- O modelo rodoviário O 500 RSD conquista o Prêmio AutoData 2018 na categoria “Veículo Ônibus”
- Grande novidade do ano, o piloto automático adaptativo (ACC) é um importante passo para a condução autônoma de ônibus no Brasil
- Com essa tecnologia, o veículo acelera e freia sem intervenção do motorista, mantendo distância segura em relação ao veículo à frente
O
compromisso permanente da Mercedes-Benz com o desenvolvimento e a
inovação tecnológica de veículos comerciais ganhou mais um importante
reconhecimento. Conforme resultado
anunciado ontem, na cidade de São Paulo, o chassi O 500 RSD para
aplicação rodoviária conquistou o Prêmio AutoData 2018 na categoria
“Veículo Ônibus”, a partir da votação de cerca de 15.000 leitores e
participantes do Congresso Perspectivas 2019.
“Essa
premiação nos orgulha e motiva a seguir buscando novas soluções
tecnológicas que elevem o nível de desempenho, conforto, segurança,
economia e compatibilidade ambiental
dos ônibus da marca”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing
Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso também é um prêmio aos
passageiros que utilizam diariamente os nossos ônibus por esse imenso
país e que contam com veículos cada vez mais seguros
e confortáveis para ir e vir com total tranquilidade e bem-estar a
bordo”.
“Temos
utilizado as redes sociais para mobilizar e motivar a participação de
todos, afinal, os ônibus fazem parte do dia a dia de milhões de
pessoas”, destaca Walter Barbosa.
“Um exemplo de sucesso dessa iniciativa é a campanha Engenheiros do
Futuro, que conta com a participação de crianças em torno de ideias
sobre transporte de passageiros e mobilidade. Também queremos ser
referência nessa visão compartilhada de futuro com todos
os públicos”.
Ainda
de acordo com o executivo, o reconhecimento da AutoData reafirma ainda a
liderança de vendas da Mercedes-Benz no País. “No volume acumulado de
janeiro a outubro deste
ano, foram emplacados 1.645 ônibus rodoviários da nossa marca, o que
nos dá cerca de 58% de participação no segmento”, informa Walter
Barbosa. “Isso significa 135% de crescimento no volume de vendas em
relação ao mesmo período de 2017, quando foram emplacadas
701 unidades”.
Mercedes-Benz é referência em segurança ativa de ônibus rodoviários
Referência
em segurança ativa de ônibus rodoviários, a Mercedes-Benz trouxe para o
Brasil o avançado piloto automático adaptativo – ACC, já disponível
para chassis rodoviários
O 500 RS e RSD. Com isso, a marca antecipou uma tecnologia de segurança
e conforto que estará presente no ônibus autônomo do futuro quando este
veículo chegar ao País.
O
piloto automático adaptativo reduz o risco de acidentes, trazendo mais
segurança para os passageiros, motoristas e outros veículos da via.
Graças à atuação de sensores,
esse avançado sistema identifica os veículos à frente até 200 metros,
mesmo numa situação de neblina, vantagem muito importante nas estações
frias do ano, aumentando a segurança e conforto nas estradas.
“A
introdução do ACC no modelo rodoviário O 500 representa um importante
passo da Mercedes-Benz rumo ao ônibus autônomo com sistemas ativos de
segurança no Brasil. Isso também
ocorreu com o sistema de frenagem de emergência AEBS, disponível para
modelos O 500”, afirma Walter Barbosa. “Assim estamos antecipando
tecnologias já presentes no inovador Future Bus Mercedes-Benz na Europa,
que demonstrou sua eficiência e confiabilidade
num circuito fechado de BRT na Holanda”.
Itens de segurança em ônibus rodoviários O 500
- ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo
- AEBS (Advanced Emergency Braking System) – sistema de frenagem de emergência
- LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa
- TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus
- Retarder – sistema auxiliar de freio
- Top-Brake – freio-motor auxiliar
- Suspensão com sistema anti-tombamento
- ABS – sistema anti-travamento
- ASR – sistema de controle de tração
- EBS – sistema eletrônico de freios
- ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente
- ESP – controle eletrônico de estabilidade
- Eixo ERA direcional com foco em maior estabilidade
- Freio a disco
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