segunda-feira, 3 de junho de 2013

Rock in Rio anuncia República, Dr. Sin e Roy Z para abertura de um dos dias do Palco Sunset

Encontro substituirá a banda Bullet for my Valentine, no dia 19 de setembro


As bandas República, Dr. Sin e Roy Z abrirão a noite do dia 19 de setembro do palco Sunset, do Rock in Rio. O encontro inusitado e com a participação de duas bandas de metal 100% nacionais e apresentação de um grande nome internacional reforça o investimento do palco em exaltar talentos e misturas. Pelo segundo ano consecutivo no Brasil, o Sunset reunirá grandes nomes da música e novos artistas nacionais e internacionais. 

Com riffs pesados e consistentes, grooves fortes e mais de 20 anos na estrada, a banda de heavy rock brasileira República traz, em sua nova formação, Luiz Fernando Vieira e Jorge Marinhas, nas guitarras, Marco Vieira, no baixo, Gabriel Triani, na bateria, e Leo Belling, nos vocais. O primeiro álbum do grupo, lançado em 1996, apresenta uma releitura da música País Tropical. A faixa teve, na ocasião, a participação do compositor Jorge Benjor.

No início de 2008, o República lançou seu segundo trabalho — "There´s No Fucking Electronic Modern Loop". No final de 2011, o grupo abriu os shows da turnê do Deep Purple no Brasil e, depois da intensa reação do público, os músicos iniciaram o processo de composição do terceiro álbum. Atualmente, a banda prepara novo trabalho, que terá a produção de Luis Paulo Serafim. O disco será lançado ainda este ano oficialmente.

Para promover um encontro inesperado, a Dr. Sin se juntará à República no Sunset. Formada por Andria Busic (baixo e vocal), Ivan Busic (bateria e vocal) e Eduardo Ardanuy (guitarra), o grupo brasileiro de hard rock foi formado em 1991. O grupo possui 13 álbuns, sendo dez gravados em estúdio e três ao vivo. 

O guitarrista Roy Z completa o encontro do dia 19 no Palco Sunset. O compositor e produtor musical é reconhecido pelo trabalho realizado com os vocalistas Bruce Dickinson (Iron Maiden), Rob Halford (Judas Priest) e Sebastian Bach (Skid Row). O músico, que também é fundador da banda de hard rock com influências latinas Trible of Gypsies, gravará com República o novo CD dos brasileiros. A novidade será apresentada no Rock in Rio. 

Por questões pessoais, a banda Bullet for my Valentine cancelou sua participação no Rock in Rio 2013. No dia 19, o line-up do Palco Sunset terá as apresentações de: República + Dr. Sin + Roy Z; Almah + Hibria; Sebastian Bach e Rob Zombie. 

Palco Sunset 2013
Ao todo, 27 artistas internacionais se apresentarão no Palco Sunset nesta edição do Rock in Rio. Vinte e nove encontros acontecerão sempre a partir das 14h40. Além de grandes nomes da música norte americana, como The Offspring, Living Colour, Ben Harper, George Benson, Marky Ramone e Gogol Bordello, o Sunset recebe a neozelandesa Kimbra, a diva africana Angeliqué Kidjo, artistas da nova cena musical portuguesa como Orelha Negra e Aurea além do ídolo Italiano Lorenzo Jovanotti. A música nacional também está muito bem representada com nomes como Lenine, Mallu Magalhães, BNegão , Samuel Rosa e Nando Reis, entre outros. Além dos encontros, este ano o palco terá dois convidados especiais. São eles: Sebastian Bach e Rob Zombie.

Outra novidade é o horário da última apresentação, que está prevista para as 19h20. Ela acontecerá no intervalo do primeiro show do Palco Mundo — que vai parar uma hora para que o headliner do Sunset tenha ainda mais destaque. O Sunset traz para o público o prazer da música associado à possibilidade de aproveitar a Cidade do Rock em sua totalidade. 

Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com 12 edições realizadas no Brasil (1985, 1991, 2001 e 2011), Portugal (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) e Espanha (2008, 2010 e 2012). O festival reuniu 6.511.300 de espectadores, que aplaudiram ao vivo, 968 artistas que passaram pelo evento. Foram mais de 980 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 200 países pela TV e pela internet.

O Rock in Rio também coleciona recordes nas redes sociais, na categoria de festivais de música. Em 2011, o evento foi Trending Topics do Twitter em 13 países. 

Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas socioambientais. Um de seus pilares de comunicação é o projeto social Por Um Mundo Melhor. Criado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto já beneficiou milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, a partir dos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas com seus parceiros, que somam US$16,6 milhões. Entre as ações desenvolvidas estão a plantação de 119 mil árvores; a construção de uma escola na Tanzânia e de um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas de Portugal; montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais, dentre muitas outras iniciativas. Em 2011, as ações do projeto "Por Um Mundo Melhor" tiveram como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens. Através da mobilização da população e de seus parceiros, foram doados 2.200 instrumentos musicais para mais de 150 ONG’s de todo o Brasil que trabalham a música como ferramenta de educação; 10 salas de música instaladas em escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e formação de 30 professores a partir da metodologia "O Passo"; e 40 jovens foram formados em assistentes de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais).

Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento —processo auditado por uma consultoria externa — e a implementar um amplo plano de gestão de resíduos, além de ter investido num plano de redução de emissões, que incluiu um plano de sustentabilidade para a organização, patrocinadores e fornecedores, o qual é aperfeiçoado a cada edição e utilizado até hoje em todos os países onde é realizado, e um prêmio que pretende distinguir os parceiros com uma atitude mais sustentável no Rock in Rio. 

O evento, que chega à 13ª edição, tem início na sexta-feira 13 de setembro de 2013 e segue pelos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2013, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, (Parque dos Atletas - Av. Salvador Allende, s/n), uma área de 150 mil m2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário