domingo, 9 de outubro de 2016

thyssenkrupp aporta tecnologia e eficiência no novo modelo urbano do Rio de Janeiro

Obras como Linha 4 do Metrô, Porto Maravilha e BRT contam com serviços de infraestrutura da empresa

As conquistas alcançadas durante eventos esportivos mundiais deixam memórias eternas para todos aqueles que, de alguma forma, participam das competições. Mas para a cidade que recebe visitantes de todos os lugares, esses acontecimentos deixam também importantes legados que passam a ser incorporados em sua paisagem urbana e a influenciar diretamente o cotidiano de seus habitantes.

Uma das líderes mundiais em equipamentos para engenharia civil e sistemas de fundação para obras de saneamento, a thyssenkrupp teve participação estratégica nos projetos de mobilidade e infraestrutura realizados no Rio de Janeiros nos últimos anos. Fundamentais para o novo modelo urbano idealizado para a cidade, as iniciativas possibilitaram que empreendimentos públicos e privados mudassem espaços relevantes na capital fluminense.

As soluções da thyssenkrupp, por meio de sua unidade de negócios Infrastructure Brasil, estão por toda parte: desde o Porto Maravilha - um dos maiores complexos de integração urbana e turística do Brasil, passando pela Linha 4 do Metrô – elo de 16 quilômetros para entre a Barra da Tijuca e Ipanema -, até a construção do BRT (Bus Rapid Transit) Transbrasil.

Idealizado em 2011, o Porto Maravilha é um exemplo de reestruturação local. No total, são mais de 5 milhões de m², que abrigam novas ruas, túneis, espaços para pedestres e o reencontro do Rio com o mar.

E foi, justamente, essa proximidade com ambiente marinho que exigiu estruturas imponentes, capazes de suportar as instalações e a contenção efetiva do projeto. Além de garantir todo o alicerce da atração, a thyssenkrupp foi responsável por instalar aproximadamente de 14 mil m² de perfis metálicos para base das fundações na área do entorno do Museu do Amanhã. As placas de metal serviram como alternativa mais eficiente às vigas de concreto, devido à rapidez, precisão e total aproveitamento de materiais.

Já na nova linha do metrô, o trabalho da equipe de engenharia foi garantir a fundação e contenção dos túneis. Complexa, a obra demandou serviços para as galerias de drenagem, acessos e passagens subterrâneas, somando quase 7 mil m² de estacas-pranchas cravadas. Uma demanda antiga da população carioca, a linha vai transportar, a partir deste ano, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de dois mil veículos no horário de pico.
Uma das vantagens de utilizar as estacas na obra esteve no fato de que a instalação é feita com vibração no solo e ruído reduzidos, podendo assim ser realizada em grandes centros sem incomodar a população vizinha e, principalmente, reduzindo o surgimento de rachaduras e danos em estruturas próximas.

A área de infraestrutura da thyssenkrupp já possui longa experiência em projetos aeroportuários, estações de metrô, túneis e grandes obras como a Vila Olímpica do Rio de Janeiro. Na Estação Uruguai da Linha 1 do MetrôRio, por exemplo, as estacas-prancha podem ser vistas por todos os usuários, já que os engenheiros optaram por manter as estacas à mostra, pintando-as com as cores do metrô fluminense.

Outra participação importante na modernização do transporte urbano da cidade ocorreu nos serviços de fundação para as quatro linhas do Bus Rapid Transit, o BRT. Interligando diferentes zonas metropolitanas, o sistema de corredores exclusivos de ônibus proporciona locomoção segura e eficiente por meio de infraestrutura segregada com prioridade de ultrapassagem, operação rápida e frequente.

“Ficamos muito orgulhosos em participar da transformação que vem ocorrendo no Rio de Janeiro. Todas essas obras sinalizam modernidade, uma nova forma de pensar a mobilidade e o transporte de pessoas. Acreditamos que este é o caminho para uma cidade melhor e com alta qualidade de vida”, afirma xxxx, da thyssenkrupp Infrastructure Brasil.

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