- Audi e-diesel é feito a partir de energias renováveis como água e CO2
- Empresa planeja novo complexo piloto na Suíça
A Audi vem sistematicamente construindo sua
estratégia no conceito de e-combustível. Junto aos parceiros Ineratec
GmbH e Energiedienst Holding AG, a empresa tem planos para um novo
complexo piloto para a produção do e-diesel em Laufenburg, Canton Aargau
(Suíça). Pela primeira vez, a energia necessária será fornecida a
partir da fonte renovável de energia hidrelétrica. A instalação terá
capacidade para produzir cerca de 400 mil litros por ano.
Nos últimos anos, a Audi vem conduzindo pesquisas ecologicamente corretas sobre combustíveis com base em CO2,
como e-gás, e-gasolina ou e-diesel sintético. A montadora dá agora os
próximos passos na produção do e-diesel. “No projeto de Laufenburg,
graças às novas tecnologias, seremos capazes de produzir o e-diesel com
eficiência em unidades compactas, tornando-a mais econômica. O complexo
piloto combina potência, calor e mobilidade, tornando possível armazenar
energia renovável”, afirma Reiner Mangold, Chefe de Desenvolvimento de
Produtos Sustentáveis da Audi AG.
O Audi e-diesel tem potencial para tornar a combustão convencional dos motores para operar quase totalmente como neutro em CO2.
Para produzi-lo, a planta converte a energia hidrelétrica em
combustível sintético. Um princípio químico é aplicado: a energia
“verde” gerada pela usina hidrelétrica produz hidrogênio e oxigênio por
meio da eletrólise da água. No próximo passo o hidrogênio reage com o CO2, usando uma tecnologia de microprocessos inovadora e muito compacta. O CO2
pode ser obtido da atmosfera ou de gases residuais biogênicos, e assim
como todos os e-combustíveis da Audi, essa é a única fonte de carbono.
Longas cadeias de compostos de hidrocarboneto são formadas. No processo
final, eles são separados nos produtos Audi e-diesel e ceras, que são
usadas em outras áreas da indústria.
Há
planos para produzir as primeiras remessas de e-diesel em Laufenburg já
no início do próximo ano. A Audi e as empresas parceiras Ineratec e
Energiedienst AG vão enviar o pedido de planejamento para a instalação
nas próximas semanas. A construção começa no início de 2018.
Esta
será a segunda parceria da Audi em um complexo piloto que opera pelo
princípio de energia obtida a partir da água. A marca já trabalha com a
empresa de tecnologia Sunfire, em Dresden desde 2014. No local, a Sunfire
explora a fabricação do e-diesel usando o princípio citado, mas com
tecnologias diferentes. Os outros projetos de e-combustível da Audi
incluem sua própria fábrica de e-gás (em outras palavras, metano
sintético) em Werlte, no norte da Alemanha, para os modelos g-tron A3,
A4 e A5. A fabricante de Ingolstadt também pesquisa a fabricação de
e-gasolina com parceiros especializados.
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