·
Motor de cinco cilindros com 400 cv entrega uma dose concentrada de prazer ao dirigir
·
Bitola mais larga e soleiras angulares são características do design da linha RS
·
Estréia mundial será no Salão de Genebra
Ingolstadt,
10 de fevereiro de 2017 – O novo Audi RS 3 Sportback completa a
vanguarda esportiva da fabricante
de Ingolstadt no segmento de compactos premium. Seguindo a estreia
mundial do RS 3 Sedan no Salão do Automóvel de Paris 2016, o RS 3
Sportback agora está pronto para ser apresentado no Salão de Genebra
deste ano. Com motor de cinco cilindros mais potente do
mundo em produção, dinamismo excepcional e um visual ainda mais
agressivo, o carro oferece uma experiência emocional de direção.
“O
RS 3 Sportback oferece aos nossos consumidores uma introdução atraente
ao universo RS” afirma Stephan Winkelmann,
CEO da Audi Sport GmbH. “Desde 2011 o esportivo compacto se provou
extremamente bem-sucedido no mercado. Com o novo motor de cinco
cilindros, o modelo está entre os melhores de sua categoria e continua
batendo recordes nas pistas.”
De 0 a 100 km/h em 4,1 segundos
Por
trás da impressionante performance do RS 3 Sportback está o motor de
cinco cilindros mais potente do mundo em produção – o 2.5 TFSI. O
propulsor
entrega 400 cv de potência – 33 cv a mais que o anterior – e é 26 kg
mais leve graças ao seu cárter de alumínio, entre outras
características. O torque máximo de 480 Nm é disponibilizado a partir de
uma rotação baixa, de 1.700 rpm, e se mantém constante a
até 5.850 giros. Dessa forma o modelo consegue acelerar até os 100 km/h
em 4,1 segundos. O efeito dessa extraordinária potência é intensificado
pelo inconfundível som do cinco-cilindros, que provém da alternância da
ignição entre os cilindros diretamente adjacentes
e amplamente espaçados. Sob demanda, a Audi pode aumentar a velocidade
máxima de 250 km/h para 280 km/h.
Para
uma melhor preparação da mistura de combustível, o novo motor 2.5 TFSI
emprega a dupla injeção direta no coletor
de admissão e nas câmaras de combustão. Na parte de exaustão, o Audi
valvelift system controla a duração de abertura da válvula dependendo da
aceleração e velocidade do motor – para um consumo moderado com carga
baixa ou parcial, bem como uma resposta mais
espontânea do acelerador e um alto nível de potência e tração com carga
máxima.
Sistema de tração quattro com distribuição variável de potência
A
transmissão S tronic de dupla embreagem e sete velocidades e a tração
integral permanente quattro transferem a
potência do cinco-cilindros para a estrada. A embreagem
eletro-hidráulica multi-plate distribui o torque variável entre os
eixos. A tração quattro é integrada ao sistema de dinâmico de direção
Audi drive select, assim como a direção, o câmbio S tronic, o
gerenciamento
do motor, as abas de escape ajustáveis, além da suspensão RS sport
(opcional) com amortecedores adaptativos. O motorista pode variar
individualmente o funcionamento desses componentes entre três modos –
comfort, auto e dynamics (conforto, automático e dinâmico).
O manuseio é aperfeiçoado pelo uso do ESC (controle eletrônico de
estabilidade) com controle de torque seletivo e modo sport ajustado
especialmente para o RS.
Bitola mais larga e ajuste esportivo da suspensão
Junto
à direção progressiva, o eixo traseiro four-link e a suspensão
rebaixada em 25 mm em relação ao A3, o RS 3
Sportback combina dinamismo fascinante a uma estabilidade superior.
Comparado ao modelo de produção, a bitola do eixo dianteiro é 20 mm mais
larga – e as caixas de rodas são, consequentemente, mais robustas. De
série, as rodas têm 19 polegadas de diâmetro
e os pneus medem 235/35, enquanto os discos de freios têm 310 mm de
diâmetro. Opcionalmente, os clientes podem escolher discos de fibra de
carbono na dianteira. No eixo traseiro, são usados discos também com 310
mm.
Exclusivo design RS
Por
fora, o RS 3 Sportback demonstra sua potência com a bela grade
Singleframe brilhante com padrão colmeia, grandes
entradas de ar e acabamento angular nas soleiras. Com a redesenhada
lâmina no para-choque dianteiro, a frente do carro tem aparência mais
larga. Faróis de LEDs com a distinta assinatura de iluminação da marca
são de série, e os faróis matrix de LEDs são oferecidos
como opcionais. Na traseira há um elegante spoiler, difusores de ar e
saídas de escapamento ovais. O logo quattro, localizado na parte de
baixo da grade Singleframe, dá o toque final na aparência dinâmica do
carro, assim como o emblema RS 3 na grade e na tampa
do porta-malas.
Contador de voltas, indicador de aumento de pressão e tela especial RS
Os
dois relógios de instrumentos circulares têm fundo preto com agulhas
vermelhas e indicadores na cor branca. O
sistema de informação ao motorista centralmente posicionado inclui
indicador de aumento de pressão, termômetro de óleo e contador de
voltas. O painel totalmente digital Audi virtual cockpit mostra dados do
sistema de infotainment e está disponível como opcional.
Uma tela especial RS desloca o tacômetro para o centro, exibindo em
ambos os lados as informações sobre torque, força G e pressão dos pneus.
Quando a transmissão está operando em modo manual, uma escala de cores
indica ao motorista o momento para a troca de
marcha pelos shift paddles ou pela alavanca seletora quando o motor se
aproxima da rotação máxima.
Interior esportivo e conforto excepcional
O
RS 3 Sportback é equipado com bancos esportivos revestidos de couro
Napa de série. Como opcional são oferecidos
bancos RS com contornos mais pronunciados e encostos de cabeça
integrados para motorista e passageiro dianteiro. Emblemas RS são
estampados nos encostos dos assentos de ambas as configurações. O
volante esportivo de couro da linha RS tem base aplanada e traz
botões para a operação do sistema de infotainment. O principal elemento
de controle é o botão rotativo e de pressão localizado no túnel do
console central. Um touchpad pode ser integrado na superfície do botão
opcionalmente, permitindo ações como rolar a tela,
dar zoom e escrever textos. Também está incluso no sistema um recurso
de pesquisa de texto que conclui automaticamente a entrada do usuário
após apenas algumas letras terem sido inseridas. O controle de voz pode
processar questões e comandos formulados pelo
motorista em linguagem cotidiana.
Online com o Audi connect
Quando
se falta de infotainment, o RS 3 Sportback é extremamente versátil. Um
módulo LTE traz os serviços do Audi
connect a bordo, incluindo navegação com Google Earth e Google Street
View, bem como informações sobre preços de combustíveis, previsão do
tempo, viagem e trânsito. O aplicativo Audi MMI connect permite aos
usuários transferir seus calendários de smartphones
para o sistema MMI. O motorista pode ainda pode enviar destinos do
Google Maps e destinos especiais para o sistema de navegação, além de
transmitir músicas da internet. Apple Car Play e Android Auto podem ser
usados para mostrar os aplicativos selecionados
para a tela a bordo e suprir as necessidades de telefonia, música e
navegação. Além disso, o sistema de navegação inclui um hotspot wi-fi
que permite aos passageiros conectar seus dispositivos móveis à
internet.
Outros
destaques incluem o Audi phone box, o sistema de som Bang&Olufsen
com 705 watts de potência e muitos dispositivos
de assistência ao motorista. Em tráfego lento de até 65 km/h, por
exemplo, o traffic jam assist mantém o carro a uma distância segura do
veículo da frente e pode assumir a direção por alguns momentos. Novidade
também no RS 3 Sportback é o assistente de emergência,
que freia o carro automaticamente se necessário, e o cross traffic
assist, que avisa quando um veículo cruza a traseira quando o motorista
está saindo de uma vaga de estacionamento.
Lançamento
Encomendas
para o RS 3 Sportback e o RS 3 Sedan podem ser feitas na Europa a
partir de abril; já o lançamento comercial ocorre em agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário