Obras como Linha 4 do Metrô, Porto Maravilha e BRT contam com serviços de infraestrutura da empresa
As
conquistas alcançadas durante eventos esportivos mundiais deixam
memórias eternas para todos aqueles que, de alguma forma, participam das
competições. Mas para a cidade que recebe
visitantes de todos os lugares, esses acontecimentos deixam também
importantes legados que passam a ser incorporados em sua paisagem urbana
e a influenciar diretamente o cotidiano de seus habitantes.
Uma
das líderes mundiais em equipamentos para engenharia civil e sistemas
de fundação para obras de saneamento, a thyssenkrupp teve participação
estratégica nos projetos de mobilidade
e infraestrutura realizados no Rio de Janeiros nos últimos anos.
Fundamentais para o novo modelo urbano idealizado para a cidade, as
iniciativas possibilitaram que empreendimentos públicos e privados
mudassem espaços relevantes na capital fluminense.
As
soluções da thyssenkrupp, por meio de sua unidade de negócios
Infrastructure Brasil, estão por toda parte: desde o Porto Maravilha -
um dos maiores complexos de integração urbana
e turística do Brasil, passando pela Linha 4 do Metrô – elo de 16
quilômetros para entre a Barra da Tijuca e Ipanema -, até a construção
do BRT (Bus Rapid Transit) Transbrasil.
Idealizado
em 2011, o Porto Maravilha é um exemplo de reestruturação local. No
total, são mais de 5 milhões de m², que abrigam novas ruas, túneis,
espaços para pedestres e o reencontro
do Rio com o mar.
E
foi, justamente, essa proximidade com ambiente marinho que exigiu
estruturas imponentes, capazes de suportar as instalações e a contenção
efetiva do projeto. Além de garantir todo
o alicerce da atração, a thyssenkrupp foi responsável por instalar
aproximadamente de 14 mil m² de perfis metálicos para base das fundações
na área do entorno do Museu do Amanhã. As placas de metal serviram como
alternativa mais eficiente às vigas de concreto,
devido à rapidez, precisão e total aproveitamento de materiais.
Já
na nova linha do metrô, o trabalho da equipe de engenharia foi garantir
a fundação e contenção dos túneis. Complexa, a obra demandou serviços
para as galerias de drenagem, acessos
e passagens subterrâneas, somando quase 7 mil m² de estacas-pranchas
cravadas. Uma demanda antiga da população carioca, a linha vai
transportar, a partir deste ano, mais de 300 mil pessoas por dia e
retirar das ruas cerca de dois mil veículos no horário de
pico.
Uma
das vantagens de utilizar as estacas na obra esteve no fato de que a
instalação é feita com vibração no solo e ruído reduzidos, podendo assim
ser realizada em grandes centros sem
incomodar a população vizinha e, principalmente, reduzindo o surgimento
de rachaduras e danos em estruturas próximas.
A
área de infraestrutura da thyssenkrupp já possui longa experiência em
projetos aeroportuários, estações de metrô, túneis e grandes obras como a
Vila Olímpica do Rio de Janeiro. Na
Estação Uruguai da Linha 1 do MetrôRio, por exemplo, as estacas-prancha
podem ser vistas por todos os usuários, já que os engenheiros optaram
por manter as estacas à mostra, pintando-as com as cores do metrô
fluminense.
Outra
participação importante na modernização do transporte urbano da cidade
ocorreu nos serviços de fundação para as quatro linhas do Bus Rapid
Transit, o BRT. Interligando diferentes
zonas metropolitanas, o sistema de corredores exclusivos de ônibus
proporciona locomoção segura e eficiente por meio de infraestrutura
segregada com prioridade de ultrapassagem, operação rápida e frequente.
“Ficamos
muito orgulhosos em participar da transformação que vem ocorrendo no
Rio de Janeiro. Todas essas obras sinalizam modernidade, uma nova forma
de pensar a mobilidade e o transporte
de pessoas. Acreditamos que este é o caminho para uma cidade melhor e
com alta qualidade de vida”, afirma xxxx, da thyssenkrupp Infrastructure
Brasil.
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