· Funcionários movem componentes em um espaço virtual por meio de gestos intuitivos
Katharina
Kunz e sua equipe costumam usar tecnologias do mundo dos videogames:
“Elas são ideais por serem relativamente baratas e estarem sendo
desenvolvidas muito rapidamente”. Os engenheiros do Pré-Series Center
pretendem usar a Myo nas operações de produção nos próximos meses.
· Base: tecnologias da indústria de videogames
Ingolstadt,
6 de outubro de 2015 – Antes mesmo da Audi produzir os primeiros
protótipos de um novo carro, os engenheiros do Pre-Series Center (Centro
de Pré-Produção em Série) verificam cada passo da montagem do veículo
em uma projeção 3-D, determinando, assim, se esse processo é viável e
ergonômico para os funcionários da linha de produção. O projeto piloto
está testando, pela primeira vez, o movimento, por meio de gestos
simples, de componentes no espaço virtual.
A
Audi está verificando cada passo da montagem virtual no desenvolvimento
pré-produção, para determinar se são práticos para uso diário. Os
testes são realizados no ambiente virtual Cave Automatic Virtual
Environment (CAVE), que consiste de superfícies de projeção colocadas no
piso e na parede e sobre as quais projetores exibem imagens 3-D dos
componentes. O resultado é uma realidade na qual os engenheiros da Audi
podem imergir com óculos 3-D.
Como
parte da operação de pré-produção em série, os desenvolvedores das
atividades controlam os componentes virtuais usando um console de
videogame. Em breve isso também poderá se tornar viável usando gestos
simples. “Queremos tornar o ato de pegar e mover componentes mais
intuitivo no futuro”, disse Katharina Kunz, engenheira de
desenvolvimento para validação virtual da Audi. Portanto, ela está
testando atualmente a Myo – uma braçadeira desenvolvida pela indústria
de videogames para controlar gestos –, juntamente com a sua equipe, como
parte da fase piloto.
A
braçadeira mede as correntes musculares ao longo do antebraço e
consegue deduzir como o usuário está movendo seu braço e seus dedos. A
braçadeira envia então os dados do movimento via Bluetooth para um
computador. O mesmo computador também coleta as coordenadas da posição
do usuário com a ajuda de uma câmera infravermelha colocada no teto. A
câmera usada é uma Kinect - o hardware de controle de um console de
videogame. Para garantir que a braçadeira Myo não interprete cada
possível movimento como um gesto de controle, o usuário ativa o sistema
ao tocar seus dedos polegar e médio.
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