Alguns analistas apostavam que a seca não traria reflexos imediatos no índice de inflação, porém, não foi o que ocorreu, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) teve sua maior alta para março dos últimos 11 anos.
O IPCA subiu 0,92% em março, mantendo a tendência de alta, uma vez que em fevereiro já havia ocorrido um aumento de 0,69%. O índice acumulado nos últimos 12 meses atingiu 6,12%, o que já preocupa o governo, pela perigosa aproximação do teto da inflação estabelecido para este ano, de 6,5%.
Segundo o economista Milton Pignatari, outras informações colaboram com essa preocupação, a exemplo do INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor) também apresentou alta em março de 0,82%. Alguns setores, como vestuário e imobiliário tiveram retração.
“E o mercado não fica imune a isso. O dólar, que vinha tendo uma desvalorização nos últimos dias, após o anúncio, já mostrou sua tendência de ser comercializado com alta. E a Bolsa, operando na rota oposta de mercados internacionais, apresenta um recuo em seu índice”, afirma Pignatari.
Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário