Acessibilidade, direitos LGBT, mobilidade urbana,
representatividade política. Estes são alguns temas mais do que atuais e presentes
no DNA das semifinalistas do Startup Show - a maior competição de
startups do país. Nove startups foram divididas em três programas, veiculados
entre segunda, dia 19, e quarta, dia 21 de novembro. A cada dia, uma delas será
escolhida para a grande final. Entre os jurados e juradas estão
empresários, investidores e especialistas em inovação, empreendedorismo
digital e tecnologia. Para selecionar as vencedoras, os votos dos
jurados - que se valeram da inteligência artificial na
nuvem da IBM/Watson - serão combinados com a votação popular. A
competição fica mais emocionante nesta etapa: apenas 23 horas separam os semifinalistas
da final.
As startups que chegam às semifinais tratam de
problemas bem conhecidos dos brasileiros. Alguns mais ligados ao
entretenimento, como a plataforma segura de ingressos para eventos Wized, que se vale de blockchain e criptomoedas, ou
o sistema para conectar times amadores de futebol a goleiros disponíveis para
os jogos, a Goleiro de Aluguel. Outros projetos têm perfil mais
social, como o app para apoio legal à comunidade LGBTI+, a legaltech Bicha da Justiça,
ou o projeto que pretende dinamizar o transporte urbano e melhorar a vida
dos usuários, a Milênio Bus. Todos eles, no entanto, têm em comum a
alta relevância, escalabilidade e a possibilidade de retorno financeiro
aos investidores.
A competição
A partir de 04 de julho deste ano, 300 startups
apresentaram seus projetos pela plataforma do programa, por meio de um
inusitado formato de inscrição, que contou ainda com o apoio da inteligência
artificial em nuvem da IBM/Watson. 27 delas foram selecionadas e, ao longo
de nove semanas, foram colocadas à prova com seus próprios
programas pelo canal do Startups Show (https://startupshow.com.br/) e ainda pelo
Facebook, LinkedIn e Instagram. Todas as semanas duas delas eram
eliminadas e apenas uma permanecia para a próxima fase.
Os jurados, especialistas de diversas áreas
representando o ecossistema, foram escalados para avaliar e atuar ativamente como
mentores destes projetos. Toda a competição, inclusive os compilados
e entrevistas exclusivas, concedidas por tais especialistas, estão disponíveis no
portal para conhecimento e consulta pública. O portal já recebeu ao longo
da competição mais de 200 mil acessos e os números nas demais redes sociais
surpreenderam positivamente os organizadores do formato.
Segundo Leo Soltz, idealizador do Startup Show, a
maior e melhor premiação dada para as 27 Startups é a visibilidade: “Muitas
delas já foram investidas por terem sido percebidas como soluções escaláveis a
partir de suas participações no programa. Além deste resultado (ocorrido com
mais de 1/3 das participantes) a grande vencedora receberá como prêmio uma
viagem sob medida para o Vale do Silício”, finaliza.
O Startup Show tem o patrocínio da IBM,
da AeC, da Robbyson (plataforma de soluções
tecnológicas que aplica a lógica dos games na gestão dos negócios). O apoio vem
de Copa Airlines, Free Valorize, Endeavor, Startse, A BStartups, Startupi, Sucesu
Nacional, Ideia Comunicação, 10K Startups, Fundep, Techmall
S.A, Pequenas Empresas Grandes Negócios e Sebrae.
A realização é da Fill the Blank.
Nenhum comentário:
Postar um comentário