O Degusta Beer,
espaço destinado aos amantes de cervejas especiais da Brasil Brau Brau – XI
Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, que será realizada de 25 a 27
de junho, no Transamerica Expo Center (São Paulo), será palco para o
lançamento de mais de 40 cervejarias e microcervejarias, que apresentarão seus
novos produtos e destaques entre 130 marcas de cervejas especiais. A Fagga I GL
events Exhibitions, promotora do evento, espera atrair um fluxo de visitantes
60% superior ao de 2011, quando o espaço de degustação foi aberto ao público
pela primeira vez.
SABOR AMAZÔNICO
A Amazon Beer
lançará no Degusta Beer a cerveja Red Ale Priprioca, que tem essa raiz
típica da Amazônia na composição. Com sabor singular diante das outras cervejas
vermelhas, a bebida artesanal foi premiada com a medalha de bronze no Concurso
Brasileiro da Cerveja, em que foram avaliados 215 rótulos diferentes. Produzida
nos moldes da escola inglesa, mas com o diferencial da raiz amazônica, que é
conhecida pelo aroma amadeirado e picante, a Red Ale Priprioca tem alta drinkability
em notas herbais e frutadas, com maltes e lúpulos em perfeito equilíbrio.
Com 6,0% de teor alcoólico, a cerveja é ideal para paladares exigentes.
“Colocar um pedaço do Brasil e da floresta amazônica dentro de cada garrafa: esse é o nosso objetivo. O brasileiro é alegre, é descontraído, festeiro. O brinde à vida, aos amigos, à família tem que ter um gostinho da nossa cultura. Em cada estilo apresentamos sabores únicos, exóticos e muita personalidade típicos da Amazônia”, declara Arlindo Guimarães, proprietário da cervejaria, que também oferece cervejas com sabores de Bacuri, Cumaru, Açaí, e Taperebá.
CINCO NOVIDADES
A cervejaria
artesanal Fritz, localizada em Monte Verde (MG), apresentará cinco novas
variedades de cerveja: Natur, Weizen, Köelsch, Dunkel e Klar, produzidas
artesanalmente com a supervisão pessoal do mestre cervejeiro alemão Jörg Franz
Schwabe. Em atividade desde 1993, a Fritz é uma das mais antigas cervejarias
alemãs do País. Iniciou suas atividades com a produção de chopp artesanal,
vendido em seus restaurantes. Os primeiros estudos para o desenvolvimento das
novas cervejas começaram em março de 2010. A escolha da embalagem foi feita
pelo mestre cervejeiro, que selecionou garrafas importadas da cidade de Kups,
na Alemanha. “O interessante é que quando você abre a cerveja ouve um estouro
igual ao de champagne, criando uma experiência única. Além disso, a garrafa
contém 500 ml, o que possibilita tomar metade dela e depois guardar, já que seu
sistema permite o fechamento sem perder o gás no dia seguinte”, acrescenta
Schwabe.
BODE “NA CABEÇA”
Eleita a Cervejaria do Ano em
2013 por ter conquistado 11 prêmios no Festival Brasileiro da Cerveja,
realizado em março, em Blumenau (SC), a Bodebrown, de Curitiba (PR),
participa pela primeira vez do Degusta Beer, onde apresentará sete das cervejas
premiadas.
A microprodutora de cervejas
gourmet conquistou cinco medalhas de ouro, com suas “Perigosa”, “Blanche de
Curitiba”, “Cacau IPA”, “Black Rye IPA”, “Cara Preta Mild”, duas medalhas de
prata com as cervejas “Hop Weiss”, “Wee Heavy”, além de quatro bronzes com a
“Tripel Hop Monfort”, “Cerveja do Amor”, “De Bora Porte” e “De Bora Poderosa IPA”.
KARAVELLE LANÇA
CERVEJA ROCK
A cerveja Karavelle, de
Indaiatuba (SP), lançará suas novas Cervejas Rock, em parceria com a rádio
89 FM. A novidade é composta por seis rótulos colecionáveis: Red Ale,
Keller, Pilsen, Weiss, Barba Negra e IPA, criados especialmente para a Rádio
Rock UOL. Os rótulos têm a forma dos consagrados instrumentos musicais das
bandas, como guitarra e baixo, e estampam as logomarcas da 89 FM e da
Karavelle.
ESPECIAL EM
LATA
Estreante no
evento, a Cervejaria Província lançará pela primeira vez no Brasil
cervejas especiais na versão lata sleek, de 350ml, no espaço Degusta Beer, que
acontece de 25 a 27 de junho, paralelamente à bienal das cervejas especiais, no
Transamerica Expocenter (SP). Localizada no município de Santa Maria, levará ainda mais quatro rótulos
ao evento: a Premium e a Alcohol Free, ambas medalhistas de ouro no Concurso
Brasileiro de Cervejas em Blumenau (SC), a Weissbier e a European Red.
A Província Weissbier Brazilian Style
é uma cerveja elaborada com malte de trigo e cevada de grande qualidade, alta
fermentação, cor clara, com aromas marcantes nos sabores frutados de banana,
cravo e florais, sendo bastante refrescante, com o equilíbrio certo para os
apreciadores desta cerveja. Teor alcoólico de 5%.
Já a Província European Red Brazilian
Style é uma cerveja de origem alemã do tipo Red Lager,
produzida com puro malte de qualidade especial, baixa fermentação, com
avermelhado intenso, apresentando aromas marcantes de blends de maltes
especiais e amargo moderado, o que a classifica como uma cerveja festiva. Teor
alcoólico 5.3%
ARMAZÉM DO NONO
LEVA 30 RÓTULOS PARA DEGUSTAÇÃO
Pela primeira vez na
Brasil Brau, o Armazém do Nono apresentará 30 rótulos de três cervejarias
belgas. Segundo Kelly Wittmann, uma das gestoras da importadora, a escolha
pelas marcas Bosteels, Van Honsebrouck e Anthony Martin´s
se deu porque são cervejarias consagradas, com portfólio bem variado, grande
gama de sabores e estilos dentro da escola belga, considerada a melhor do
mundo. Entre os rótulos das cervejarias parceiras, Kelly Wittmann destaca
alguns já bem conhecidos do público brasileiro, como DeuS, Tripel Karmeliet,
Bacchus e Kasteel. “A participação do Armazém do Nono na Brasil Brau pretende
ampliar a visibilidade da empresa junto ao mercado consumidor de cervejas
importadas de origem belga, incrementar e consolidar parcerias, abrir novos
mercados e clientes, além de – claro - oferecer boa parte do portfólio de
importação própria para degustação”, diz Kelly.
O público poderá
experimentar vários tipos de cerveja e sabores inusitados, como as frutadas,
elaboradas com cereja, framboesa, pêssego. “São cervejas gastronômicas, que têm
se destacado no amplo portfólio da empresa. Também temos a DeuS, fabricada no
estilo Bière de Champagne/Bière Brut, considerada uma das mais caras do
segmento”, destaca a executiva.
DA UVA À CEVADA E LÚPULO
Pela primeira vez na Brasil Brau,
a Landbier aproveitará o espaço Degusta Beer para lançar no mercado suas
cervejas Pilsen, Weiss
e Stout. Além disso, apresentará a Belgian Ale, a primeira de uma série de
lançamentos posteriores das receitas belgas (Dark e Golg Strong Ale).
“Há mais de um ano fazemos as cervejas para serem
lançadas na feira. Entretanto, a estratégia foi postergada para que
conseguíssemos três ou quatro rótulos capazes de surpreender os degustadores”,
explica Luiz Carlos Mantovani, sócio da cervejaria.
Com os quatro novos rótulos, a Landbier pretende, não só
tornar conhecida do público a cervejaria e seus produtos como
conquistar mercado para os chopes pilsen, stout, weiss, belgian ale e
dunkel em bares de São Paulo, Norte do Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul.
Localizada na área
rural de Presidente Prudente (SP), a Cervejaria Landbier pertence a um grupo de
quatro médicos apaixonados por cervejas. Mantovani, mestre cervejeiro, acumula
experiência de 29 anos em cervejas de panela (“quando as garrafas ainda estouravam
por falta de conhecimento”) e há 19 meses está à frente da empresa, que possui
uma capacidade mensal de produção é de 15.000 litros de chope e 30.000 garrafas
de cervejas.
CERVEJA & COUNTRYCORE
A Cervejaria Dortmund levará duas
novidades ao Degusta Beer: uma cerveja do estilo white IPA, feita com base de
uma witbier, com generosa carga de lúpulos aromáticos americanos. O segundo
lançamento é a cerveja da Banda de Rock Matanza, uma IPA.
A The White IPA é a primeira sazonal da
Dortmund. Uma cerveja que mistura o clássico e o moderno, assim como a
cervejaria. Um mix de estilos que combina as especiarias do estilo witbier e o
frescor do trigo, com os lúpulos potentes e aromáticos das melhores cervejas do
estilo American India Pale Ale. Amargor na medida certa, com seus 50
IBUs, e muito dry-hopping de cascade. É a primeira White IPA com distribuição
nacional.
Já a Matanza IPA é uma cerveja para poucos.
“Pé na porta e soco na cara!” De alta fermentação, coloração alaranjada, notas
de maltes especiais e grande presença de lúpulos cítricos americanos. Seu
amargor é intenso e pode ser harmonizada perfeitamente com carnes de caça e
pratos condimentados. É sempre melhor servida ao som de Matanza, banda de rock do Rio de Janeiro, ícone do gênero que a
mídia intitulou de "countrycore".
Outros três rótulos regulares da cervejaria também estarão no portfólio da empresa: a Pils (pilsen), a Schllos (witbier) e a Nostradamus (stout). Será a segunda participação da Dortmund na Brasil Brau, desta vez para apresentar as novas cervejas e o novo projeto para a marca. Da primeira, em 2011, a empresa ainda colhe resultados. Localizada em Serra Negra, no Circuito das Águas Paulistas, a Cervejaria Dortmund possui uma das plantas mais modernas e tecnológicas do Brasil. Com toda produção artesanal, o chopp é feito pelo cervejeiro Victor Marinho, atual presidente da Acerva Paulista.
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