio, NR-1 entra em vigor, mas em caráter educativo

 MTE atende a pedido da FecomercioSP e de outras entidades representativas para a adoção de período de preparação

 

Atendendo a pedidos de diversas entidades representativas do setor produtivo — como a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) —, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou que a inclusão dos fatores psicossociais na Norma Regulamentadora 1 (NR-1), que orienta ações das empresas acerca do cuidado com a saúde dos colaboradores, entrará em vigor a partir de 26 de maio, mas em caráteres educativo e orientativo, ou seja, sem aplicação de multas. 

 

Essa particularidade permanecerá ao longo de um ano, conforme solicitado pela Federação.

 

Na visão da FecomercioSP, os conceitos relacionados a esses riscos são abertos e dificultam a realização de um gerenciamento técnico imediato das empresas. Por esse motivo, muitos negócios, especialmente os pequenos, ainda não tinham conseguido se estruturar para atender à nova legislação. 

 

As empresas também não identificaram ainda riscos envolvidos nas suas atividades ou não reúnem recursos suficientes para a contratar técnicos habilitados. 

 

O MTE anunciou o lançamento de um Guia de informações sobre os fatores de riscos psicossociais relacionados ao trabalho, uma espécie de manual produzido com a colaboração das bancadas de empregados e empregadores, contendo orientações claras e detalhadas sobre como os procedimentos deverão ser tratados. 

 

E, para acompanhar a implementação da norma nesse interim, a pasta vai criar uma comissão nacional temática, com participação do governo, de entidades sindicais e do setor empresarial.

 

Na quinta (24), o presidente em exercício da FecomercioSP, Ivo Dall'Acqua Júnior, se reuniu com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em Brasília, ao lado de várias outras entidades, para reforçar o pedido.

 

No começo de abril, a Federação organizou uma live sobre o tema, com a participação de especialistas como Eduardo Pastore, assessor da FecomercioSP; Luciana Diniz, advogada especialista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); e José Luiz Pedro de Barros, gerente institucional de Segurança e Saúde do Trabalho do Sistema Firjan. O vídeo condensa boa parte das análises do setor produtivo sobre as alterações da NR-1.

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Uruguai apresenta estratégias para o turismo em 2025 na WTM

 País aposta na proximidade geográfica, na integração turística e em ofertas de qualidade para atrair mais visitantes brasileiros


O Ministério de Turismo do Uruguai marcou presença na WTM Latin America 2025, ocorrida entre 14 e 16 de abril, em São Paulo. Com um estande de mais de 60m2, estiveram presentes 11 players do país, entre hotéis, operadoras de turismo, agencias e serviços de traslados, de regiões como Colonia, Punta Del Este, Canelones e Montevidéu, apresentando uma ampla gama de produtos e experiências. 

Sob o lema “Uruguai: Muito mais que um país”, a nova fase da promoção turística do país agrega ofertas de qualidade e enfatiza a segurança local, além de sua riqueza cultural e autenticidade de suas experiências. Como principais focos de sua participação estiveram a diversificação da oferta turística, além dos tradicionais balneários; investimentos em infraestrutura e experiências, aliados a incentivos fiscais que tornam o destino ainda mais competitivo; hospitalidade do povo uruguaio e a segurança como diferenciais.

Durante os três dias do evento, mais de mil visitantes passaram pelo espaço, demonstrando grande interesse em segmentos como enoturismo, turismo corporativo e incentivo. O diretor nacional de turismo do Uruguai, Cristian Pos, acompanhou pessoalmente toda a programação, mantendo uma agenda intensa de reuniões com companhias aéreas, operadoras e agências, tanto brasileiras quanto internacionais. 

Ele também se reuniu com autoridades do setor, atendeu à imprensa para compartilhar os planos da nova gestão e participou do painel “Integração Turística da América Latina”, ocorrido no primeiro dia de feira, que mostrou como países da região trabalham o turismo de forma integrada, facilitando o transito de turistas, diante da isenção de visto, impostos e parcerias para ampliação da conectividade.

Em 2024, o destino recebeu 3.341.829 visitantes, sendo 468.027 brasileiros — um público estratégico para o turismo do país. Com isso, o Ministério do Turismo intensificou suas campanhas de divulgação, tanto no digital quanto na mídia tradicional, com o objetivo de atrair ainda mais brasileiros em 2025.