Linha do tempo apresenta a evolução tecnológica e visual da inconfundível motocicleta que criou o estilo “Grand American Touring”
2015
é especial para a Harley-Davidson®. O ano marca o aniversário de meio
século da Electra Glide®, uma das motos mais importantes e tradicionais
do seu line up. O modelo foi pioneiro e praticamente inaugurou o segmento “Grand Touring”
nos Estados Unidos. E mesmo 50 anos depois, continua servindo de
inspiração para a fabricação de motocicletas deste tipo no mundo.
Linha do tempo1965: Lançamento da Electra Glide®
A
emblemática moto evoluiu muito com o passar do tempo e, já em 1965,
apresentava a aparência inconfundível da Electra Glide® que é conhecida
pelos motociclistas de hoje. Os modelos Touring Harley-Davidson sempre
foram projetados privilegiando a praticidade e o conforto em viagens de
longa distância. Em 1912, a primeira linha de acessórios H-D® incluía o Luggage Carrier, espécie de suporte para transportar bagagens.
As
motos de grande cilindrada, ideais para rodar muitos quilômetros,
evoluíram a partir da Knucklehead EL de 1936, com motor de 61 polegadas,
chegando aos modelos FL, com propulsor de 74 polegadas, em 1941. Essa
foi a moto que se transformou na Hydra Glide, em 1949. Em 1958, a
Duo-Glide foi a primeira a possuir suspensão traseira, bem como freio
traseiro hidráulico.
1960 a 1980: Dos primórdios à evolução
A
família Touring teve sua grande ascensão em 1960. Cinco anos depois, a
Harley-Davidson inseriu um acionador de partida elétrico na FLH e criou a
FLHB Electra Glide. A inovação foi fundamental para eliminar o pontapé
na máquina, uma ação que se tornava cada vez mais difícil nas
motocicletas com grandes motores V-Twin pesando mais de 350 kg.
Como
eram necessários uma bateria maior e um sistema elétrico de 12V para
executar o acionador de partida, o tanque de óleo foi redesenhado.
Inicialmente, a H-D® manteve o pedal com o sistema, para as pessoas que
tinham dificuldades para se adaptarem aos novos tempos.
Em
1965, o visual da Electra Glide® ganhou destaque no mercado, com saias
elegantes no para-lama, banco com posição pensada no conforto do piloto,
para-brisa e alforjes de fibra de vidro, que podiam ser colocados como
opcionais individuais ou como parte do pacote chamado King of the Highway.
O modelo oferecia diversas opções para atender às necessidades dos
motociclistas, incluindo sistema de silenciadores duplos, além de uma
combinação de marcha de mão/embreagem de pé.
Décadas de 1970 e 1980: A introdução do motor Shovelhead, em 1966, garantiu 10% a mais de potência. Três anos depois, a carenagem montada nos garfos – que ficou conhecida como “BatWing” – foi oferecida como opcional e, algum tempo depois, tornou-se mundialmente conhecida e virou sinônimo da H-D®.
O
modelo evoluiu ainda mais durante as décadas de 1970 e 1980, ganhando
freios a disco dianteiro e traseiro hidráulicos, transmissão final por
correia e painel com sistema de som montado na carenagem – Electra
Glide® Classic de 1986.
1988: O surgimento da FLHS Electra Glide® Sport
Foi
neste ano que aconteceu uma das mudanças mais marcantes, com o
lançamento da FLHS Electra Glide® Sport, versão mais ágil e compacta,
que não incluía baú traseiro e contava com para-brisa removível. A FLHR
Road King® 1994, foi inspirada no design da Electra Glide® 1965
original, e a Street Glide® de 2006, no icônico modelo Touring. Mais
recentemente, em 2009, a Electra Glide® e todos os outros modelos
Touring da marca receberam um quadro totalmente novo, com centro de
gravidade mais baixo e maior distância entre-eixos.
No
Brasil, a Ultra Limited, modelo mais completo de série na família
Touring, substituiu a Electra Glide® Ultra Classic® a partir do modelo
2012, e já no ano seguinte foi contemplada com todas as inovações do
Projeto RushMore se tornando em um dos modelos mais vendidos pela marca
no país.
2013: Projeto RUSHMORE revoluciona família Touring da Harley-Davidson
O
novo motor Twin Cam 103™ High Output Twin Cooled™ de refrigeração mista
proporciona mais torque em nível intermediário, enquanto o sistema de
freios Reflex™, com ABS conectado eletronicamente, fornece a quantidade
certa de frenagem traseira ao usar o freio dianteiro a mais de 40 km/h.
O
Projeto RUSHMORE aprimorou o conforto do motociclista e do passageiro,
com assentos maiores, encosto mais alto para a garupa e carenagem estilo
“BatWing”,
reestilizada com um duto de equalização dianteira, que reduz a
turbulência em 20%. Nos quesitos informação e entretenimento, os modelos
ganharam tela touchscreen e sistema de navegação por satélite, além de software de reconhecimento de voz, que permite controlar o som e o GPS usando a fala.
Mesmo
com todos os refinamentos e atualizações, a Electra Glide® permanece
única e inconfundível. É uma moto que, apesar de toda a evolução, possui
as características e a essência da sua ancestral de 1965, que tanto
fascina os harleyros do mundo todo.
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