Ações reforçam igualdade entre pessoas com e sem Síndrome de Down
Existe
diferença entre pessoas com e sem Síndrome de Down? Uma iniciativa para
o Projeto Chefs Especiais, apoiado pela Friboi desde
2013, mostra que não. Inspirados pelo momento em que a Síndrome de Down
e a qualidade de vida dessas pessoas está em evidência, a Friboi lançou
no domingo (16/8), uma série de ações que revela que todos têm pleno
potencial de, por exemplo, atingir sucesso
na carreira ou num relacionamento como qualquer outra pessoa.
Em
atividade desde 2006, o Projeto Chefs Especiais conta com o apoio da
Friboi para promover a inclusão social de jovens com Síndrome
de Down por meio da gastronomia. O projeto busca desenvolver os
participantes a conquistarem a autonomia, ganharem confiança e
desenvolverem a autoestima e a coordenação motora. Para isso, eles
participam de oficinas gratuitas com chefs de cozinha que ensinam
como utilizar os ingredientes e executar uma receita. Os renomados
Carlos Bertolazzi e Henrique Fogaça, por exemplo, são voluntários e já
ministraram oficinas para os jovens.
Para
estimular o debate, já aquecido pela série de reportagens comandada
pelo Dr. Drauzio Varella, no Fantástico, sobre a participação
das pessoas com Síndrome de Down na sociedade e mostrar que a Friboi já
apoia e acredita nessa causa, entre as ações, as agências Lew’Lara e ID
criaram a iniciativa #VocêÉaDiferença, condutora de todas as ações
on-line e off-line que serão ativadas nas próximas
semanas. Nela teremos personagens como o Guilherme, participante do
projeto e aluno do 2º semestre de gastronomia, ou como a Juliana, que
acumula dois trabalhos: empacotadora e garçonete de alguns eventos do
Instituto Chefs Especiais.
Maria
Eugênia Rocha, gerente de marketing executiva da JBS, acredita que “o
projeto Chefs Especiais tem um significativo valor para
nós. A Friboi sempre acreditou no projeto e na forma pela qual ele é
conduzido, criando uma relação de confiança para inclusão social por
meio da gastronomia. E é gratificante ver o resultado de algumas pessoas
com Síndrome de Down, que produzem e conquistam
seu espaço no mercado de trabalho e na sociedade”.
As
pessoas com SD possuem características especificas, mas todas elas,
desde que estimuladas e respeitadas, trazem benefícios múltiplos
ao portador e a família. As discussões sobre essas evoluções tornam a
inclusão um processo cada vez mais natural.
“Atualmente
atendemos mais de 300 pessoas, com foco em capacitação e em busca de
oportunidades de trabalho. Nós identificamos o que
eles têm de melhor e trabalhamos isso. Com as campanhas de ativação
promovidas por nós o Down passou a ser visto. O Chefs Especiais tem
grande participação nisso, mas a Friboi, em especial, tem dado uma
dimensão muito maior. Ter esse tipo de apoio é uma chancela
de credibilidade”, completa Simone Berti, idealizadora do Projeto Chefs
Especiais.
#VocêÉaDiferença –
Este
é o conceito criativo desenvolvido pela agência ID, que será o condutor
de todas as iniciativas digitais que entregam uma estratégia formada
por Conteúdo, Mídia e Relacionamento. Em
parceria com a Globo.com e o vertical Tudo Gostoso, foram produzidas
matérias e receitas em vídeo - todas com a participação dos Chefs
Especiais.
A
Lew’Lara\TBWA criou dois filmes que revelam os participantes do projeto
em ação em uma das oficinas. O ator Tony Ramos, garoto-propaganda
de Friboi, estrela os filmes destacando a essência do Chefs Especiais,
os benefícios aos jovens e o orgulho da marca em fazer parte dessa
história. Os filmes serão veiculados na TV aberta e na internet.
Blogueiros
influenciadores de gastronomia também aderiram ao projeto. Além
deles, os usuários que quiserem participar da ação poderão
usar o aplicativo que estará disponível no Facebook. Diversos conteúdos
estão sendo desenvolvidos, integrados a outras iniciativas da marca, a
exemplo do Food Truck de Confiança.
Camila
Costa, CEO da ID, destaca que “os Chefs Especiais são um grande exemplo
de dedicação e superação, além de uma inspiração para
nós. Criar esse projeto estimulou toda a agência e, com o conceito
#VocêÉaDiferença, esperamos mobilizar milhares de outras pessoas no
apoio à causa. Pensamos em iniciativas diversas para que todos se sintam
participantes, seja ao assistir aos vídeos ou ao
ler as matérias, compartilhando os posts ou engajando no aplicativo. Os
interessados podem ainda se candidatar como voluntários no site do
projeto”, ressalta.
“Ao
tentar destacar um projeto tão bonito como o Chefs Especiais na mídia,
em meio a um momento em que só vemos notícias negativas,
queremos que as pessoas entendam que ter Síndrome de Down não significa
ser incapaz. Pelo contrário, os jovens com Síndrome de Down desenvolvem
coisas incríveis através da gastronomia, e a Friboi se orgulha disso”,
completa Marcio Oliveira, presidente da Lew’Lara\TBWA.
FICHA TÉCNICA
FILMES
Agência: Lew’Lara\TBWA
Cliente: JBS S/A
Produto: FRIBOI
Título: CHEFS DO FUTURO A
CCO: Manir Fadel
VP de criação: Felipe Luchi
Criação: Juliano Ribas e Philippe Daijo
Atendimento: Raquele Rebelo, Alessandra Visintainer, Clarissa Silva e Isabella Pasetti
Planejamento: Renata D’Avila, Renato Sapiro, Eduardo Dami e Bernardo Alves
Mídia: Luiz Ritton, Rodrigo Simões, André Magalhães e Caroline Romano
RTV: Luzia Oliveira e Marcella Pappiani
Produtora de vídeo: Delicatessen
Produtora de áudio: Mugshot
DIGITAL
Agência: ID
CCO: Domênico Massareto
Supervisor de criação: Gustavo Vieira
Criação: Domênico Massareto, Gustavo Vieira, Thiago Pinto e Marcela Calura
Atendimento: Kriscia Proença
Mídia: Fábio Walker, Leonardo Takai e Mariana Lima
Planejamento: Xixo Mauricio, Andressa Rodrigues e Brenno Nocite
Gerente
de Operações: Juliana Tonussi
Projetos: Flávia Marques
Aprovação
do cliente: Maria Eugênia Rocha, Ricardo Morais e João Galoppi
Sobre a Friboi
Com
tradição de mais de 60 anos, a Friboi é uma das marcas mundiais de
alimentos da JBS, empresa global, presente em todos os continentes e com
mais de 140 unidades
de produção. Em 2011, a marca ampliou seu portfólio e lançou produtos
industrializados e congelados. A Friboi tem como missão levar carne de
confiança para a mesa dos consumidores, com garantia de origem e
rigoroso controle de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário