Por Bryan Chaney, Diretor de Marca Empregadora do Indeed
Talvez você já tenha escutado (ou até usado) o
termo “marca empregadora” sem ter certeza absoluta do que ele significa
e como é diferente do conceito de “marca de talentos”. Criado em 1996, a
marca empregadora é um nicho relativamente
novo relacionado à atração de talentos. Embora a marca de talentos e a
marca empregadora tenham algumas áreas de sobreposição, esses dois
termos possuem várias diferenças importantes.
A maioria dessas diferenças está ligada à voz
das suas contratações em potencial, ou do seu público. Não se engane,
você possui muitas audiências. De fato, existem pelo menos três lados de
cada história. Vamos olhar mais de perto o
que diferencia esses conceitos e porque ambos são importantes para a
reputação da sua empresa como uma empregadora.
Os benefícios e riscos da estratégia de marca empregadora
Uma marca empregadora trata-se, sobretudo, de
contar histórias. Ela abrange como você deseja que a sua organização
seja percebida e a mensagem específica usada ao compartilhar informações
sobre ela.
As empresas possuem um grande controle sobre o
marketing de marca empregadora, o que às vezes pode causar problemas -
como quando várias empresas usam a mesma mensagem repetidamente. Essas
frases parecem familiares?
- Nossas pessoas são o nosso maior patrimônio.
- Possuímos benefícios e vantagens incríveis.
- Oferecemos desenvolvimento e progressão na carreira.
- Somos a empresa mais inovadora do nosso segmento.
Elas parecem grandes afirmações no início, mas
após a 27ª vez que um funcionário em potencial ouve a frase “Temos as
melhores pessoas”, ela pode começar a perder o significado. Isto é o que
chamamos de “Estratégia de Marca Empregadora”.
Fica ainda pior se essas frases não forem
verdade, o que acontece com mais frequência do que você pensaria. Mesmo
se os líderes de uma organização forem bem-intencionados, eles podem
desenvolver uma visão distorcida das experiências
de seus funcionários.
E quando as empresas tentam vender uma marca
imprecisa ou sem autenticidade para funcionários em potencial, isso pode
ter custos tanto em longo prazo quanto em curto prazo em termos de
atração de talentos, engajamento e retenção dos
funcionários.
A marca de talentos reflete as histórias contadas pelos colaboradores
De acordo com a TalentBrand.org*,
a marca de talentos se faz com as histórias e experiências contadas
pelos funcionários. Então como ter
certeza de que a sua ideia de marca está alinhada com a realidade do
que os colaboradores estão dizendo? É aí que entra a visão holística da
sua reputação.
Ao mesmo tempo em que a sua marca empregadora
pode ser moldada e refinada pelos líderes da sua organização, a marca de
talento vem diretamente das experiências e feedback dos funcionários.
Em outras palavras, a sua marca de talento não
é o que o seu website ou rede social diz. Atuais, antigos e até os
funcionários em potencial definem a sua marca de talento por meio de
posts na rede social, comentários em sites, conversas
diretas, interações e recomendações.
Essas opiniões de funcionários são valiosas e
servem para que os líderes da empresa se certifiquem de que a marca
empregadora está em linha com as experiências dos funcionários.
No entanto, esta é apenas uma peça do quebra-cabeça da Marca de Talento que você precisa analisar.
O valor da sobreposição
As empresas podem extrair o máximo de suas
identidades de marca de talentos e marca empregadora quando levam em
consideração esses dois conceitos ao mesmo tempo. Como saber quais
canais são importantes o bastante para monitorar? Basta
ver de onde ocorrem os maiores fluxos de candidatos.
Unir esses dois tipos de estratégia de marca
ajuda a visualizar a sobreposição entre a maneira com a qual você
enxerga a sua marca e como os funcionários enxergam a sua empresa. Esta
área de sobreposição pode esclarecer onde o coração
da sua marca está de verdade.
Ao focar nos aspectos da sua marca que os
funcionários realmente apreciam, você terá um senso mais forte de quais
vantagens e atributos da sua empresa você deve amplificar e compartilhar
mais abertamente para atrair os tipos de pessoas
que deseja contratar.
E quem sabe? Isto pode até significar que você
pode trocar a fase “temos as melhores pessoas” por algo que seja muito
mais apropriado.
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