· Hatch compacto oferece as opções Attraction (R$ 106.990) e Ambition (R$ 124.990)
· Novo motor 1.8 TFSI de 192 cv proporciona aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos
· Mais de 500 mil unidades vendidas em todo o mundo
São Paulo, 07 de janeiro de 2015 – O Audi
A1 Sportback 2016 chega ao Brasil com importantes novidades. O modelo
compacto da Audi recebeu aperfeiçoamentos no design interno e externo.
Novo acabamento e novas cores dão ao carro uma aparência ainda mais
atraente.
O
compacto proporciona uma excelente dirigibilidade, comparável à de um
carro de porte médio. A carroceria rígida e a curta distância
entre-eixos garantem agilidade e facilidade de manobra. Essas
qualidades, reconhecidas desde o lançamento da primeira geração do A1,
são potencializadas na nova versão Ambition, equipada com o motor 1.8
Turbo FSI de 192 cv de potência e torque de 250 Nm. Na versão
Attraction, o A1 Sportback conta com motor 1.4 Turbo FSI de 125 cv, que
oferece excelente comportamento e prazer ao dirigir, especialmente em
espaços urbanos.
Amplamente redesenhado
O
novo A1 Sportback chama a atenção por suas linhas nitidamente
esportivas. O design está ainda mais dinâmico e o carro, dois
centímetros mais longo, com comprimento total de 3,97 metros. A cúpula
do teto é pintada em cor contrastante com o restante da carroceria.
O
interior do modelo é espaçoso e sofisticado. A disposição de seus
controles é clara e finos frisos cromados tornam o design interno ainda
mais elegante.
O
chassi torna o compacto esportivo e ágil. A nova direção eletromecânica
garante que o motorista tenha assistência ideal em todas as situações
de rodagem. O nível de assistência é reduzido conforme a velocidade do
veículo aumenta. Na nova linha do equipamento esportivo, a regulagem é
mais rígida, mas a direção é mais confortável que no modelo anterior.
Outra
novidade é a introdução do sistema Audi Drive Select, oferecido na
versão Ambition 1.8. O motorista pode utilizá-lo para alterar as
características do motor e do câmbio S tronic entre três modos: auto,
eficiência e dinâmico. O ESC (Electronic Stabilization Control -
controle eletrônico de estabilidade) torna a direção ainda mais precisa e
estável e a vetorização de torque diminui a tendência do carro a sair
de frente (subesterço) quando guiado no limite.
Alta performance: motor 1.8 TFSI
Já
consagrado pela agilidade e comportamento dinâmico, o A1 Sportback
passa a ser oferecido em uma versão ainda mais vigorosa, voltada àqueles
que privilegiam acima de tudo o prazer ao dirigir um automóvel com
excelente relação peso x potência.
O
motor mais forte que a Audi oferece para o modelo é o novo 1.8 TFSI,
com 192 cv e 250 Nm de torque disponibilizado em uma ampla faixa que vai
de 1.250 a 5.300 rpm, que substitui o anterior 1.4 TFSI de 185 cv e 250
Nm. Na nova versão Ambition, a aceleração de 0 a 100 km/h leva 6,9
segundos, ante 7 segundos do modelo 2015. O propulsor de maior
cilindrada faz o A1 atingir a velocidade máxima de 234 km/h, contra 227
km/h do modelo 1.4.
O
1.8 TFSI, que tem 1.798 cm³ de cilindrada (diâmetro x curso de 82,5 x
84,1 mm), está repleto de tecnologias extremamente eficientes. Sob carga
parcial, o motor a injeção direta recebe uma injeção adicional de
combustível indireta no coletor de admissão. Dois eixos de comando de
válvulas ajustáveis e o sistema Audi valvelift, que modifica o curso das
válvulas de escapamento entre dois níveis, asseguram o mais perfeito
enchimento das câmaras de combustão. O sistema de gerenciamento térmico
utiliza um módulo de palhetas rotativo de alta performance e o coletor
de exaustão é integrado no cabeçote. Dois eixos de balanceamento
garantem a extrema suavidade do funcionamento.
O 1.4 TFSI
Na
versão Attraction, o A1 Sportback conta com eficiência e agilidade do
motor 1.4 TFSI, que tem 1.395 cm³ de cilindrada (diâmetro x curso: 74,5 x
80,0 mm) e desenvolve 125 cv de potência máxima (3 cv a mais que o
anterior) e 200 Nm de torque (disponível entre 1.400 e 4.000 rpm). A
aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos, contra 9 segundos do
modelo anterior. A velocidade máxima subiu de 203 para 204 km/h.
Transmissão S tronic
As
duas versões do A1 Sportback são oferecidas com câmbio S tronic de
dupla embreagem com sete velocidades. A força é transmitida por meio das
rodas dianteiras. O motorista pode deixar a velocíssima transmissão
trocar as marchas automaticamente ou usar o controle manual, operando o
sistema tanto
pela alavanca seletora no console central como pelas palhetas
localizadas no volante. O modo automático D é configurado para obter a
máxima economia de combustível. No modo S, os pontos de trocas de
marchas são mais esportivos. O assistente de partida em rampas, que
evita que o carro recue ao arrancar, é equipamento de série.
A
transmissão S tronic de sete marchas consiste de duas subtransmissões.
Duas embreagens multidiscos operam as engrenagens das marchas, que estão
distribuídas em eixos de tração separados. As estruturas das duas
transmissões estão ativas o tempo todo, mas apenas uma delas é conectada
ao motor a cada momento. As trocas são feitas pela intercalação das
embreagens. A operação toma apenas alguns centésimos de segundo e
acontece sem interrupção perceptível no fluxo de força, de forma
dinâmica e confortável.
Com
peso em torno de 70 quilos, a compacta transmissão é excepcionalmente
leve. Suas embreagens trabalham sem necessidade de suprimento de óleo, o
que aumenta ainda mais a eficiência do motor. A bomba elétrica, que faz
circular o óleo para a área do conjunto de engrenagens, funciona
conforme a necessidade. A relação das marchas inferiores é curta e
esportiva, enquanto a marcha mais alta é longa para reduzir a rotação do
motor.
Chassi
O
chassi também colabora para tornar o compacto ágil e esportivo. A nova
direção eletromecânica é extremamente eficiente, com a intensidade da
força de apoio reduzindo à medida que a velocidade do veículo aumenta.
Com a linha de acabamento esportiva, o acerto é ligeiramente mais
direto.
Equipando
as duas versões, o ESC foi desenvolvido ainda mais e, pela primeira
vez, pode ser desativado em dois níveis diferentes. Ele pode ser usado
em modo esportivo ou inteiramente desligado. No esportivo, é possível
dirigir de forma mais ágil por meio de intervenções precisas do sistema,
juntamente com a vetorização de torque operando de forma mais direta.
Quando
o ESC é desativado completamente, a vetorização de torque continua
ativa para garantir a precisão na direção do veículo e o EDL (Electronic
Differential Lock - bloqueio eletrônico do diferencial) permanece em
funcionamento para assegurar o máximo de tração. A estratégia de
controle de vetorização de torque foi ampliada e agora leva em conta
todos os índices de aderência das estradas.
Antes
que o ponto de saída de frente (subesterço) seja alcançado, uma
intervenção finamente calibrada e imperceptível é aplicada às rodas do
lado interno da curva. Quando a força é aplicada pelo motorista, o
excesso de torque flui para as rodas externas, fazendo o carro contornar
curvas com precisão. Dentro de limites físicos, a tendência ao
subesterço é minimizada por essa função do ESC.
Uma
sub-função do ESC é o sistema de assistência à frenagem contra
multicolisões, equipamento de série. Após um acidente, ele evita a
movimentação descontrolada do carro e uma possível colisão secundária.
A
versão Attraction tem rodas de liga leve com 16 polegadas de diâmetro e
pneus 215/45. Já a Ambition traz rodas de 17 polegadas, com pneus
215/40. Por trás das rodas ficam os poderosos freios, com discos
dianteiros ventilados com 256 (Attraction) ou 310 milímetros de diâmetro
(Ambition). Nas traseiras, as duas versões usam discos com 230
milímetros, seguros por pinças flutuantes de alumínio. Nas frenagens de
emergência, as luzes de freio adaptativas piscam para alertar os
motoristas que vêm atrás.
Acessórios e acabamento
O
A1 Sportback Ambition traz uma extensa relação de equipamentos de
série. O acabamento interno é preto brilhante e os dois bancos
esportivos dianteiros têm ajuste de altura. O teto é revestido de tecido
preto, contribuindo para criar uma atmosfera simultaneamente requintada
e esportiva. O volante e a manopla da alavanca da transmissão são
revestidos de couro.
Exteriormente,
a versão topo de linha se destaca pelas rodas de 17 polegadas e pelo
contraste entre a pintura dos painéis, o arco preto brilhante e o pacote
S-Line. O teto também possui pintura contrastante e, opcionalmente, o
carro pode trazer o teto solar “Open Sky”, com acionamento elétrico. Os
faróis são bi-xenônio, com luzes de condução diurna de LEDs, limpadores e
ajuste automático de altura, de acordo com a distribuição interna de
carga.
Para
maior eficiência do sistema de climatização e menor consumo energético,
os vidros laterais e traseiros possuem isolamento térmico e o
para-brisa tem uma faixa cinza para bloquear os raios de sol. As duas
versões são equipadas com airbags laterais na dianteira, além de airbags
tipo cortina para proteção da cabeça ao longo das janelas.
A
versão Ambition vem equipada de série com o Audi music interface e o
Audi Sound system, além de rádio MMI e sistema Bluetooth de conexão para
telefones celulares. O A1 Attraction também conta com conexão Bluetooth
e rádio MMI. Tanto a versão Ambition como a Attraction podem receber
também o pacote opcional WDI de tecnologia, que inclui controle de
cruzeiro (piloto automático), sistema de chave Keyless-go e o
equipamento de som Bose surround, um dos mais avançados do mundo. Na
versão Attraction, o WDI inclui ainda o pacote de luzes, item já de
série na versão Ambition.
Confira as principais mudanças dos novos A1:
· Motores 1.4 TFSI de 125 cv na versão Attraction e 1.8 TFSI de 192 cv na Ambition
· Direção eletromecânica
· Introdução do sistema Audi Drive Select na versão Ambition
· Design: grade dianteira, faróis, para-choques, lanternas de LED e rodas
· Rodas de 16 polegadas na versão Attraction
· Bluetooth e sensor de estacionamento de série em ambas as versões
· Aumento de 2 cm no comprimento do veículo
Dados técnicos:
Audi A1 Sportback Ambition
Motor: 1.8 Turbo FSI
Cilindros / Cilindrada: 4 em linha / 1.798 cm³
Potência (cv): 192 a 5.400 rpm
Torque (Nm): 250 entre 1.250 e 5.300 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic 7 velocidades
Peso (kg): 1.205 kg
Comprimento (mm): 3.973
Largura (mm): 1.746
Altura (mm): 1.422
Entre-eixos (mm): 2.469
Capacidade do porta-malas (l): 270
Aceleração 0-100 km/h (s): 6,9s
Velocidade máxima (km/h): 234
Capacidade do tanque de combustível (l): 45
Audi A1 Sportback Attraction
Motorização: 1.4 Turbo FSI
Cilindros / Cilindrada: 4 em linha / 1.395 cm³
Potência (cv): 125 a 5.000 rpm
Torque (Nm): 200 entre 1.400 e 4.000 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic 7 velocidades
Peso (kg): 1.140
Comprimento (mm): 3.973
Aceleração 0-100 km/h (s): 8,8s
Velocidade Máxima (km/h): 204
Largura (mm): 1.746
Altura (mm): 1.422
Entre-eixos (mm): 2.469
Capacidade do tanque de combustível (l): 45
Capacidade do porta-malas (l): 270
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