terça-feira, 6 de maio de 2014

Pacific Rubiales anuncia uma significativa descoberta de óleo no poço de exploração Los Angeles-1X, Bloco 131, e uma atualização sobre o Bloco 126, onshore no Peru

A Pacific Rubiales Energy Corp. (TSX: PRE) (BVC: PREC) (BOVESPA: PREB) hoje anunciou os resultados dos testes do poço Los Angeles-1X, localizado no Bloco 131, e uma atualização sobre seu Bloco 126, ambos localizados na Bacia Ucayali, onshore no Peru. A empresa ganhou sua participação em ambos os blocos por meio da aquisição da Petrominerales Ltd., completada no final de 2013.

Ronald Pantin, CEO da empresa, comentou:

"A empresa está muito animada com os resultados dos testes no poço Los Angeles 1X, no Bloco 131, e está ansiosa para progredir com esta descoberta de óleo e a anterior, Sheshea-1X, no Bloco 126, por meio de uma fase de avaliação e produção e desenvolvimento futuros. Essas descobertas de óleos leves sustentam nossa confiança no potencial das bacias onshore do Peru subexploradas.".
Bloco 131

A Pacific Rubiales, por meio de sua subsidiária de inteira propriedade Pan Andean Resources Plc (Perú), Sucursal del Perú, detém 30% da participação no Bloco 131, no Peru. A empresa, em operações conjuntas com a operadora CEPSA Peru S.A., realizou agora a terceira fase da exploração no bloco. A operadora arcou com 100% dos custos do poço e reterá os 70% restantes da participação. O poço Los Angeles 1X do Bloco 131 foi aberto na metade de setembro de 2013 e alcançou uma profundidade total de 12.409 pés em novembro passado. A avaliação petrofísica indicou a presença de 62 pés de coluna de net pay na formação Cushabatay, datada do cretáceo.

Agora, três testes separados foram realizados em intervalos diferentes de net pay na formação Cushabatay, em condições de fluxo natural e de limpeza do poço e por meio de tamanhos variados da válvula choke, em períodos de testes de 22 a 60 horas. As taxas finais de fluxo de óleo leve doce dos três intervalos de testes foram 135 bbl/d, 936 bbl/d e 2.351 bbl/d, respectivamente, com API de 44° a 45°. Os percentuais de água variaram de 10%, no intervalo mais baixo, a até de 0,3% a zero, nos mais altos.  

O óleo produzido foi transportado por caminhão e vendido para a vizinha refinaria Pulcallpa, no Peru. A operadora solicitou um teste de produção inicial de 30 dias para entender melhor o mecanismo de funcionamento do reservatório a ser seguido por um teste de produção ampliado a partir da metade de 2014 (sujeito a aprovação governamental). Ambas as empresas estão atualmente avaliando estratégias de desenvolvimento e comercialização de óleo para o bloco.
Bloco 126

O poço de exploração Sheshea-1X foi perfurado a uma profundidade total de 8.925 pés no final de 2012 e apresentou óleo leve doce de 1.430 bbl/d com API de 53°, sem água, de uma zona perfurada de dez pés na formação Chonta, datada do cretáceo. A formação Agua Caliente, datada do cretáceo, apresentou 80 bbl/d com API 42° e um percentual de água de 97% sugerindo uma potencial acumulação de updip para poço.  A empresa detém uma participação 100% operada no Bloco 126 e recentemente se candidatou a duas Avaliações de Impacto Ambiental ("EIA"), de modo a levar a descoberta para a fase de avaliação seguida do desenvolvimento esperado da descoberta. A primeiro EIA é para 23 áreas de perfuração, composta de 8 poços cada e mais os programas sísmicos 2D e 3D. A segunda EIA é basicamente para instalações de produção inicial. A empresa espera receber a aprovação destes EIA até o final de 2014.
A Pacific Rubiales, uma empresa canadense e produtora de gás natural e óleo cru, detém 100% da Meta Petroleum Corp., que opera os campos de óleo pesado  Rubiales, Piriri e Quifa, na Bacia de  Llanos, e 100% da Pacific Stratus Energy Colombia Corp., que opera o campo de gás natural de  La Creciente, na área noroeste da  Colômbia. A Pacific Rubiales também adquiriu 100% da Petrominerales Ltd., que possui ativos de óleo leve e pesado na Colômbia e ativos de óleo e gás no Peru, 100% da  PetroMagdalena Energy Corp., que possui ativos de óleo leve  na  Colômbia, e 100% da C&C Energia Ltd., que possui ativos de óleo leve na Bacia de Llanos. Além disso, a empresa tem um portfólio diversificado de ativos fora da Colômbia, que inclui ativos de exploração e produção no Peru, Guatemala, Brasil, Guiana e Papua Nova Guiné.

As ações ordinárias da empresa são negociadas na Bolsa de Toronto e na Bolsa de Valores da Colômbia e como RDBs na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros do Brasil sob o símbolo PRE, PREC e PREB, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário