Após conquistar
público e crítica em todo o mundo, Ferrari que utiliza nova geração de motores
V12 está disponível aos clientes brasileiros
Lançada no Salão de Genebra (Suíça) do ano passado, a Ferrari F12berlinetta
chega agora ao mercado brasileiro por meio do Grupo Via Italia, importador
oficial da marca. O modelo foi apresentado na manhã desta sexta-feira (12/04)
no autódromo de Interlagos, no primeiro dia do Ferrari Racing Days, evento com
atrações de automobilismo que acontece pela primeira vez no Brasil.
Equipada com a nova geração de
motores V12 da Ferrari, que combina potência com melhor eficiência energética,
a F12berlinetta já pode ser adquirida pelos clientes brasileiros no showroom da
Ferrari em São Paulo (Av. Brasil, 1769). Desde o seu lançamento mundial, o
superesportivo vem conquistando os prêmios mais cobiçados da imprensa
especializada internacional. Em fevereiro deste ano, o modelo foi eleito o “Supercarro de 2012”, pela GQ Magazine;
em novembro de 2012, ganhou o prêmio de "Motor do Ano", pela revista EVO;
e em outubro do ano passado, recebeu a distinção de “Melhor Supercarro e Carro de Luxo”, da
seção de automobilismo do The Sunday Times, periódico britânico.
Nova geração
A F12berlinetta é equipada com a nova
geração de motores V12, sendo a segunda mais rápida Ferrari de produção em
série de todos os tempos. O primeiro lugar pertence à exclusivíssima La
Ferrari, lançada em março deste ano, com produção limitada a 499 unidades.
Com 6.2 litros de capacidade, o
novo motor V12 permite à F12berlinetta atingir uma potência de 740 cavalos. A
aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 3,1 segundos e é possível atingir 200
km/h em 8,5 segundos. Mesmo com toda esta potência, as emissões de poluentes
caíram em impressionantes 30%.
Essa combinação de potência com
eficiência energética é resultado de amplo estudo em todos os sistemas
veiculares – motor, aerodinâmica, pneus e freios, entre outros. A F12berlinetta
representa o toque final para as novas famílias de motores 8 e 12 cilindros,
cuja renovação começou com a Ferrari California.
Evolução e potência
O novo motor V12 inclui um
transeixo de última geração e utiliza componentes e sistemas de controle que
são o estado-da-arte da engenharia. A aerodinâmica da F12berlinetta foi
cuidadosamente elaborada, assim como o design inovador do carro, que
redefine as linhas clássicas da marca Ferrari.
Em relação a 599 GTB Fiorano, sua
antecessora, a F12berlinetta tem entre-eixos menor e motor, painel e assentos
estão posicionados em posição mais baixa. Uma nova suspensão e a caixa de
câmbio permitiram reduzir a traseira do veículo. O resultado é um cupê mais
curto, mais baixo e mais estreito, com distribuição de peso ideal (54% no eixo
traseiro) e centro de gravidade menor na parte de trás do carro. Mesmo com
dimensões reduzidas, a F12berlinetta oferece bom espaço para motorista e
passageiro.
O chassi e a carroceria são
inteiramente novos. Agora, o carro usa nada menos do que 12 ligas de alumínio
diferentes, algumas utilizadas pela primeira vez em um automóvel. Além disso,
novas tecnologias foram aplicadas à linha de montagem. Tudo isso permitiu
manter o baixo peso do carro em apenas 1.525 kg.
O novo motor tem injeção direta
6.262 cm3 e duas bancadas de seis cilindros cada, com ângulo de 65
graus. Rende 740 cv a 8.250 rpm, com potência específica de 118 cv/litro e rotação
máxima de 8.700 rpm. São marcas recordes para esse tipo de motor. As retomadas
e arrancadas são garantidas pelo torque abundante de 690 Nm, 80% disponíveis já
aos 2.500 rpm.
A F12berlinetta tem freios de
cerâmica de última geração, um sistema moderno de controle eletromagnético da
suspensão e sistemas de gerenciamento eletrônico do motor e de segurança. Tudo
isso está integrado em uma única central eletrônica de alta performance.
Eficiência energética
Progresso excepcional também foi
feito em termos de consumo e de emissões, que caíram 30%, colocando a
F12berlinetta no topo de sua categoria, com consumo de combustível de 6,6 km/l
e 350 gramas de CO² por quilômetro.
A aerodinâmica conta com uma
série de inovações. Uma delas é o Aero Bridge: a tampa do motor foi desenhada
para aumentar a aderência ao solo. Outra é o Active Brake Cooling, sistema que
abre dutos de ar para refrigerar os freios, mas somente em regime de utilização
severa, para não prejudicar o arrasto aerodinâmico. O resultado dessas
intervenções é que a F12berlinetta tem a melhor aerodinâmica da história da
Ferrari (valor de 1,2, o dobro da 599 GTB Fiorano), com downforce de 123
kg a 200 km/h e Cx de apenas 0,299.
Design
O resultado da colaboração do
Centro de Estilo da Ferrari e o estúdio Pininfarina é um superesportivo de
proporções harmoniosas e bem balanceadas. A traseira é caracterizada por uma
reinterpretação moderna do conceito Kamm tail (inclinada e com um corte
abrupto, para melhorar a aerodinâmica). O carro, muito discretamente, integra
dois vincos que nascem no difusor de ar traseiro. O resultado é um elegante
desenho em forma de “T”, que incorpora lanternas redondas de LEDs. A luz de
neblina traseira foi inspirada na que é usada pelos carros da F-1.
A cabine da F12berlinetta é
completamente nova. Tem design moderno, acesso fácil aos comandos e acabamento
de alto nível, com detalhes feitos à mão, o que faz parte do DNA da marca
Ferrari. O espaço foi otimizado para garantir que o usuário tenha conforto e
ainda encontre espaço atrás dos bancos, que, por sua vez, têm fácil acesso
graças à ampla abertura da tampa traseira. O painel, também novo, utiliza fibra
de carbono e difusores de ar em liga leve.
FICHA TÉCNICA – Ferrari
F12berlinetta
Motor
Tipo – Dianteiro-central,
longitudinal, 12 cilindros em “v” a 65 graus, com injeção direta
Diâmetro e curso – 94 mm x
75,2 mm
Cilindrada – 6.262 cm3
Taxa de compressão – 13:1
Potência máxima – 740 cv a 8.250
rpm/ Potência específica – 118 cv/litro
Torque máximo – 690 Nm a
6.000 rpm/ Rotação máxima – 8.700 rpm
Dimensões e peso
Comprimento – 4.618 mm
Largura – 1.942 mm
Altura – 1.273 mm
Entre-eixos – 2.720 mm
Bitola dianteira – 1.665 mm
Bitola traseira – 1.618 mm
Peso seco – 1.525 kg*
Peso em ordem de marcha –
1.630 kg*
Distribuição de peso – 46% na
frente, 54% na traseira
Relação peso/potência – 2,1
kg/cv
Tanque de combustível – 92
litros
* Com o pacote opcional de
ligas leves
Rodas e pneus
Dianteira – 255/35 ZR20 9,5J/
Traseira – 315/35 ZR20 11,5J
Dianteira (pneus de inverno)
– 255/35 ZR20 9,5J/ Traseira (pneus de inverno) – 305/35 ZR20 11,5J
Freios de cerâmica (diâmetro)
Dianteira – 398 mm
Traseira – 360 mm
Controles eletrônicos
ESC (controle de estabilidade)
ABS/ESB (sistema de freios
antitravamento de alta performance com distribuição eletrônica da pressão)
F-1 Track (controle de tração
da F-1)
E-Diff 3 (terceira geração de
diferencial com controle eletrônico)
SCM-E (amortecedores com
gerenciamento eletrônico e dupla válvula solenóide)
Câmbio
F-1 de dupla embreagem, sete
marchas
Performance
Velocidade máxima – acima de
340 km/h
0-100 km/h – 3,1 segundos
0-200 km/h – 8,5 segundos
Consumo e emissões (ciclo europeu)
Consumo – 6,6 km/l
Emissões de CO² – 350 g/km
Sobre a Via Italia
Fundado
em 1996 e sediado em São Paulo, o Grupo Via Italia é um nome reconhecido no
setor de superluxo. É responsável pela importação, distribuição e serviços de
pós-venda das marcas Ferrari e Maserati em todo o território nacional,
inclusive para a divisão MotorSports, com carros preparados para pistas de
corrida.
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