· Motor 2.9 TFSI biturbo desenvolve 450 cv e 600 Nm
· Design combina esportividade, elegância e versatilidade para o uso diário
· Modelo chega ao mercado brasileiro no início de 2018
Na segunda geração do RS 5 Coupé, a Audi Sport
apresenta seu primeiro modelo com o idioma de design atual da família
RS. Seu novo motor biturbo 2.9 TFSI produz 450 cv e 600
Nm de torque. A transmissão quattro de série distribui a potência para
as quatro rodas.
“O
novo RS 5 Coupé é o gran turismo entre os modelos da linha RS. O cupê
combina estética elegante com grande versatilidade para o dia a dia. O
motor V6 biturbo foi desenvolvido do
zero e oferece um desempenho significativamente maior, além de mais
eficiência”, afirma Stephan Winkelmann, CEO da Audi Sport GmbH.
Para
o RS 5 Coupé, os designers se inspiraram nos distintos detalhes do
modelo de competição Audi 90 quattro IMSA GTO. Grandes entradas de ar
com a grade tipo colmeia típica dos modelos
RS caracterizam a dianteira do carro. A grade Singleframe é muito mais
larga e plana do que no A5 comum. Ao lado dos faróis estão as entradas
de ar adicionais; e painéis escurecidos diferenciam os faróis LED Matrix
opcionais. Rodas de alumínio de 19 polegadas
são equipamentos de série, com conjunto de aro 20 como opcional. O
acabamento esportivo do veículo é detalhado pela entrada do difusor e
pelo sistema de escapamento ovalado característicos da linha RS, além do
spoiler montado na tampa traseira. Com 4.723 milímetros
de comprimento, o novo RS 5 Coupé é 74 mm maior que o modelo anterior.
O
motor 2.9 TFSI V6 biturbo oferece significativo aumento de potência e
eficiência, além de seu incomparável som grave. O propulsor desenvolve
450 cv e seu torque máximo é de 600 Nm, 170
Nm a mais que o modelo anterior – está disponível em uma faixa de
giros de 1.900 rpm a 5.000 rpm. O modelo top de linha da família A5
acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atinge uma velocidade máxima
de 250 km/h, limitada eletronicamente, ou 280 km/h
no pacote dinâmico (opcional).
Os
dois turbocompressores do V6 estão posicionados centralmente dentro do V
e cada um deles alimenta um único bloco de cilindros. O processo de
combustão de ciclo B com injeção direta
central representa um novo nível de eficiência na família RS. Em
relação ao consumo de combustível, por exemplo, o modelo ficou cerca de
17% mais econômico se comparado à geração anterior. Também vantajosa no
novo RS 5 Coupé é a sua drástica redução de peso.
O veículo pesa 1.655 kg – 60 kg a menos do que anteriormente. Teto com
estrutura de fibra de carbono visível também está disponível como
opcional.
A
potência do biturbo flui por meio de uma transmissão tiptronic de oito
velocidades com relações esportivas, que oferece tempos de trocas
otimizados, e segue até a tração integral quattro, que conta com um
diferencial central autoblocante. As forças motrizes são distribuídas
assimetricamente entre os eixos na proporção 40:60, garantindo assim um
comportamento dinâmico ideal e os melhores níveis possíveis de
segurança. A Audi Sport também oferece um diferencial
esportivo traseiro opcional.
A
revisada suspensão multilink de cinco braços é usada no eixo dianteiro.
Na traseira, uma suspensão de cinco braços substitui a suspensão
trapezoidal usada no modelo anterior. Isso aprimora as características
de direção esportiva e a agilidade, além de melhorar significativamente
o conforto. Com a suspensão esportiva RS, o novo RS 5 Coupé é 7 mm mais
baixo que o modelo de entrada. Como alternativa, a Audi Sport também
oferece a suspensão com Dynamic Ride Control
(DRC), freios de cerâmica e direção dinâmica com ajuste específico RS. O
motorista pode tornar sua experiência de condução ainda mais individual
por meio do sistema drive select, que altera as características do
veículo conforme os gostos do condutor.
Todo
preto, o interior é altamente sofisticado e tras muitos equipamentos
esportivos. Os bancos RS – opcionalmente disponíveis também com
revestimento de couro Napa fino – e o volante esportivo multifuncional
com base aplanada de couro também destacam as características de alta
performance do cupê em seu interior. O volante traz o emblema RS, assim
como os encostos dos bancos dianteiros e a base da alavanca do câmbio.
Telas especiais RS no Audi virtual cockpit
fornecem informações sobre a pressão dos pneus, o torque e a força G.
Uma luz alerta o motorista a hora de trocar as marchas quando o limite
de rotações é atingido. O pacote de design RS traz a cor vermelha como
contraste esportivo no console central, bem
como nos apoios dos braços, nos cintos de segurança e nos tapetes com o
logotipo RS. O volante, a alavanca de câmbio e as o acabamento interno
são revestidos com couro Alcântara. O pacote de design verde Sonoma da
Audi exclusive enriquece o interior com uma
costura contrastante apropriada – perfeita para a nova e exclusiva cor
externa.
Uma
ampla gama de opções de informações e entretenimento certamente manterá
os passageiros entretidos. Opcionalmente disponível, o MMI navigation
plus com MMI touch inclui o módulo de hardware Audi connect.
O equipamento conecta o novo RS 5 Coupé à internet usando a tecnologia
LTE. Graças ao Audi connect SIM, permanentemente instalado no carro, o
pacote de dados de preço fixo para serviços de conexão, incluindo
roaming na Europa, é gratuito por três anos. Os
passageiros podem navegar na internet com seus dispositivos móveis por
meio da opção de hotspot Wi-Fi. O Audi smartphone interface usa o Apple
Car Play e o Android Auto para disponibilizar aplicativos selecionados
em um menu MMI separado. A operação é fácil
e intuitiva, graças ao controle de voz em linguagem coloquial, à função
de pesquisa livre de texto e ao volante multifuncional. O touchpad no
console central pode ser usado para dar zoom, rolar a tela e inserir
caracteres. Outras tecnologias de ponta, como
o head-up display e mais de 30 sistemas de assistência ao motorista
aumentam a segurança, o conforto e a eficiência do modelo. A interação
inteligente entre esses sistemas representa mais um passo rumo à direção
autônoma.
O
novo RS 5 Coupé chegará às concessionárias da Alemanha e de outros
países europeus neste mês. No Brasil, o carro começa a ser vendido no
início de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário