terça-feira, 12 de abril de 2016

Airport Infra Expo 2016 tem painel dedicado à análise e tendência das concessões aeroportuárias no Brasil

O painel apresenta um panorama regulatório das concessões e discute a contribuição e o impacto econômico nas cidades onde estão inseridos
 
A necessidade de investimentos em melhorias de infraestrutura e atendimentos dos aeroportos brasileiros aumentou devido ao grande aumento na circulação de passageiros nos últimos anos. Desde 2012 seis aeroportos foram concedidos à iniciativa privada, de modo a modernizar o atendimento e as instalações dos aeroportos, entre 2013 e 2014 os investimentos em concessões somaram quase R$ 7 bilhões.
 
 “As concessões são importantes para garantir a qualidade dos serviços e atendimento dos aeroportos, o investimento privado é mais rápido que o público, o que torna o processo de melhoria muito mais ágil” afirma o Prof. Dr. Jorge Leal Medeiros, presidente da ABRASET – Associação Brasileira de Fornecedores de Serviços, Equipamentos e Tecnologia para Aeroportos e Professor na Escola Politécnica da USP. “Outro ponto importante é que ao passar a operação para uma empresa privada, o setor público torna-se responsável pela regulamentação dos serviços e da defesa do interesse dos usuários”.
 
A Infraero, responsável pela operação dos aeroportos nacionais, manteve nas primeiras concessões o controle de 49% dos aeroportos concedidos como forma de manter sua receita, porém, não terá participação nas próximas concessões. Para fortalecer o capital da estatal após esta decisão, uma medida provisória garantiu à Infraero o direito de gerir os aeroportos de Santos Dumont e Congonhas como concessionária por um prazo de tempo determinado, seguindo os mesmo padrões de investimento em melhorias e ampliações.
 
A importância das discussões sobre o futuro das concessões de aeroportos no Brasil garantiu ao tema um painel específico durante o seminário da sexta edição do Airport Infra Expo, o painel analisará as concessões atuais e discutirá as novas tendências.
Dentre os itens discutidos está a comparação do GRU Airport, antigo Aeroporto Internacional de Guarulhos, antes e depois de três anos de concessão. O aeroporto, que já apresentava crescimento anterior às concessões, teve suas instalações ampliadas e modernizadas, com o aumento de 3,8 mil vagas para oito mil vagas devido ao novo edifício garagem, os terminais 1 e 2 tiveram aumento de sua praça de alimentação, ampliação do embarque nacional e internacional.
 
Além da construção do Terminal 4, o mais tecnológico de todos, com otimização de tempo e segurança garantidos pelo leitor biométrico para controle de passaportes brasileiros e aumento da seção de raio x.
 
Também serão apresentados dados sobre o impacto econômico e turístico para as cidades com aeroportos concedidos e como as operadoras internacionais contribuem para que os aeroportos concessionados atinjam o objetivo de ter ao menos um aeroporto brasileiro entre os melhores do mundo até 2021.
 
Estão confirmados para o painel: Augusto de Macedo Santos, Diretor Regional América Latina & Caribe na Rockwell Collins; Clarissa Barros, Superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos da ANAC; Guilherme Mora Ramalho, Secretário Executivo na Secretaria de Aviação Civil; Comandante Miguel Dau, Diretor de Operações do GRU Airport e Maurício Boudakian Moysés, Sócio na Moysés & Pires Sociedade de Advogados como moderador.
 
As inscrições para o Airport Infra Expo 2016 estão abertas e podem ser realizadas no site:

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