domingo, 14 de abril de 2013

Grupo Via Italia apresenta F12berlinetta ao mercado brasileiro


Após conquistar público e crítica em todo o mundo, Ferrari que utiliza nova geração de motores V12 está disponível aos clientes brasileiros

Lançada no Salão de Genebra (Suíça) do ano passado, a Ferrari F12berlinetta chega agora ao mercado brasileiro por meio do Grupo Via Italia, importador oficial da marca. O modelo foi apresentado na manhã desta sexta-feira (12/04) no autódromo de Interlagos, no primeiro dia do Ferrari Racing Days, evento com atrações de automobilismo que acontece pela primeira vez no Brasil.

Equipada com a nova geração de motores V12 da Ferrari, que combina potência com melhor eficiência energética, a F12berlinetta já pode ser adquirida pelos clientes brasileiros no showroom da Ferrari em São Paulo (Av. Brasil, 1769). Desde o seu lançamento mundial, o superesportivo vem conquistando os prêmios mais cobiçados da imprensa especializada internacional. Em fevereiro deste ano, o modelo foi eleito o “Supercarro de 2012”, pela GQ Magazine; em novembro de 2012, ganhou o prêmio de "Motor do Ano", pela revista EVO; e em outubro do ano passado, recebeu a distinção de “Melhor Supercarro e Carro de Luxo”, da seção de automobilismo do The Sunday Times, periódico britânico.

Nova geração
A F12berlinetta é equipada com a nova geração de motores V12, sendo a segunda mais rápida Ferrari de produção em série de todos os tempos. O primeiro lugar pertence à exclusivíssima La Ferrari, lançada em março deste ano, com produção limitada a 499 unidades.

Com 6.2 litros de capacidade, o novo motor V12 permite à F12berlinetta atingir uma potência de 740 cavalos. A aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 3,1 segundos e é possível atingir 200 km/h em 8,5 segundos. Mesmo com toda esta potência, as emissões de poluentes caíram em impressionantes 30%.

Essa combinação de potência com eficiência energética é resultado de amplo estudo em todos os sistemas veiculares – motor, aerodinâmica, pneus e freios, entre outros. A F12berlinetta representa o toque final para as novas famílias de motores 8 e 12 cilindros, cuja renovação começou com a Ferrari California.

Evolução e potência
O novo motor V12 inclui um transeixo de última geração e utiliza componentes e sistemas de controle que são o estado-da-arte da engenharia. A aerodinâmica da F12berlinetta foi cuidadosamente elaborada, assim como o design inovador do carro, que redefine as linhas clássicas da marca Ferrari.

Em relação a 599 GTB Fiorano, sua antecessora, a F12berlinetta tem entre-eixos menor e motor, painel e assentos estão posicionados em posição mais baixa. Uma nova suspensão e a caixa de câmbio permitiram reduzir a traseira do veículo. O resultado é um cupê mais curto, mais baixo e mais estreito, com distribuição de peso ideal (54% no eixo traseiro) e centro de gravidade menor na parte de trás do carro. Mesmo com dimensões reduzidas, a F12berlinetta oferece bom espaço para motorista e passageiro.

O chassi e a carroceria são inteiramente novos. Agora, o carro usa nada menos do que 12 ligas de alumínio diferentes, algumas utilizadas pela primeira vez em um automóvel. Além disso, novas tecnologias foram aplicadas à linha de montagem. Tudo isso permitiu manter o baixo peso do carro em apenas 1.525 kg.

O novo motor tem injeção direta 6.262 cm3 e duas bancadas de seis cilindros cada, com ângulo de 65 graus. Rende 740 cv a 8.250 rpm, com potência específica de 118 cv/litro e rotação máxima de 8.700 rpm. São marcas recordes para esse tipo de motor. As retomadas e arrancadas são garantidas pelo torque abundante de 690 Nm, 80% disponíveis já aos 2.500 rpm.

A F12berlinetta tem freios de cerâmica de última geração, um sistema moderno de controle eletromagnético da suspensão e sistemas de gerenciamento eletrônico do motor e de segurança. Tudo isso está integrado em uma única central eletrônica de alta performance.

Eficiência energética
Progresso excepcional também foi feito em termos de consumo e de emissões, que caíram 30%, colocando a F12berlinetta no topo de sua categoria, com consumo de combustível de 6,6 km/l e 350 gramas de CO² por quilômetro.

A aerodinâmica conta com uma série de inovações. Uma delas é o Aero Bridge: a tampa do motor foi desenhada para aumentar a aderência ao solo. Outra é o Active Brake Cooling, sistema que abre dutos de ar para refrigerar os freios, mas somente em regime de utilização severa, para não prejudicar o arrasto aerodinâmico. O resultado dessas intervenções é que a F12berlinetta tem a melhor aerodinâmica da história da Ferrari (valor de 1,2, o dobro da 599 GTB Fiorano), com downforce de 123 kg a 200 km/h e Cx de apenas 0,299.

Design
O resultado da colaboração do Centro de Estilo da Ferrari e o estúdio Pininfarina é um superesportivo de proporções harmoniosas e bem balanceadas. A traseira é caracterizada por uma reinterpretação moderna do conceito Kamm tail (inclinada e com um corte abrupto, para melhorar a aerodinâmica). O carro, muito discretamente, integra dois vincos que nascem no difusor de ar traseiro. O resultado é um elegante desenho em forma de “T”, que incorpora lanternas redondas de LEDs. A luz de neblina traseira foi inspirada na que é usada pelos carros da F-1.

A cabine da F12berlinetta é completamente nova. Tem design moderno, acesso fácil aos comandos e acabamento de alto nível, com detalhes feitos à mão, o que faz parte do DNA da marca Ferrari. O espaço foi otimizado para garantir que o usuário tenha conforto e ainda encontre espaço atrás dos bancos, que, por sua vez, têm fácil acesso graças à ampla abertura da tampa traseira. O painel, também novo, utiliza fibra de carbono e difusores de ar em liga leve.

 

FICHA TÉCNICA – Ferrari F12berlinetta

Motor
Tipo – Dianteiro-central, longitudinal, 12 cilindros em “v” a 65 graus, com injeção direta
Diâmetro e curso – 94 mm x 75,2 mm
Cilindrada – 6.262 cm3
Taxa de compressão – 13:1
Potência máxima – 740 cv a 8.250 rpm/ Potência específica – 118 cv/litro
Torque máximo – 690 Nm a 6.000 rpm/ Rotação máxima – 8.700 rpm

Dimensões e peso
Comprimento – 4.618 mm
Largura – 1.942 mm
Altura – 1.273 mm
Entre-eixos – 2.720 mm
Bitola dianteira – 1.665 mm
Bitola traseira – 1.618 mm
Peso seco – 1.525 kg*
Peso em ordem de marcha – 1.630 kg*
Distribuição de peso – 46% na frente, 54% na traseira
Relação peso/potência – 2,1 kg/cv
Tanque de combustível – 92 litros
* Com o pacote opcional de ligas leves

Rodas e pneus
Dianteira – 255/35 ZR20 9,5J/ Traseira – 315/35 ZR20 11,5J
Dianteira (pneus de inverno) – 255/35 ZR20 9,5J/ Traseira (pneus de inverno) – 305/35 ZR20 11,5J

Freios de cerâmica (diâmetro)
Dianteira – 398 mm
Traseira – 360 mm

Controles eletrônicos
ESC (controle de estabilidade)
ABS/ESB (sistema de freios antitravamento de alta performance com distribuição eletrônica da pressão)
F-1 Track (controle de tração da F-1)
E-Diff 3 (terceira geração de diferencial com controle eletrônico)
SCM-E (amortecedores com gerenciamento eletrônico e dupla válvula solenóide)

Câmbio
F-1 de dupla embreagem, sete marchas

Performance
Velocidade máxima – acima de 340 km/h
0-100 km/h – 3,1 segundos
0-200 km/h – 8,5 segundos

Consumo e emissões (ciclo europeu)
Consumo – 6,6 km/l
Emissões de CO² – 350 g/km



Sobre a Via Italia
Fundado em 1996 e sediado em São Paulo, o Grupo Via Italia é um nome reconhecido no setor de superluxo. É responsável pela importação, distribuição e serviços de pós-venda das marcas Ferrari e Maserati em todo o território nacional, inclusive para a divisão MotorSports, com carros preparados para pistas de corrida.

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