Por Gustavo Avelar, diretor executivo da Linx Impulse
A Black Friday tem ganhado mais espaço no Brasil a cada ano. Diferente do que acontece nos Estados Unidos, por aqui a data comemorativa surgiu quase 100% focada no e-commerce. Entretanto, o varejo físico brasileiro começou a aumentar sua representatividade nesse que se tornou um dos principais períodos de vendas para o comércio local.
A Black Friday tem ganhado mais espaço no Brasil a cada ano. Diferente do que acontece nos Estados Unidos, por aqui a data comemorativa surgiu quase 100% focada no e-commerce. Entretanto, o varejo físico brasileiro começou a aumentar sua representatividade nesse que se tornou um dos principais períodos de vendas para o comércio local.
Isso
porque as lojas notaram que o consumidor começa a se preparar para a
Black Friday bem antes do dia D. Segundo o Google, 80% das pesquisas
acontecem com até um mês de antecedência. O dado mostra que as pessoas
tomam suas decisões neste período e apenas aguardam a data para fazer a
compra – seja em canais online ou offline.
Na
Black Friday de 2017, as vendas do comércio de rua e de shopping
centers foram 4,9% maiores do que o mesmo período de 2016, de acordo com
a Serasa Experian. Um estudo do Waze mostrou que 38% das pessoas que
compraram na sexta-feira promocional optaram por lojas físicas no ano
passado e houve um aumento de 49% de navegações em direção a lojas
físicas.
A
Linx, líder e especialista em tecnologia para o varejo, já vem
acompanhando o impacto do e-commerce nas vendas em lojas físicas de
alguns de seus clientes antes mesmo da Black Friday. Entre 8 de setembro
e 5 de novembro, cerca de 60% dos consumidores de uma empresa do
segmento de moda que começaram o processo de compra no site, finalizaram
na loja física. Em uma megaloja atendida pela companhia, esse número
chegou a 21%.
Diante
desse cenário, o varejo precisa estar cada vez mais preparado para
aproveitar as oportunidades de impulsionar vendas na data especial para
converter seja no mundo digital ou no físico. A Provokers atestou que,
mesmo entre as pessoas que não costumam realizar transações pela
internet, 53% utilizam a ferramenta para obter informações sobre o
produto desejado. Já de acordo com o Google, as buscas pelo termo
"retire na loja" cresceram 300% em um ano, enquanto o interesse pela
expressão "lojas perto de mim" aumentou 70% entre 2016 e 2017.
A
Black Friday é o marco da temporada de compra mais intenso do ano, já
que inaugura um período que engloba Cyber Monday (a segunda-feira
seguinte) e o Natal. Com condições mais atrativas neste período, boa
parte do varejo reduzirá os preços nesse período, o que aumenta ainda
mais a importância de uma comunicação mais personalizada com uso de
ferramentas de engajamento e reengajamento para auxiliar o consumidor no
processo de compra.
Com
isso em mente, a dica final para o varejo é não deixar as métricas de
lado. Vale lembrar que, tão importante quanto vender mais, é confirmar
que todo o investimento valeu a pena.
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