Novos caixas eletrônicos incrementam conveniência, segurança e agilidade para bancos e correntistas;
fabricante aposta nos benefícios do crescimento da base de ATMs recicladores no setor financeiro
São Paulo, 1º de junho de 2017 –
Os
bancos brasileiros estão cada vez mais digitais e isso envolve
tecnologias que aumentam a comodidade, segurança e conveniência em todos
os canais. A OKI Brasil apresenta no CIAB 2017 um leque de soluções
em ATMs, biometria, integração de canais físicos e digitais, de
atendimento em agências e em serviços de TI, todas focadas em promover
agilidade e eficiência operacional para o setor bancário.
As mudanças
mais significativas se dão nos ATMs, os caixas eletrônicos. Eles estão
mais integrados às estratégias digitais dos bancos e continuam sendo
estratégicos, realizando 10 bilhões de transações em 2016[1],
quase o dobro das transações realizadas nas agências, sendo que 44%
destas envolveram movimentação financeira. Para efeito de comparação,
nas transações móveis, apenas 5% tiveram movimentação financeira. Em
linha com esta realidade, a tendência no Brasil é
a substituição dos ATMs atuais por modelos mais versáteis, com recursos
como a reciclagem de notas e integração com os smartphones.
Dos 185 mil
caixas eletrônicos em operação no Brasil em 2016, menos de 1% eram
recicladores. Caso 50% deste parque instalado fosse de ATMs
recicladores, a quantidade de dinheiro circulante neste canal poderia
ser
reduzido em R$ 2,2 bilhões[2],
mantendo os mesmos níveis de atendimento, reduzindo os custos
operacionais pela menor reposição por carros fortes. Nos ATMs
recicladores, notas
depositadas são reutilizadas mais tarde por outras pessoas em saques.
ATMs recicladores aceitam depósitos em maços de notas, sem usar
envelopes, checam se as notas são verdadeiras ou falsas e permitem ao
depósito ser creditado em tempo real na conta do correntista.
Além da
reciclagem, os ATMs precisam ser seguros para os correntistas, trazendo
os indispensáveis recursos de biometria e também a resistência aos
ataques por explosão. “No Brasil, como no resto do mundo, apesar
do forte aumento do uso dos canais móveis, a tendência é de aumento no
dinheiro circulante. Isso, aliado à maior racionalização e gerenciamento
do chamado “ciclo do dinheiro”, levará à gradual substituição do
parque instalado de ATMs convencionais, os dispensadores
de notas, por modelos recicladores, com eficiência operacional muito
maior, evolução que envolve também a integração dos ATMs aos novos
canais digitais, tornando-os ainda mais relevantes. E a OKI Brasil está
pronta para apoiar o processo de transformação
digital dos bancos que já estamos vivenciando”, diz Wilton Ruas,
presidente e CEO da OKI Brasil.
Além
da segurança e versatilidade de seus ATMs, a OKI Brasil também mostra
importantes avanços em suas soluções em biometria. “Um destaque
importante
da OKI Brasil no CIAB 2017 é a Plataforma Multibiométrica UNIQUE ID,
que permite gerenciar diversas plataformas biométricas de maneira
unificada. Se os leitores de impressão digital praticamente zeraram as
fraudes de identidade nos bancos, a tendência
é de adoção da biometria facial, usada de maneira complementar na
autenticação do autoatendimento e nas agências, e também para garantir a
integridade e segurança nos canais móveis e digitais”, complementa o
executivo.
Veja a seguir os produtos e soluções da OKI Brasil no CIAB 2017
SOLUÇÕES EM ATMs
ATM
Adattis Recyler – no CIAB 2017, a OKI Brasil mostra seu
ATM reciclador Adattis Recycler, integrado a canais móveis, com biometria e resistente a explosões.
Em linha com a convergência dos canais digitais nos bancos, a OKI
mostra um ATM em que operações agendadas num smartphone são concluídas
no caixa
eletrônico, com as operações sendo validadas com biometria facial no
smartphone e por impressão digital no ATM. A biometria integrada traz
mais conveniência e agiliza as operações, previne fraudes de identidade e
aumenta a segurança dos correntistas e instituições
financeiras. E a resistência a ataques por explosão se dá pela adoção
dos cofres bipartidos, em que mecanismos que lidam com as notas e os
cassetes que guardam o dinheiro ficam em compartimentos blindados
separados. Adicionalmente, os cassetes da OKI podem
contar com o recurso de entintamento.
ATM multifuncional
–
outro ATM reciclador da OKI Brasil, também com o cofre bipartido, mostra
a versatilidade surpreendente destes equipamentos: além da integração
com canais móveis e da biometria, o ATM pode fazer o câmbio
de moedas, inclusive digitais, dispensar cartões de crédito e pré-pagos
e apresenta o exclusivo scanner de cheques OKI, lançado no CIAB e que
foi desenvolvido para o mercado brasileiro, e que aceita depósitos de
cheques em maços.
O
câmbio de moedas digitais acontece graças a um leitor ótico
bidimensional, capaz de ler os códigos de barras de contas e também QR
Codes, impressos
ou exibidos nas telas de celulares. No CIAB a OKI mostra como o sistema
pode validar operações de câmbio de moedas digitais com tecnologias
Blockchain (como o Bitcoin, por exemplo), com a transação iniciando no
QR Code gerado na tela de um smartphone e reconhecido
pelo ATM.
E
o scanner de cheques OKI permite depositar cheques em maço, sem o uso
de envelopes, e com grande agilidade: até 50 cheques podem ser colocados
no
equipamento, tendo sua imagem digitalizada e processada em tempo real,
agilizando sua compensação. Num processo convencional, os cheques
precisariam ser validados por um operador. O ATM traz ainda uma unidade
dispensadora de cartões pré-pagos, de débito ou
de crédito, conforme a conveniência do banco. Em operações de câmbio de
dólares ou de Bitcoins para reais, por exemplo, por conta dos valores
quebrados, o usuário pode receber parte do dinheiro em cédulas e parte
num crédito embutido num cartão pré-pago.
SOLUÇÕES EM BIOMETRIA
No CIAB a OKI mostra a evolução de sua
Plataforma Multibiométrica UNIQUE ID, que permite
gerenciar diversas biometrias de maneira alternada ou complementar, e
que tem importância estratégica para os bancos ao permitir um tratamento
unificado de diversas bases biométricas.
A UNIQUE ID já é utilizada no maior projeto privado de biometria em operação no País, num grande banco brasileiro e que conta com mais de 40 milhões de cadastros. E se hoje há bancos que adotam biometria de impressão digital, futuramente poderão usar biometrias facial e/ou de voz, adotando a mais adequada conforme o canal de atendimento ou necessidade (a de impressão digital no autoatendimento, voz no call-center, facial nos canais móveis e assim por diante). Além de uma melhor gestão e segurança, a Plataforma Multibiométrica da OKI Brasil preserva os investimentos do banco em TI, podendo ser facilmente integrada aos canais existentes e futuros.
A UNIQUE ID já é utilizada no maior projeto privado de biometria em operação no País, num grande banco brasileiro e que conta com mais de 40 milhões de cadastros. E se hoje há bancos que adotam biometria de impressão digital, futuramente poderão usar biometrias facial e/ou de voz, adotando a mais adequada conforme o canal de atendimento ou necessidade (a de impressão digital no autoatendimento, voz no call-center, facial nos canais móveis e assim por diante). Além de uma melhor gestão e segurança, a Plataforma Multibiométrica da OKI Brasil preserva os investimentos do banco em TI, podendo ser facilmente integrada aos canais existentes e futuros.
ATM com biometria facial Face-Tracking – a OKI mostra uma solução em um ATM que
realiza a autenticação contínua do correntista por sua biometria facial, durante as operações, graças ao recurso
Face-Tracking, que reconhece e acompanha o usuário. Caso o
correntista saia do campo visual do ATM, a operação em andamento pode
ser finalizada automaticamente. Adicionalmente, o mecanismo também pode
vincular os parâmetros faciais do correntista
ao seu cadastro biométrico no banco, associando-o à impressão digital
da pessoa, por exemplo. O ATM também apresenta recurso para transações
contactless graças a um dispositivo com a tecnologia NFC–Near Field Communication,
para transações sem fio com dispositivos como alguns smartphones compatíveis.
Biometria facial em canais móveis -
os canais móveis são cada vez mais importantes
na agenda do setor financeiro e a OKI Brasil propõe a adoção da
biometria facial na validação de transações em smartphones. Ao adotar a
biometria da OKI no autoatendimento e agências, os bancos praticamente
zeraram os casos de fraude de identidade. Agora é
o momento de estender este elevado nível de segurança e integridade
também para o canal digital. Na solução OKI, a face do usuário é
reconhecida como se fizesse uma
selfie, ao validar uma transação, com a imagem sendo
comparada ao cadastro feito previamente na base de dados biométricos no
banco. A solução já está pronta para ser adotada pelos bancos
interessados.
Tecnologia 3D no cadastro biométrico – a OKI, em linha com a próxima onda em biometria, focou na conveniência e comodidade ao pensar no cadastro
biométrico facial dentro e fora do ambiente de agência, mostrando uma solução conceitual de
Tecnologia 3D no cadastro biométrico, em que uma câmera especial
com sensores infravermelhos e lentes separadas, com visão de
profundidade, é usada para capturar um registro facial de qualidade. A
solução permite o cadastro da face do usuário em qualquer
ambiente, isolando-a das imagens de fundo. A proposta da OKI é de, no
futuro, tornar mais fácil e simples o processo de cadastro facial,
mantendo sua confiabilidade. Com a solução, basta ter um notebook
equipado com a câmera especial para realizar o cadastro
facial do correntista, substituindo equipamentos usados hoje e
encontrados, por exemplo, num Poupatempo (PC, câmera, flash, anteparos,
etc.).
Projeção facial 3D Made in Brazil -
a
OKI demonstra sua expertise em biometria no CIAB exibindo sua solução de
projeção facial desenvolvida localmente no país pela BioLógica, uma
empresa do Grupo OKI. Utilizando avançados algoritmos na
manipulação de imagens, a solução consegue projetar um modelo 3D de
qualquer pessoa a partir de fotos de um rosto. Este modelo
tridimensional da face pode ser construído a partir de uma única foto
frontal ou a partir de três fotos (uma frontal e duas de perfil),
e mostra efeitos como envelhecimento ou ganho de peso, entre outros
parâmetros. A solução pode ser utilizada na área de segurança pública na
construção de retratos falados ou na busca por desaparecidos. Usando
uma foto de uma criança desaparecida há dez anos,
por exemplo, a solução consegue projetar como seria o rosto dela hoje.
SOLUÇÕES EM INTEGRAÇÃO DE CANAIS
Integração dos canais físicos e digitais -
para
a OKI os canais físicos e digitais podem e devem ser tratados de
maneira complementar. A empresa mostra esta integração, que vai ao
encontro das estratégias ominichannel dos bancos (tratar o cliente
com uma visão única, não importa que canal de relacionamento ele use)
em um exemplo no qual o usuário solicita um atendimento de um consultor
do banco e uma aplicação de agendamento mostra as agências mais próximas
e os horários disponíveis. O cliente seleciona
a opção desejada, recebe uma notificação de confirmação e, ao chegar à
agência desejada, aproxima seu smartphone de um quiosque de
autoatendimento com sensor NFC (que usa a tecnologia sem fio
Near Field Communication), e recebe uma senha daquele agendamento e daí é só o correntista aguardar sua chamada nos painéis de atendimento.
É
como se o correntista já tivesse ‘entrado na fila’ pelo aplicativo
móvel. Além disto, na área de ATMs, a OKI mostra um exemplo de
agendamento de
saque no smartphone e que pode ser finalizado no ATM, com validação
por biometria facial no smartphone e finalização com biometria de
impressão digital no caixa eletrônico.
Cofre Inteligente – com
base em sua expertise no setor financeiro e no varejo, a OKI Brasil
mostra no CIAB o seu Cofre Inteligente, solução que faz a ponte entre os
setores financeiro e de varejo, sintetizado em um equipamento que
promove a eficiência na gestão de numerário. O cofre
aceita depósitos de notas em maços, identificando se as notas são
verdadeiras ou falsas, contabilizando-as a uma velocidade de até 8 notas
por segundo e armazenando-as em um compartimento blindado, prontas para
serem retiradas por empresas transportadoras
de valores. Ao apresentar recursos que posicionam a solução na
categoria de cofres inteligentes de alta performance, a OKI propõe que o
cofre seja adotado pelos bancos ou empresas de transporte de valores em
parceria com as redes varejistas.
Soluções em serviços -
além das soluções e conceitos em tecnologia de autoatendimento para
agências, a OKI Brasil também mostra suas soluções em Serviços de TI que
promovem a gestão e monitoramento, suporte e reparo de infraestruturas
de TI com elevados níveis de atendimento e cobertura
em mais de 5000 municípios brasileiros.
Sobre a OKI Brasil
A
OKI Brasil é provedora de soluções tecnológicas em automação bancária,
automação comercial e serviços de TI. Empresa do grupo japonês OKI, é
resultado da parceria
estratégica entre a OKI Electric com a Itautec e conta com mais de 2500
colaboradores e extensa rede de serviços, cobrindo mais de 5000
municípios brasileiros, com mais de 1000 técnicos de campo. É líder
tecnológica em automação comercial, com presença relevante
nos maiores players dos segmentos magazines, supermercados, drogarias e
varejo de eletroeletrônicos. Considerando as bases originárias de
Itautec e OKI Electric, o grupo OKI tem a 4ª maior base instalada de
ATMs no mundo. Além disto, a OKI Electric é líder
no mercado asiático de ATMs recicladores, com destacada presença no
Japão e China. As soluções da OKI Brasil oferecem alto grau de
produtividade, agilidade e segurança nos processos de nossos clientes e
contribuem para a realização de seus objetivos e para
o crescimento de seus negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário