sábado, 12 de abril de 2014

Fotógrafo da Getty Images ensina técnicas para clicar imagens de esportes de inverno

Na Rússia para cobrir os Jogos Olímpicos de Sochi, Richard Heathcote compartilha sua experiência como fotógrafo esportivo

“Capturar aquele momento – seja a emoção da vitória, lágrimas de desespero ou a fração de segundo que decide a competição – é o que bons fotógrafos esportivos procuram incansavelmente. Nós gostamos de ser capazes de contar a história do evento, mas também de criar uma imagem considerada uma obra de arte que resista ao tempo”. É desta forma que o fotógrafo da Getty Images, Richard Heathcote, define seu trabalho. Em Sochi, na Rússia, ele é responsável por eternizar as modalidades participantes dos Jogos Olímpicos com sua câmera e, entre um clique e outro, aproveita para dar dicas sobre como capturar as melhores imagens.

“Normalmente com os esportes de inverno há muitas cores diferentes, trajes brilhantes, trenós coloridos e óculos de lentes com reflexo – tudo em contraste com o branco da neve e do gelo, que integram o cenário de uma Olimpíada de inverno. E são justamente estas cores fortes que ajudam a criar fotos dinâmicas e emocionantes que atraem a atenção de todos”, explica Heathcote.

Com bastante experiência nas modalidades “bobsled” e “combinado nórdico”, o fotógrafo afirma que há técnicas especiais para capturar as melhores imagens nestes esportes. De acordo com ele, o skeleton – modalidade com trenó –, por exemplo, proporciona ótimas fotografias no início, quando os atletas se lançam de cabeça na pista: “neste caso a ideia é congelar os participantes no ar durante o salto, utilizando um obturador rápido de 1/1000 segundos de velocidade ou mais, além de uma ampla abertura para que as imagens em segundo plano fiquem fora de foco”. “Em contraste com a largada, um bom fotógrafo também quer mostrar a velocidade com que os atletas se deslocam à medida que percorrem voltas e mais voltas até a linha de chegada. E, ao usar o obturador a uma velocidade lenta, como 1/20 segundos, você pode dar a sensação de movimento ao personagem criando um ‘borrão’ de cores enquanto mantém os contornos nítidos”, complementa Heathcote. 

Para ele, o mais importante nesta técnica é encontrar cores interessantes e manter o tema central da foto no mesmo frame, de modo a ficar nítido: “uma boa dica para conseguir este efeito é pré-focar e, em seguida, mudar para MF e usar um dos pontos AF como referência para manter o bobsled, por exemplo, no quadro”.  


Técnicas similares podem ser aplicadas aos atletas nórdicos em seus saltos: os fundos de plano podem ser conflitantes ou enfadonhos, como árvores, então a velocidade mais lenta do obturador ajuda a destacar os competidores. 


“O melhor conselho que posso dar é sempre procurar por algo diferente, raios de luz através das cortinas usadas para manter o gelo frio em contato com o sol ou a silhueta de um esquiador subindo a montanha em contraste com o céu escuro”, conclui o fotógrafo da Getty Images.

Sobre a Getty Images

A Getty Images está entre os líderes mundiais da criação e distribuição de imagens premiadas, vídeos, músicas e produtos multimídia, bem como outros formatos de conteúdo digital de alta qualidade, disponíveis por meio de suas marcas próprias, incluindo iStockphoto© e Thinkstock©. Com seu sistema de pesquisa avançado e tecnologia de reconhecimento de imagem, a Getty Images atende a clientes em mais de 100 países e é a primeira empresa para a qual profissionais da área de criação e mídia recorrem para encontrar, adquirir e gerenciar imagens, além de outros conteúdos digitais. Seus fotógrafos de primeira linha e imagens premiadas ajudam clientes a criar trabalhos inspiradores que aparecem diariamente nos jornais, revistas, campanhas publicitárias, filmes, programas de televisão, livros e websites mais influentes do mundo.


Acesse www.gettyimages.com.br e saiba mais sobre como a empresa promove o papel fundamental da mídia digital na comunicação e nos negócios e, assim, permite que ideias criativas ganhem vida. Acompanhe a Getty Images pelo Facebook em www.facebook.com/gettyimagesbrasil e pelo Twitter em www.twitter.com/gettyimagesbr

Nenhum comentário:

Postar um comentário