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Luxuosamente equipado, o SUV-cupê combina negócios e prazer
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Potente motor 3.0 TFSI quattro com 340 cv traz sistema híbrido leve
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Lançamento no mercado brasileiro está marcado para 2019
O novo Audi Q8 é uma das estrelas que a
marca alemã apresenta na 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel
de São Paulo 2018.
O modelo, completamente novo na linha de produtos da marca, combina o
melhor de dois mundos – a elegância de um cupê de quatro portas de luxo e
a conveniente versatilidade de um SUV de grande porte. O interior com
dimensões generosas e compartimento de bagagens
variável, sistema operacional de última geração, suspensão tecnológica e
sistemas de assistência inteligentes fazem do Q8 uma ótima companhia
para negócios ou para prazer. Com o sistema de tração integral
permanente quattro e uma altura livre do solo de até
254 milímetros, o SUV-cupê pode seguir sem ressalvas quando o asfalto
termina. Fabricado na planta de Bratislava (Eslováquia), o Q8 chega ao
mercado brasileiro em 2019.
Versátil, esportivo e elegante: conceito de espaço e dimensão
Com
4.986 milímetros de comprimento, 1.995 de largura e 1.705 milímetros de
altura, o novo Q8 exala esportividade e prestígio como nenhum outro SUV
da marca. Sua linha
de teto no estilo cupê aparenta ser muito mais baixa que a do Q7. O
carro é 66 milímetros mais curto, mas 27 milímetros mais largo que o
“irmão”. A dianteira distinta, o balanço traseiro curto, a altura do
solo de até 254 milímetros e as enormes rodas pintam
um quadro de dinâmica poderosa.
Com
entre-eixos de quase três metros, o Q8 oferece um amplo espaço para
cinco ocupantes. O espaço interno excede o de concorrentes diretos em
quase todas as dimensões
relevantes.
Com
seu grande compartimento de bagagens e espaço generoso de armazenamento
dividido com bandejas, o Q8 é ideal para longas jornadas. O porta-malas
comporta 605 litros
e pode ter sua capacidade aumentada para até 1.755 litros com os
assentos traseiros rebatidos. Duas bolsas de golfe podem facilmente ser
armazenadas no SUV. A tampa traseira pode ser operada eletricamente e há
opção disponível de abertura e fechamento por
um gesto com o pé.
A nova “cara” da família Q: o design externo
O
Q8 é um representante da linguagem de design progressiva que a Audi
apresentou no novo A8. Contornos fortes e superfícies tensas e atléticas
se convertem em uma sensação
de poder, sofisticação e a dinâmica especial da tração integral nas
quatro rodas. O Q8 interpreta essas características de sua própria
maneira, como uma fusão entre um elegante cupê de luxo de quatro portas
com um SUV de grande porte, e ecoa um ícone da marca:
o quattro original.
Com
a imponente grade Singleframe com design octogonal, o Q8 é a nova
“cara” da família Q. Seis aletas cromadas verticais fazem a grade do
radiador parecer ereta e sólida.
O spoiler e as grandes entradas de ar com contornos fortes também
destacam a aparência agressiva.
Graças
às portas sem molduras, a linha do teto do tipo cupê se estende
visualmente ao longo da carroceria do veículo, terminando no longo
spoiler de teto. A linha arqueia-se
ligeiramente na direção das colunas D, que são sustentadas por
contornos largos e musculosos – reminiscentes do Audi quattro original. A
linha do ombro deixa o SUV com uma aparência estivada, conectando
elegantemente as potentes caixas de roda.
Proporções
compactas esportivas combinadas a um teto com estilo cupê e uma janela
plana formam a traseira. Um elemento estreito de alto brilho preto com
uma faixa de luz
integrada se estende entre as lanternas. Essa é uma característica dos
principais modelos da Audi, acentuando a largura do Q8. A faixa cria uma
assinatura independente de luz diurna ou noturna, assim como no quattro
original. O difusor tem quatro aletas verticais
e um cano de escapamento integrado em cada lado.
Característica digital: tecnologia de iluminação e design
Para
os faróis, os clientes do Q8 podem escolher entre duas versões, ambas
com tecnologia de LEDs. De longe, as luzes parecem bem planas. A parte
superior integra as luzes
de condução diurnas a o farol baixo, entre outras funções. O facho de
luz alta é posicionado na parte de baixo, escurecido e deslocado para
trás.
As
luzes de condução diurna trazem um design tridimensional pela primeira
vez. Elas consistem em sete segmentos curtos e dois longos na
extremidade dos faróis. Os últimos
deslocam o foco visual para o exterior, destacando a largura do Q8. A
lanterna tem design tridimensional similar com seus doze segmentos
conectados pela faixa de luz que simula a profundidade.
Simplicidade é o novo premium: o design interno
O
display superior MMI sensível ao toque é o elemento central do interior
do novo Q8. Com seu painel preto, a aparência quase se dissolve em uma
grande e negra superfície
quando desligado. Símbolos simples e de fácil compreensão destacam a
precisão digital da Audi para o alto nível de integração entre
arquitetura e operação – simplicidade substitui a complexidade. Todas as
linhas fundamentais são originadas a partir do grande
display, por exemplo, a faixa de ventilação contínua com detalhes
cromados e uma elegante faixa de alumínio.
O
painel de instrumentos fino e as linhas calmas com um forte foco
horizontal realçam a impressão de largura transmitida pelo interior do
Q8. O estilo interno é deliberadamente
limpo e simples. Todos os elementos têm uma conexão lógica e se
harmonizam entre si: desde o grande arco que vai das portas dianteiras
ao painel de instrumentos até a unidade de operação de luzes. Tudo isso
combinado oferece ao interior uma sensação de calma.
Projetado
como um corpo geométrico independente, o console do túnel central, com
sua área generosa, destaca o caráter robusto do SUV. No escuro, a luz de
contorno traça
as linhas de design e fornece luz de fundo para o emblema
tridimensional a laser quattro acima do porta-luvas – um exemplo de
cuidados com os detalhes da Audi.
Um conjunto de estilo: cores e materiais
A
gama de cores do Q8 tem tonalidades que destacam o design esportivo,
incluindo as novidades laranja Dragon e azul Galaxy. Para o interior, os
clientes do Q8 podem escolher
diversas cores e configurações.
Alto teor de alumínio e aero acústica sofisticada: a carroceria
Com
seu alto nível de rigidez, a carroceria do Q8 fornece a base para o
acabamento superior, é excelente para ruídos de fundo e tem
dirigibilidade esportiva e precisa.
Projetada com o conceito Audi Space Frame, a carroceria contém vários
componentes de alumínio superleve e aço moldado quente. Os últimos
formam a espinha dorsal de alta resistência do compartimento de
passageiros – seu conteúdo na carroceria é de 14,4%. As
peças de alumínio fundido compõem 15%, como as torres de suporte da
suspensão no compartimento do motor e as peças de conexão entre painéis e
peças longitudinais. O painel lateral, bem como as grandes áreas do
piso, as caixas das rodas traseiras e o teto consistem
em placas de alumínio, tal como as portas sem moldura, os para-lamas
dianteiros e a tampa do bagageiro. Essas peças compõem 23,7% da
carroceria. Com um motor 3.0 TFSI sob o capô, o peso em ordem de marcha
do Q8 é de 2.270 kg –incluindo a tecnologia híbrida
leve com bateria de íon de lítio. A área frontal de 2,84 m2 e o valor
cd de 0,34 garantem um arrasto relativamente baixo.
O
interior exala uma sensação de calma, graças ao complexo isolamento
acústico e à sofisticada aerodinâmica. O para-brisa de camada dupla é de
série.
Veículo esportivo
off-road: tração quattro e suspensão a ar
Audi
é quattro e quattro é Audi – claro que isso se aplica, particularmente,
ao Q8, o SUV de topo da marca. O diferencial central puramente mecânico
transfere as forças
do eixo dianteiro e traseiro em uma proporção 40:60 como padrão. Quando
necessário, transfere a maior parte da força para o eixo com melhor
tração.
A
suspensão oferece uma contribuição crucial para a dirigibilidade
esportiva. Com cinco braços, as suspensões na dianteira e na traseira
são feitas de alumínio em sua
maior parte. A relação de transmissão da direção progressiva torna-se
cada vez mais direta à medida que o ângulo de esterçamento aumenta. Na
versão de produção, o Q8 tem rodas de 21 polegadas. Rodas com tamanho
até 285/40 R22 estão disponíveis entre as opções.
Freios a disco com pinças de alumínio fixas são montados no eixo
dianteiro.
A
suspensão com amortecedores é de série. Já a suspensão pneumática
adaptativa com amortecimento controlado é um recurso opcional, com
ajustes conforto ou esportivo. Ela
pode ser ajustada para quatro modos por meio do sistema Audi Drive
Select, variando a altura da carroceria em até 90 milímetros. Alto
conforto de condução e dirigibilidade ágil – a suspensão pneumática
adaptável reúne os dois.
Outro
opcional dinâmico do Q8 é o esterçamento de todas as rodas, que pode
girar as rodas traseiras em até cinco graus. Em baixa velocidade, eles
viram na direção oposta
às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro do SUV em um metro e
aumentando ainda mais sua agilidade. Em alta velocidade, elas viram na
mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as
mudanças de faixa.
O
gerenciamento da suspensão adaptativa é integrado à unidade de controle
da plataforma eletrônica do chassi. Os sistemas estão intimamente
interligados e trabalham de
maneira altamente coordenada com máxima precisão. O Audi drive select
permite a seleção de sete diferentes perfis de condução, incluindo o
programa off-road. Nesta opção, o Q8 se beneficia da tração quattro, dos
balanços curtos e da grande altura em relação
ao solo – que pode chegar a até 254 milímetros com a suspensão
pneumática adaptativa e 220 milímetros com a suspensão padrão. A
plataforma eletrônica do chassi captura o ângulo de inclinação do carro e
exibe essas informações para o motorista no MMI. Em encostas
íngremes, com mais de 6% de inclinação, o controle de descida em
declive fornece suporte com frenagem automática. O sistema mantém a
velocidade definida pelo motorista em um nível constante até um máximo
de 30 km/h, permitindo que ele se concentre totalmente
no terreno.
Motor eficiente: o 3.0 TFSI com tecnologia híbrida leve (MHEV)
O
sistema de tração do Q8 é forte e altamente eficiente ao mesmo tempo,
graças à nova tecnologia híbrida leve (MHEV). Ela integra uma bateria de
íons de lítio e um alternador
de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts. A bateria
recarregável fica localizada embaixo do piso do porta-malas e armazena
10 Ah de capacidade elétrica. O SUV pode se deslocar em velocidades
entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e,
em seguida, o BAS reinicia o motor rápida e confortavelmente. Durante a
desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema
start-stop começa a funcionar em 22 km/h.
No
mercado brasileiro, o SUV será equipado com motor 3.0 TFSI. O propulsor
desenvolve 340 cv de potência e torque de 500 Nm. A transmissão
tiptronic de oito velocidades
oferece trocas de marcha rápidas e suaves. Um amortecedor de vibração
torcional, que age com base na velocidade do motor, compensa
principalmente as vibrações para permitir uma condução eficiente, mesmo
em rotações muito baixas. A ventilação especial permite
o uso off-road. Com sua bomba de óleo elétrica, o tiptronic pode
engatar a marcha necessária para a partida quando o motor estiver
desligado.
Claros e distintos: controles e displays
O
conceito operacional do Q8 não requer quase nenhum botão. Ele foca em
dois displays de alta resolução sensíveis ao toque. Isso permite que a
marca demonstre como transferir
sua qualidade indiscutível para o mundo digital. O display superior com
tela de 10,1 polegadas é usado para controlar os sistemas de
entretenimento e navegação. O display mais baixo de 8,6 polegadas
permite que o motorista gerencie aquecimento, ventilação
e ar-condicionado, bem como funções de conforto e adição de textos. Seu
pulso pode ficar apoiado confortavelmente na alavanca de câmbio durante
a operação. O MMI sensível ao toque permite uma operação rápida e
confiável. Um “click” de confirmação pode ser
sentido e ouvido quando uma função é selecionada pelo toque. A
estrutura do menu é lógica, intuitiva e plana como a de um smartphone,
incluindo a configuração de favoritos e telas de início.
Além
de tudo isso, o controle de voz usa uma linguagem coloquial para
transformar o Q8 em um parceiro inteligente de diálogo. O sistema
processa todos os questionamentos
e comandos com a informação armazenada a bordo.
O
MMI NavigationPlus também inclui o Audi Virtual Cockpit. Sua tela de
alta resolução de 12,3 polegadas pode ser alternada entre duas
visualizações – clássica e de navegação
– com o volante multifuncional. O head-up display, outro recurso
opcional, projeta informações importantes no para-brisa, incluindo
orientação detalhada da faixa para navegação.
Infotainment e conectividade
O
Q8 pode ser equipado com MMI Navigation Plus, que usa o novo padrão LTE
Advanced para transferência de dados. Quando se trata de operação,
qualidade e conexão de som,
o sistema do telefone no Q8 é de alto padrão, graças ao Audi Phone Box.
Segurança e conforto: os sistemas de assistência ao motorista
Seja
estacionando, rodando na cidade ou em longas jornadas – o Q8 torna a
vida mais fácil para o motorista em diversas situações. A Audi reúne
seus sistemas de assistência
em quatro pacotes diferentes. O controle de cruzeiro adaptativo
confortavelmente garante controle longitudinal e lateral em todas as
faixas de velocidade. Dá suporte ao motorista com aceleração, frenagem,
manutenção de velocidade e distância e em congestionamentos.
O sistema detecta as marcações de faixas, estruturas da estrada e
veículos em faixas adjacentes e em frente.Uma vantagem em trânsitos
pesados: o Q8 adapta automaticamente sua velocidade à situação de
tráfico.
O
Emergency Assist também é um sistema relevante para a segurança no
pacote. Ele detecta, dentro dos limites do sistema, se o motorista está
inativo e, consequentemente,
fornece um aviso visual, acústico e tátil. Se isso não provocar uma
reação, o sistema assumirá o controle e automaticamente para o veículo.
Isso também ativa as medidas de segurança do Audi Presense e aciona uma
chamada de emergência automática, dependendo
do país. O Night Vision Assist ajuda a melhorar a visibilidade na
escuridão, destacando pessoas detectadas e animais maiores na cor
amarela no Audi Virtual Cockpit.
Cinco
sistemas fornecem segurança no trânsito da cidade. O Crossing Assist
detecta tráfego cruzando em frente ao carro, o Audi Presense 360°
adverte contra veículos que
se aproximam pelos lados e o Rear Cross Traffic Assist registra
veículos se aproximando durante a marcha à ré em baixa velocidade, por
exemplo, ao sair de uma vaga de estacionamento perpendicular. O Exit
Warning e o Lane Changing Warning completam o pacote.
Um
componente de alta tecnologia da Audi está por trás de todos esses
recursos: o controle central de assistência ao motorista, que calcula
permanentemente uma imagem
diferenciada do ambiente. Os dados necessários são obtidos, dependendo
das opções selecionadas, por até cinco sensores de radar, cinco câmeras,
doze sensores de ultrassom e um scanner a laser. O sistema os usa para
calcular os sinais dos elementos e fornece
a melhor assistência possível ao motorista.
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