por
Jefferson Floriano
À
medida que os mercados vão se expandindo, os ambientes empresariais se tornam
cada vez mais complexos. Deixar que isso se transforme em um obstáculo é uma
escolha da sua empresa.
Você
já ouviu falar em Gerenciamento de Processos de Negócio, o BPM? O
acrônimo BPM significa Business Process Management. É uma
abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir,
monitorar, controlar e melhorar processos de negócio, automatizados ou não,
para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos
da organização. Em suma, processos de negócio conectam os objetivos
estratégicos das organizações aos seus recursos e ao que as pessoas fazem no
dia a dia.
Um
dos principais benefícios da consultoria de BPM é a melhoria dos processos de
negócio corporativos. Com a aplicação da metodologia, cria-se uma análise da
situação atual da organização, seus objetivos, processos, pessoas e tecnologias
envolvidas. Essa análise revela aos executivos o real entendimento do negócio e
possibilita a elaboração de desenhos futuros dos processos e o desenvolvimento
de um plano de ação.
O
projeto de BPM também deve considerar o uso de tecnologias de automação, a
integração de sistemas e a execução dos seus processos de negócio, pois se tem
uma redução considerável de custos e de tempo com a adoção de novas tecnologias
e soluções corporativas.
Falar
em processos é falar em eficiência, redução de custos e qualidade, por isso é
uma preocupação que deve ser recorrente na agenda de qualquer executivo.
Veja
três razões para sua empresa investir em consultoria BPM:
1
Sua empresa precisa se conhecer:
somente conhecendo quais são seus processos primários, de suporte e de
gerenciamento é que você conseguirá identificar sua cadeia de valor e como a
sua organização entrega valor.
2
Sua empresa precisa melhorar os processos: pode-se melhorar o rendimento de um processo em termos
de tempo, custo, capacidade e qualidade. Tornar um processo mais estável, mais
rápido e com menor número de defeitos não só entrega valor para o cliente como
reduz os custos dos retrabalhos e desperdícios, melhorando a lucratividade.
3 Sua empresa precisa
trabalhar com o foco do cliente: alinhe seus processos à sua estratégia de negócio
e ao foco do cliente, obtendo assim um desempenho efetivo. Esse alinhamento
pode ser através de melhorias de trabalho em uma área funcional, ao longo da
organização ou entre organizações.
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