Da parceria entre as empresas nasce o queijo maturado em Rauchbier
A Bamberg - microcervejaria mais premiada e umas das mais reconhecidas do país -, em parceria com a Queijaria Artesanal Fazenda Santa Luzia - fabricante de queijos artesanais - apresentam para o mercado gastronômico o Braukäse, produzido com Rauchbier. Estilo tradicional de cerveja da cidade de Bamberg, produzida com malte que passa pelo processo de defumagem no qual são utilizadas madeiras das florestas daquela região. O queijo é de massa semi-cozida, com interior macio, cor de palha, sabor suave e casca amarronzada pela presença da cerveja, a melhor bebida alcoólica que harmoniza com queijo.
Maristela Nicolellis, responsável pela queijaria, já tinha aproximação com o universo cervejeiro e com as raízes Alemãs. "Vim morar na Fazenda Santa Luzia em 1997, quando me casei com o proprietário Martin Breuer. A fazenda sempre foi produtora de leite. O pai do Martin veio da Alemanha para o Brasil na década de 50. Logo que cheguei já comecei a fazer uns queijos frescos na cozinha. Fiz diversos cursos tanto na Queijaria Escola Suíça em Nova Friburgo, RJ como também no Instituto Cândido Tostes em Juiz de Fora, MG. Fiz um curso de produção de queijos na França, na École Nationale d’Industries Laitières. Em 2014 fui com um grupo de queijeiros para a região de Bordeaux na França, onde fizemos visitas a vários produtores e afinadores de queijos", conta Maristela.
A receita, que ressalta o aroma, sabor e cor de Rauchbier, estará disponível para degustação em agosto. "Faremos uma etapa de teste para ver a aceitação das pessoas em relação ao queijo. Temos uma grande expectativa de agradar diferentes paladares e principalmente ao publico que procura por novas experiências gastronômicas", afirma Alexandre Bazzo, fundador, sócio e mestre cervejeiro da Bamberg.
Os queijos são maturados em câmaras subterrâneas onde, durante o período de maturação, adquirem características especiais. "Nossa expectativa é criar um queijo especial, produto da expertise da Queijaria Artesanal Fazenda Santa Luzia e da Cervejaria Bamberg, que agrade ao público consumidor. Uma união entre duas empresas que trabalham com seriedade, produtos diferenciados, respeito ao consumidor, competência, e que têm suas origens na Alemanha", finaliza Maristela.
Sobre a cervejaria Bamberg
Microcervejaria mais premiada e umas das mais reconhecidas do país, a Bamberg completa dez anos em 2015, crescendo, inovando e se consolidando a cada ano como uma das principais produtoras de cervejas artesanais brasileiras. Atualmente soma 108 prêmios nacionais e internacionais. Fabrica hoje mais de 09 rótulos fixos, além dos 11 sazonais, e o chope – comercializado em chopeiras encontradas nas lojas Bamberg Express, com pontos em São Paulo, Votorantim, Laranjal Paulista e Campinas. Todo sábado abre suas portas para um tour semanal, levando os participantes a conhecerem os procedimentos da fabricação artesanal da cerveja e a degustarem cinco chopes direto dos tanques de maturação. A visita é guiada por Alexandre Bazzo e só pode ser agendada por meio do número de telefone (15) 3242.7685 ou pelo email contato@cervejariabamber g
Nenhum comentário:
Postar um comentário