Na próxima quarta (21/06), tem início a 26. ª ABF Franchising Expo, principal vitrine do setor de franquias no Brasil,
que ocorre até 24/06, no Expo Center Norte. O evento pretende reunir
cerca de 65 mil visitantes. Mesmo em um ambiente macroeconômico
desafiador, o mercado de franchising teve um crescimento nominal de
9,4% no primeiro trimestre de 2017.
A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 20 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitio ns.
Serão 400 expositores, do Brasil e do exterior, apresentando os lançamentos e tendências do setor. A fim de gerar ideias de pautas, imagens, sonoras e personagens elencamos abaixo algumas tendências e similaridades que identificamos entre os expositores:
1 – Inovação – Tema da feira deste ano. Além
de agrupar os fornecedores do sistema na área Montando Sua Franquia, a
feira criou o Smart Mall ABF, uma seção dedicada à inovação aplicada
ao Varejo, na qual redes de franquia e fornecedores apresentação
soluções para aumentar a produtividade e melhorar a gestão das redes.
Tecnologias como óculos de realidade aumentada, menus virtuais,
aplicativos de compra, treinamentos gamificados, holografia, vitrine
interativa, dentre outros, serão apresentados. Essa tendência à
inovação notamos também entre os expositores da feira, tanto em formatos
de loja, como modelos de negócio e segmentos.
2 – Novos nichos – Este ano a
feira tem 84 novos expositores, dentre os quais identificamos novos
ramos ingressando no franchising. Vejam alguns exemplos: ensino digital
de crianças e adolescentes (Happy Code), design de móveis
(Todeschini), hidroponia (Amar Hidroponia, franquia social do México),
parque de trampolins (Urban Motion), fotografia (Oasis Foto),
cuticularia (Beryllos), produtos de limpeza (Ecoville), delivery online
(Delivery Much), marketing sensorial (Ooxy Radio Indoor) e vigilância
(Tecvoz).
3 – Franquias light/compactas e novos formatos de ponto comercial
– o atual momento econômico tem levado algumas redes a desenvolverem
versões mais enxutas e/ou com menor valor de investimento inicial.
Também notamos formatos de ponto comercial diferenciados como móveis,
delivery, home-based, store in store (ou seja, loja dentro de loja),
quiosques, franquia de loja de fábrica e até em uma mala. Em 2017,
temos muitas redes com trailers e containers (incluindo uma
farmácia!!).
4 – Franquias de saúde – Com o
desemprego e a atividade econômica menor, muitas pessoas acabaram saindo
de seus planos de saúde. Uma alternativa para este público são as
redes de franquias de saúde, que tem apresentado um bom desempenho. Na
feira, teremos ao menos seis redes com este perfil com suas novidades.
5 – Internacionalização – De
acordo a ABF, atualmente 138 marcas nacionais operam em 61 países. Deste
total, 130 possuem unidades e 12 são exportadoras (8 apenas exportam e
4 também possuem unidades lá fora), enviando seus produtos para 80
destinos em todo o mundo. Este ano, notamos algumas redes captando
franqueados para abrirem unidades no exterior.
6 – Franqueado profissional/Multifranqueado
– tem crescido o número de franqueados com mais de uma unidade de uma
mesma marca ou até com mais de uma unidade de marcas diferentes. Em
2017, 74,5% das redes alegaram ter multifranqueados em suas operações,
ante um índice de 68,5% em 2016. Considerando-se as redes que possuem
multifranqueados, 23% de seus franqueados têm mais de uma unidade. Na
feira, veremos redes interessadas em atrair profissionais com este
perfil.
7 – Cenário econômico leva profissionais a empreender
– Como já ocorreu em outros momentos, a redução das perspectivas de
ascensão profissional e, em alguns casos, as indenizações recebidas em
demissões, levam muitos profissionais a realizarem o sonho do negócio
próprio por meio de uma franquia.
Confira no documento anexo um resumo dos lançamentos dos expositores da feira.
SERVIÇO
26.ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Horário de Funcionamento: De 21 a 24 de junho – 3ª a 6ª das 13h às 21h (sábado, das 11h30 às 18h30)
Preço do Ingresso Antecipado - compra online: R$ 60,00 – válido para todos os dias
Preço do Ingresso durante a realização do evento (online e na bilheteria local): R$ 70,00 – válido para todos os dias
Informações ao público: (11) 3598-7834
Website: www.abfexpo.com.br
26.ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Horário de Funcionamento: De 21 a 24 de junho – 3ª a 6ª das 13h às 21h (sábado, das 11h30 às 18h30)
Preço do Ingresso Antecipado - compra online: R$ 60,00 – válido para todos os dias
Preço do Ingresso durante a realização do evento (online e na bilheteria local): R$ 70,00 – válido para todos os dias
Informações ao público: (11) 3598-7834
Website: www.abfexpo.com.br
Sobre a ABF Franchising Expo
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 26.ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a pa rticipação no curso gratuito “Etapas Essenciais para Escolher uma Franquia”, que visa orientar o investidor para a melhor tomada de decisão. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de capacitação e ações da ABF. Mais informações no site: www.abfexpo.com.br.
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 26.ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a pa rticipação no curso gratuito “Etapas Essenciais para Escolher uma Franquia”, que visa orientar o investidor para a melhor tomada de decisão. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de capacitação e ações da ABF. Mais informações no site: www.abfexpo.com.br.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada há 29 anos para divulgar, defender e promover o desenvolvimento sustentável, técnico e institucional do modelo de negócio denominado como Franchising/Franquia. Sendo assim, a instituição reúne todas as partes envolvidas na franquia - franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – para garantir e disseminar as melhores práticas da indústria do franchising no Brasil. Entre as funções desempenhadas pela entidade estão orientar o investidor como pesquisar corretamente uma franquia, indicar leituras especializadas e fornecer dados sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior. Para as empresas interessadas em expandir seus negócios por meio do sistema de franquia, a ABF indica quais ações são neces sárias para formatar o negócio, assim como relaciona profissionais de consultoria em Franchising para auxiliarem o processo. Mais informações: www.abf.com.br e www.portaldofranchising.com.br .
Sobre a Informa ExhibitionsA ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada há 29 anos para divulgar, defender e promover o desenvolvimento sustentável, técnico e institucional do modelo de negócio denominado como Franchising/Franquia. Sendo assim, a instituição reúne todas as partes envolvidas na franquia - franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – para garantir e disseminar as melhores práticas da indústria do franchising no Brasil. Entre as funções desempenhadas pela entidade estão orientar o investidor como pesquisar corretamente uma franquia, indicar leituras especializadas e fornecer dados sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior. Para as empresas interessadas em expandir seus negócios por meio do sistema de franquia, a ABF indica quais ações são neces sárias para formatar o negócio, assim como relaciona profissionais de consultoria em Franchising para auxiliarem o processo. Mais informações: www.abf.com.br e www.portaldofranchising.com.br
A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 20 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitio ns.
Nenhum comentário:
Postar um comentário