O painel apresenta um panorama regulatório das concessões e discute a
contribuição e o impacto econômico nas cidades onde estão inseridos
A necessidade de investimentos em melhorias de infraestrutura e
atendimentos dos aeroportos brasileiros aumentou devido ao grande
aumento na circulação de passageiros nos últimos anos. Desde 2012 seis
aeroportos foram concedidos à iniciativa privada, de modo a modernizar o
atendimento e as instalações dos aeroportos, entre 2013 e 2014 os
investimentos em concessões somaram quase R$ 7 bilhões.
“As concessões são importantes para garantir a qualidade dos serviços e
atendimento dos aeroportos, o investimento privado é mais rápido que o
público, o que torna o processo de melhoria muito mais ágil” afirma o
Prof. Dr. Jorge Leal Medeiros, presidente da ABRASET – Associação
Brasileira de Fornecedores de Serviços, Equipamentos e Tecnologia para
Aeroportos e Professor na Escola Politécnica da USP. “Outro ponto
importante é que ao passar a operação para uma empresa privada, o setor
público torna-se responsável pela regulamentação dos serviços e da
defesa do interesse dos usuários”.
A Infraero, responsável pela operação dos aeroportos nacionais, manteve
nas primeiras concessões o controle de 49% dos aeroportos concedidos
como forma de manter sua receita, porém, não terá participação nas
próximas concessões. Para fortalecer o capital da estatal após esta
decisão, uma medida provisória garantiu à Infraero o direito de gerir os
aeroportos de Santos Dumont e Congonhas como concessionária por um
prazo de tempo determinado, seguindo os mesmo padrões de investimento em
melhorias e ampliações.
A importância das discussões sobre o futuro das concessões de
aeroportos no Brasil garantiu ao tema um painel específico durante o
seminário da sexta edição do Airport Infra Expo, o painel analisará as
concessões atuais e discutirá as novas tendências.
Dentre os itens discutidos está a comparação do GRU Airport, antigo
Aeroporto Internacional de Guarulhos, antes e depois de três anos de
concessão. O aeroporto, que já apresentava crescimento anterior às
concessões, teve suas instalações ampliadas e modernizadas, com o
aumento de 3,8 mil vagas para oito mil vagas devido ao novo edifício
garagem, os terminais 1 e 2 tiveram aumento de sua praça de alimentação,
ampliação do embarque nacional e internacional.
Além da construção do Terminal 4, o mais tecnológico de todos, com
otimização de tempo e segurança garantidos pelo leitor biométrico para
controle de passaportes brasileiros e aumento da seção de raio x.
Também serão apresentados dados sobre o impacto econômico e turístico
para as cidades com aeroportos concedidos e como as operadoras
internacionais contribuem para que os aeroportos concessionados atinjam o
objetivo de ter ao menos um aeroporto brasileiro entre os melhores do
mundo até 2021.
Estão confirmados para o painel: Augusto de Macedo Santos, Diretor
Regional América Latina & Caribe na Rockwell Collins; Clarissa
Barros, Superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos da ANAC;
Guilherme Mora Ramalho, Secretário Executivo na Secretaria de Aviação
Civil; Comandante Miguel Dau, Diretor de Operações do GRU Airport e
Maurício Boudakian Moysés, Sócio na Moysés & Pires Sociedade de
Advogados como moderador.
As inscrições para o Airport Infra Expo 2016 estão abertas e podem ser realizadas no site:
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