Gestores de 69 portos,
nacionais e internacionais, estarão reunidos em São Paulo para tratar de
alternativas e inovações aos embarcadores de carga. Portos da Alemanha,
Espanha, Estados Unidos, França e Holanda compartilharão com empresários
brasileiros sua experiência centenária na atividade.
O papel da infraestrutura na estratégia de crescimento do país é fundamental.
No conjunto de ações colocado em prática pelo Governo Federal, os portos têm
lugar de destaque. Na 19ª edição da Intermodal South America, segunda maior
feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior do mundo, a
presença de portos, terminais portuários e operadores será maciça. No total, 69
empresas, brasileiras e internacionais, diretamente relacionadas à atividade
portuária estarão reunidas, entre os dias 2 a 4 e abril, no Transamérica Expo
Center, em São Paulo, para durante o evento expor alternativas e inovações para
o setor. Além dos 10 maiores portos nacionais, presença confirmada de gestores
de portos da Alemanha, Bahamas, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França,
Holanda e Portugal.
A feira serve de cenário para que essas empresas apresentem melhorias e
expertises, além de debater o atual cenário portuário, marcado pelo novo marco
regulatório do setor e planos de investimento que preveem investimentos de R$
54,2 bilhões até 2017 voltados à eliminação de barreiras e ganho competitivo.
Um exemplo é o Porto de Santos, tradicional expositor da Intermodal South
America.
A CODESP deu importantes passos para aprimorar sua gestão, implantando um
comitê específico e utilizando ferramentas que permitem um monitoramento e
análise eficazes de nossas ações. A iniciativa destacada pelo diretor
presidente da CODESP (Companhia Docas do Estado de São Paulo), Renato Barco,
retrata os esforços de todo o setor portuário em busca de eficiência. Em 2012,
portos públicos e privados movimentaram 904 milhões de toneladas de cargas
segundo a Antaq (Agência Nacional de Transporter Aquaviários) e, somente o
Porto de Santos, o maior da América Latina, aumentou seu fluxo em 7,6%, se
comparado a 2011.
Como resultado da busca pela eficiência, o Porto de Santos continua com as
obras de realinhamento e reforço do cais de Outeirinhos, que permitirá a
ampliação da movimentação de carga, além da ampliação da avenida perimetral e
obras de dragagem.
O porto de Paranaguá, segundo maior do Brasil, adquiriu quatro novos
shiploaders para o corredor de exportação, que ampliará em 60% a capacidade de
carregamento dos navios graneleiros. Teremos um ganho de 800 toneladas hora
por shiploader e já para a próxima safra, teremos pelo menos um dos novos
equipamentos em pleno funcionamento no Corredor de Exportação, explica o
superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
Os portos do Nordeste tiveram resultados expressivos em 2012 e atraíram
investimentos. No Porto de Cabedelo, a Companhia Docas da Paraíba investiu R$
2,5 milhões em obras de infraestrutura, inclusive para receber trens que
transportam o minério de ferro. Já a Companhia Docas do Ceará concentra-se no Terminal
de Múltiplo Uso do Porto de Fortaleza. Vamos incrementar em 30% a movimentação
de cargas e passageiros nos próximos cinco anos, além de explorar nossa vocação
para a exportação de frutas, visto que Fortaleza é um pólo central para os
perímetros irrigados no Nordeste. Este ano, finalizaremos a instalação das
novas tomadas frigoríficas, totalizando o parque em 500 unidades, destaca o
presidente da CDC, Paulo André Holanda.
Presença internacional -
Além dos complexos portuários nacionais, quase duas dezenas de portos, de oito
países, também participarão da 19ª Intermodal. Alemanha, Bahamas, Bélgica,
Espanha, Estados Unidos, França, Holanda e Portugal trazem sua experiência
centenária na atividade portuária.
A presença de portos de outros países na Intermodal South America já é uma
tradição porque o evento conta com a presença ativa das maiores empresas de
transporte marítimo do mundo, bem como embarcadores de carga que procuram na
feira opções logísticas para suas exportações ou importações, explica Michael
Fine, gerente do evento. Na última edição do evento, 65% dos mais de 45 mil
visitantes eram embarcadores de carga em busca de soluções de transporte para
seus negócios no mercado brasileiro e no exterior.
Ainda segundo Fine, a globalização e a internacionalização das cadeias
produtivas são fatos já incorporados pelo mercado internacional. Quanto mais
integrados estiverem os elos cadeias de produção e de distribuição, mais
eficazes serão as soluções logísticas e os portos, que funcionam como portas de
entrada e saída de todo tipo de carga, peças essenciais dessa equação. Reunidos
na Intermodal South America, portos, terminais e embarcadores, além de toda a
cadeia logística, irão encontrar alternativas para otimizar seus negócios,
conclui Fine.
Intermodal South
America 2013
A 19ª edição da Intermodal South America acontece entre os dias 02 e 04 de
abril de 2013, no Transamerica Expo Center, em São Paulo-SP. Segundo maior
evento do mundo para os setores de logística, transporte de cargas e comércio
exterior, a feira internacional registra em 2013 expansão de 23% e mais de 600
empresas expositoras, de 22 Países diferentes. A Intermodal deve receber cerca
de 45 mil profissionais, público este formado em sua maioria (65% em 2012) por
embarcadores de carga/indústria envolvidos no processo de compra de suas
empresas. Paralelamente à feira serão realizadas a Conferência InfraPortos,
Rail Cargo South America 2013, Air Cargo South America 2013, Innovative Supply
Chain 2013 e a 4ª Conferência de Logística Brasil-Alemanha.
Sobre a UBM e UBM
Brazil
No País desde 1994, a UBM Brazil foi a primeira multinacional a entrar no
mercado brasileiro de feiras. É uma das 50 subsidiárias da UBM Internacional e,
atualmente, a maior organizadora de eventos da América Latina para os setores
de transporte de cargas e infraestrutura, responsável pela realização da
Intermodal South America, NavalshoreMarintec South America, NT Expo,
InfraPortos South America e Concrete Show. A UBM Brazil promove, ainda, outras
11 feiras de outros segmentos da indústria, tais como, a construção civil,
produção agrícola, design e fabricação de equipamentos médicos, sistemas
embarcados, ingredientes farmacêuticos, ingredientes alimentícios, produtos e
ingredientes nutracêuticos e responsabilidade social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário