sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

BASF seleciona 11 projetos de impacto social e ambiental para apoio em 2018

·         Projetos selecionados por meio do Edital BASF Conectar para Transformar serão realizados no Brasil, Chile e Argentina
·         As iniciativas contemplam as áreas de educação científica e ambiental, empregabilidade e proteção dos recursos naturais e biodiversidade
 
Por meio do Edital Conectar para Transformar, a BASF, empresa química líder em inovação, selecionou onze projetos de impacto social e ambiental que serão apoiados em 2018 no Brasil, Chile e Argentina. Os projetos têm como foco: educação científica e ambiental, empregabilidade e proteção dos recursos naturais e biodiversidade.
A seleção dos projetos foi feita com o objetivo de contribuir ainda mais para o desenvolvimento das comunidades de Guaratinguetá e São Bernardo do Campo, no Brasil; Quinta Normal, no Chile; e Tortuguitas, Malvinas Argentinas, na Argentina, onde estão localizadas unidades da BASF. Este ano, o edital da empresa recebeu a inscrição de 116 projetos, aumento de 84% em comparação ao ano anterior.
O Edital BASF Conectar para Transformar faz parte da Estratégia de Engajamento Social da empresa na América do Sul, que prevê ampliar o impacto positivo ao conectar a resolução de desafios sociais à estratégia de negócio. As iniciativas selecionadas contribuem ainda para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), de forma a englobar uma visão ambiental, social e econômica.
“Buscamos projetos de impacto social ou ambiental que tenham escalabilidade, para que o apoio da BASF seja apenas o início de um benefício que possa ser estendido e tenha continuidade, de forma sustentável”, destaca a diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BASF para a América do Sul, Cristiana Brito.
Conheça os projetos que serão apoiados, em 2018, pela BASF com recursos próprios:
São Bernardo do Campo:
1.    Brincando Comciências, da Fundação Abrinq
O projeto objetiva incentivar aprendizagens relacionadas ao raciocínio lógico (matemático) e científico (ciências da natureza) de alunos da pré-escola por meio da melhoria das práticas pedagógicas da rede pública de ensino. Cerca de 40 professores serão capacitados pela iniciativa e 1.800 alunos entre 4 e 5 anos serão beneficiados diretamente.
2.    Projeto Mão na Massa, do Instituto Geração Futura
Objetiva capacitar em panificação mulheres moradoras dos bairro Demarchi, Batistini, Botujuru e dos Casa, com idade a partir de 18 anos, que se encontram em situação de baixa renda e vulnerabilidade social. A comunidade como um todo também será impactada, pois a ação dessas mulheres visa fortalecer o comércio local.
Guaratinguetá:
3.    Robótica Educacional, da Rever Juntos
O projeto pretende aproximar professores e alunos do ensino médio dos conhecimentos de robótica e lógica. A iniciativa  visa auxiliar os estudantes na incorporação do raciocínio lógico e do interesse pelas ciências exatas e da natureza no currículo do ensino médio.
4.    Programa Experimento, da Fundação Siemens
Apoiado pelo segundo ano pelo edital, o projeto visa promover o ensino das ciências naturais para estudantes do ensino fundamental da rede municipal. O projeto consiste na capacitação de professores da rede pública, gestores escolares e coordenadores pedagógicos, além da realização de feiras de ciências nas escolas. As novidades para 2018 são a  ampliação do impacto do projeto nas escolas e também  sua contribuição para a elaboração de um projeto de lei de iniciativa popular que institua uma política municipal de educação científica.
5.    Mobilização Socioambiental O Verde e Azul no Vale - Caminhos da Mata Atlântica, da Corredor Ecológico
O projeto irá promover ações de conscientização sobre o Vale do Paraíba e técnicas de criação e manutenção de hortas comunitárias. O público principal são alunos de cinco escolas municipais de bairros próximos da BASF em Guaratinguetá. 
Tortuguitas, Malvinas Argentinas, Argentina
6.    Programa Formação e Trabalho, da Forge Foundation
Apoiado pelo segundo ano pelo edital,  a iniciativa irá capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. Os participantes receberão tutoria e formação técnica nas áreas de administração, vendas, produção e logística, saúde e tecnologia da informação. A novidade para o próximo ano será a busca ativa das empresas para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. 
7.    Impulso Dínamo, da Libertate
Projeto oferece capacitação e formação técnica para jovens com deficiência. Um dos módulos deste treinamento será o de ferramentas digitais, ministrado por um instrutor com deficiência.
8.    O Bom Uso do Dinheiro, da Nuestras Huellas
O projeto objetiva o fortalecimento de negócios criados por mulheres empreendedoras, gerando genuínas fontes de emprego, por meio de workshops de ferramentas financeiras, como finanças básica, planejamento estratégico, tomada de decisão e controle de orçamento.
Quinta Normal, Santiago, Chile:
9.    Transformando a Microempresa em um Negócio Sustentável, da Integrare
Apoiado pelo segundo ano pelo edital, o projeto visa capacitar e fortalecer a competitividade de microempresas para alcançarem um alto grau de sustentabilidade em seus negócios. Por meio de workshops e seminários, o objetivo é incentivar a formalização das empresas e gerenciar as certificações necessárias para o crescimento, além de promover a educação financeira.
10. Apresto Laboral, da Actitud Lab
Projeto que visa empoderar cerca de 300 estudantes do ensino técnico profissionalizante para o mercado de trabalho. Com apoio de voluntários da BASF, a iniciativa busca impactar esses jovens de forma a melhorar suas expectativas e oportunidades de emprego para entrar no mercado de trabalho, oferecendo ferramentas como elaboração de  currículo,  preparação para entrevistas de trabalho, entre outros.
11. Fortalecimento da Reciclagem, da Nazca
O projeto objetiva fortalecer o trabalho de recicladores da comunidade de Quinta Normal, promovendo a melhoria e profissionalização da gestão dos pontos verdes, de coleta seletiva. Visa ainda fortalecer os recicladores de base e contribuir diretamente com a atualização do sistema de reciclagem e promover melhores condições de trabalho, além da criação de um sistema de reciclagem de alto padrão e baixo custo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário