Edição especial e limitada do cupê vem com motor 3.0 litros de 460 cv capaz de atingir os 100 km/h em apenas 3,9 segundos
Fiel
à forma, os designers da BMW M deram os novos contornos ao M4 CS e que
refletem sua intenção explicitamente esportiva.
A assinatura visual é caracterizada por uma frente proeminente,
adornada por faróis de LED duplos de última geração, spoiler dianteiro
com grandes entradas de ar e dividido em três seções. Estas aberturas
servem para refrigerar o motor de alto desempenho com
um amplo suprimento de ar e os freios de compostos de cerâmica e
carbono, equipados com pinças de quatro pistões, na frente, e dois
pistões, na traseira. O novo defletor de ar frontal, específico para o
modelo, é feito de fibra de carbono. Este defletor juntamente
com o difusor traseiro – o mesmo usado no BMW M4 GTS – assim como o
aerofólio montado sobre a tampa do porta-malas, formam um conjunto capaz
de reduzir ao máximo as forças aerodinâmicas ascendentes. As luzes
posteriores agregam tecnologia inovadora OLED e
foram concebidas pela BMW M para os modelos M4 CS e M4 GTS.
São Paulo, 19 de junho de 2017 —
Lançado
recentemente na Europa, o novíssimo BMW M4 CS já está com o passaporte
carimbado para o Brasil. A data de chegada da edição especial e limitada
do cupê esportivo será confirmada
oportunamente, assim como seu preço sugerido no mercado brasileiro. O
BMW M4 CS preenche o espaço entre o M4 Coupé, equipado com o Competition
Package (Pacote de Competição), e o BMW M4 GTS, concebido
incondicionalmente para o uso em circuitos fechados. Com
seu desenho marcadamente esportivo, o novo BMW M4 CS prolonga uma
tradição de décadas de exitosos modelos M especiais, que se iniciou em
1988 com o BMW M3 Evolution, da geração E30. O novo BMW M4 CS será
produzido na fábrica da BMW de Munique, na Alemanha.
O
novo BMW M4 CS também marca a introdução de uma nova nomenclatura para
os modelos BMW M. Posicionados acima dos modelos M
tradicionais estão as versões Competition, com desempenho aprimorado.
Acima estão os modelos da edição especial CS, ainda mais potentes. E
posicionados no topo estão os chamados brand shapers, capazes de
maximizar seu desempenho na pista ao mesmo tempo em
que estão aptos a rodar nas ruas.
O
motor de alta performance 3.0 litros teve sua potência de saída elevada
a 460 cv, o que significa 29 cv a mais que o motor
do BMW M4 convencional. Graças à mais moderna tecnologia M TwinPower
Turbo, o BMW M4 CS rompe a marca dos 4 segundos, parando o cronômetro em
3,9 segundos ao acelerar de 0 (zero) a 100 km/h. A velocidade máxima do
BMW M4 CS, equipado de série com o Pacote
M Driver, é de 280 km/h, limitado eletronicamente. O motor de seis
cilindros em linha, submetido à pressão por dois turbocompressores
mono-scroll foi concebido para entregar um alto rendimento, uma linha de
torque elevada, mesmo em baixas rotações, e uma grande
eficiência com intercooler, injeção direta de gasolina High Precision
Injection, sistema de controle variável nas válvulas VALVETRONIC e
controle variável do comando de válvulas Duplo-VANOS.
O
BMW M4 CS está equipado de série com transmissão de dupla embreagem M
DKG, de sete marchas e Drivelogic. Este câmbio ultramoderno
é refrigerado a óleo e permite engatar as marchas automaticamente, ou
se preferir, trocá-las manualmente por meio das hastes no volante. As
mudanças de marcha ocorrem em frações de segundo e sem interrupção do
fluxo de torque. Ao mesmo tempo, a sétima marcha
possui relação longa para manter as rotações baixas e minimizar o
consumo de combustível em viagens mais longas.
A
suspensão do novo BMW M4 CS é praticamente a mesma utilizada no BMW M4
Competition Package. Seus componentes, tanto no eixo
dianteiro, quanto no traseiro, são feitos de alumínio forjado e,
portanto, são extremamente leves. Isso contribui para a estabilidade do
veículo além de beneficiar sua dirigibilidade. O M4 CS é equipado de
série com a suspensão Adaptive M, cuja geometria foi
ajustada para oferecer um desempenho aprimorado tanto nas ruas quanto
nas pistas. Prova disso é que o cupê foi desenvolvido e lapidado na
pista de teste mais exigente de todas quando o assunto é carros
esportivos de alta desempenho: a lendária Nürburgring
Nordschleife. Seu tempo percorrido no entorno do anel, de 7min38s,
insere o CS no território dos carros superesportivos.
Assegurar
a melhor aderência possível em todas as condições de condução é
responsabilidade do sistema DSC (Controle de Estabilidade
Dinâmico) – que inclui M Dynamic Mode – e o Active Differential
(diferencial ativo). Os sistemas de controle para a suspensão Adaptive
M, DSC e Active M Differential foram modificados de acordo com os
requisitos dinâmicos do BMW M4 CS assim como a configuração
da direção eletromecânica. O condutor tem a opção de ajustar as
configurações da direção e suspensão às suas preferências pessoais ou às
demandas da rota em questão. Para isso, ele pode selecionar um dos três
modos de condução (Comfort, Sport e Sport+) com
o toque de um botão. Embora o modo Comfort seja particularmente
adequado às condições de estrada precárias, a condução urbana e viagens
curtas, o Sport é ideal para os motoristas interessados em acelerar por
trajetos rústicos. E para aqueles que preferem pisar
fundo em circuitos fechados, o modo Sport+ abrirá caminho para tempos
de volta cada vez mais rápidos. O Sport+ gerencia todos os sistemas
relevantes para oferecer a melhor dinâmica possível.
Além
disso, as rodas de liga leve de 19 e 20 polegadas, dianteiras e
traseiras, respectivamente, desenvolvidas exclusivamente
para o M4 CS, também são muito apropriadas para uso em pista. De série
calçam pneus Michelin Pilot Sport Cup 2. Os pneus semi-slick, também
homologados para trafegar nas ruas, propiciam uma aderência imbatível e
suprema estabilidade lateral em altas velocidades,
bem como a melhor tração para arrancar rapidamente em curvas fechadas.
O
interior do novo BMW M4 estabelece um ambiente esportivo. Os assentos
esportivos M são revestidos com Alcantara e couro,
incluindo a forração da guarnição interna das portas feitas de fibras
naturais prensadas, com alças de lona no lugar dos puxadores
convencionais. A tampa do motor – com a característica saída de ar atrás
de uma saliente elevação marcada por vincos – e o teto
são feitos a partir de materiais leves, extremamente rígidos e de alta
tecnologia de composto de fibra de carbono com plástico reforçado
(CFRP).
Graças
ao uso generoso de couro e Alcantara, o M4 CS convence com uma
bem-sucedida combinação de ambiente esportivo e de classe
inigualável. O condutor do M4 CS não terá de renunciar a uma série de
comodidades entre elas, ar condicionado, sistema de som BMW Hifi
Professional especificamente adaptado às peculiaridades acústicas do
modelo e ainda mais, navegador GPS Professional.
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