sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Vai usar o Certificado Digital na DIRF? Atenção à data de validade

Os titulares de Certificados Digitais que emitiram o documento eletrônico nos meses de fevereiro de 2013, 2014 ou 2015 precisam ter atenção à data de expiração, principalmente aqueles que irão utilizá-lo para a entrega da DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte).

"O Certificado Digital tem validade e, por isso, é necessário renová-lo. Os Certificados Digitais, tanto para pessoa física (e-CPF), quanto os direcionados para empresas (e-CNPJ e NF-e), possuem validade de 1 a 3 anos. A Certisign, por exemplo, oferece aos clientes um portal onde é possível checar a validade e, se for necessário, renová-lo", explica Leonardo Gonçalves, Diretor de Varejo e Canais da Certisign.

Certificado Digital na entrega da DIRF
A entrega da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) termina no próximo dia 29 (segunda-feira). Quem estiver enquadrado na obrigação e não entregar a declaração no prazo está sujeito a multas. Para o envio, é obrigatório o uso da assinatura digital, gerada a partir do uso de um Certificado Digital válido (exceto empresas enquadradas no Simples Nacional).

Precisam enviar a DIRF, com dados de 2015, todas as pessoas jurídicas e físicas que creditaram ou pagaram rendimentos com retenção do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), mesmo que tenha sido em um único mês. Isso inclui pagamento de salários, transações bancárias, informes dos planos de saúde, dentre outros.

Quem ainda não tem Certificado Digital deve adquiri-lo em uma Autoridade Certificadora como a Certisign. Para mais informações, acesse www.certisign.com.br.
 

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