domingo, 31 de março de 2013

Surpreenda com uma Páscoa à moda de Tóquio


Uma dica para inovar no cardápio deste ano é substituir o bacalhau pelo prato japonês Chirashi Zushi, e ainda mater a tradição de comer peixe


O bacalhau nem sempre é a refeição preferida, porém, todos os anos, na época da Páscoa, o peixe tem presença garantida na mesa de quase todos os brasileiros. Para sair do comum, a sugestão é o Chirashi Zushi. Além de saudável, a receita é muito fácil e não exige muita experiência na culinária oriental.

Otávio Mitsu, sushiman do Jiyuu Sushi, e Jairo Abrahão, sushiman do Daiki Sushi, ensinam a receita do Chirashi Zushi, conhecido como Sushi ao estilo de Tóquio, e também explicam que o importante é combinar cores e texturas, para dar uma forma artística ao prato. “Não existem regras sobre os peixes e legumes que devem ser utilizados. Depois de ter os ingredientes selecionados é só o espalharmos sobre o arroz”, completa Mitsu.

Para começar a prepará-lo, é preciso cortar vários tipos de peixe em formato de sashimi e fatias de legumes. Depois disso, é só espalhá-los numa tigela com uma cama de shari (arroz) e já está pronto.

Chirashi Zushi
Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 1 hora
1 receita pronta de arroz
4 colheres (sopa) de nabo ou pepino picado
4 folhas de shisso ou agrião para decorar
1 filé de atum sem pele, com cerca de 150 g, cortado para sashimi em 12 fatias
1 omelete grossa cortada em 8 tiras com 1 cm de espessura
1 lula de tamanho médio com cerca de 90 g, limpa e cortada em 4 fatias
1 filé de salmão sem pele, com cerca de 150 g, cortado para sashimi em 8 fatias
4 camarões prontos (pré-cozidos)
1 filé de cavalinha marinada no vinagre com cerca de 120 g, cortado em 8 fatias
4 vieiras cortadas ao meio
4 rosas feitas com 120 g de filés de peixe branco sem pele
4 colheres (chá) de ovas de salmão
4 colheres (chá) de raiz forte moldadas em formato de 4 folhas
1 pepino pequeno cortado como ramo de pinheiro

Modo de preparo:
1- Encha dois terços de cada tigela com arroz de sushi. Coloque uma pequena bola de nabo ou pepino cortado em tiras encostada em um ponto qualquer de cada uma das tigelas. Coloque uma folha de shisso ou agrião.
2- Coloque três fatias de atum e dois pedaços de omelete na frente da folha de shisso ou agrião.
3- Dobre cada pedaço de lula e coloque na frente da omelete. Coloque duas fatias de salmão perto do atum.
4- Corte um camarão dobrando-a ao meio e acrescente-o ao arranjo.
5- Coloque na tigela duas fatias de cavalinha com a pele prateada aparecendo duas metades de vieira e a rosa de peixe branco
6- Acrescente uma colher cheia de ovas de salmão e, por fim, decore com a folha de wasabi e um ramo feito com o pepino.
Para quem ainda não se sente preparado para se aventurar na cozinha, o prato é vendido nos restaurantes Jiyuu Sushi (R$ 55) e Daiki Sushi (R$60).

Sobre Otávio Mitsu
Otávio Mitsu, conhecido apenas como Mitsu, tem 29 anos de experiência como sushiman e já passou por diversos restaurantes, entre eles o restaurante AI do P.L. Golf Club, tradicional clube japonês localizado na cidade do Arujá, no qual trabalhou por 12 anos.

Com personalidade marcante, Mitsu faz questão de recepcionar cada um de seus clientes, criando um vinculo com eles, conhecendo os gostos e servindo o que eles mais apreciam. Para aqueles que estão iniciando na culinária japonesa, ele faz sugestões iniciando com o sushis que não são feitos com peixes crus, como o de Kani-Kama, feito de caranguejo, ou o de camarão. Depois Mitsu começa a servir os sushis com salmão e atum, em fatias mais finas para habituar o paladar. Tudo de forma quase homeopática, pois assim as pessoas aprendem a saborear e apreciar as iguarias orientais.  

A destreza, adquirida durante os anos, facilita na hora de criar ou servir as sugestões para cada perfil. Mas para os amantes de comida japonesa, o maior diferencial e característica de Mitsu é a grossura do sashimi. As fatias são mais encorpadas e proporcionam mais sabor na degustação.

Sobre Jairo Abrahão
Uma das características mais marcantes do Daiki é a experiência do sushiman Jairo Abrahão. São dezenove anos trabalhando em restaurantes japoneses, como o Sea House ou o Kazuki Sushi e uma rotina diária de escolha dos peixes que irão compor os pratos da casa, tarefa executada pessoalmente por ele.

Com uma relação tão próxima com as peixarias, é comum que os próprios fornecedores liguem para Jairo e ofereçam os melhores peixes. Ele também faz questão de selecionar e organizar todos os ingredientes dos pratos servidos na casa. Outra característica marcante de Jairo é a relação dele com os clientes. Ele faz questão de cumprimentar todos que entram no restaurante, muitos já conhecidos da casa.

Por esta relação estreita com os clientes, é comum que Jairo prepare combinados, de sushis e sashimis, e outros pratos, já de acordo com o paladar de quem espera pela iguaria. Para quem ainda não é frequentador, o sushiman apresenta o cardápio e, da mesma forma, cria pratos que sejam compatíveis com o paladar do cliente.    

Serviço Jiyuu Sushi
Endereço: Rua dos Estudantes, 166 – Liberdade
Telefone: (11) 3208-1159 / 3208-4181
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta -12h às 14h30 e das 19h a 23h30.
Sábados – 12h às 15h00 e das 19h às 23h30.

Serviço Daiki Sushi
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 40 – Vila Mariana
Telefone: (11) 5082-4068
Horários de funcionamento: de terça a sexta-feira das 12h às 14h30 / de segunda a sábado das 19h às 23h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário