domingo, 3 de março de 2013

Audi está envolvida com o desenvolvimento sustentável de alumínio


A AUDI AG é o novo membro do “Aluminium Stewardship Initiative”, iniciativa que desenvolve um padrão de sustentabilidade global.

“Agir com responsabilidade na cadeia de abastecimento é a nossa meta”, enfatiza Dr. Martens, vice-presidente mundial de compras da AUDI AG.

Construção ultraleve: o alumínio é composto por um conjunto de materiais inteligentes.

A AUDI AG acabou de se unir ao “Aluminium Stewardship Initiative” (ASI) no intuito de ajudar a desenvolver um padrão global de alumínio sustentável.  Como pioneira nas carrocerias unitárias de alumínio, a empresa está aproveitando a oportunidade para influenciar a cadeia de valor de uma das suas matérias mais importantes. Um dos objetivos da estratégia da Audi é a responsabilidade corporativa.

“Como pioneiros nas construções ultraleves, estamos interessados em estabelecer um padrão global de alumínio sustentável. Isto nos permitirá melhorar, ainda mais, o impacto ambiental futuro dos carros que usam alumínio certificado”, explica Dr. Bernd Martens, vice-presidente mundial de compras da AUDI AG, referindo-se à adesão ao “Aluminium Stewardship Initiative”.

A “Aluminium Stewardship Initiative” foi fundada em 2012 com o objetivo de desenvolver um padrão de sustentabilidade até o final de 2014, com o apoio da organização ambiental IUCN (União Internacional de Conservação da Natureza). São estabelecidos critérios socioambientais que se aplicam a todas as etapas de extração da matéria-prima, bem como produção e processamento de alumínio. “A responsabilidade dessa atividade está fortemente ancorada em toda a nossa empresa. Nas nossas cadeias de fornecimento, damos prioridade à integração da proteção ambiental e da responsabilidade social”, ressalta Dr. Martens.

O novo padrão se encaixa bem com a abordagem holística da Audi de responsabilidade pelo produto: a fabricante de luxo não só garante que seu combustível seja altamente eficiente, mas também analisa o impacto ambiental de seus produtos durante o ciclo de vida, desde a extração de matérias-primas para a produção, até a operação de reciclagem.

Para cada novo modelo de série, a Audi tem uma análise ambiental certificada, a fim de avaliar o impacto do veículo sobre o meio ambiente. O objetivo é reduzir os danos, comparando a pesquisa atual com o que foi estimado pelo modelo antecessor. Por exemplo, a empresa tem sido capaz de demonstrar que, tanto o Audi A6 quanto A3, melhoraram em todas as categorias ambientais. O novo A3 tem uma postura ambiental melhor do que a de seu antecedente, desde o primeiro quilômetro. Além de materiais sustentáveis ​​e processos de fabricação, a construção ultraleve desempenha um papel importante. Isso faz com que o Audi A3 seja até 80 kg mais leve que a geração anterior, enquanto o A3 Sportback pesa até menos 90 kg.

A Audi tem se posicionado como pioneira nas construções ultraleves. Há 20 anos, no Salão do Automóvel de Frankfurt, a fabricante alemã apresentou o Audi Space Frame, uma estrutura de chassis feita em alumínio de alta resistência na qual todos os painéis são integrados para que também possam fazer a sustentação. Além desses painéis de alumínio altamente resistentes, a carroceria de alumínio também apresenta rigidez excepcional, o que resulta em alta proteção em caso de colisão, mesmo sendo consideravelmente mais leve. Em 1994, o primeiro Audi A8 entrou na produção. O carro foi baseado numa estrutura de alumínio pesando 249 kg.

Com suas construções ultraleves, a Audi utiliza um conjunto de materiais inteligentes de acordo com o lema “o material certo, no lugar certo, na menor quantidade possível”. Quanto menos peso, maior a satisfação e a segurança na condução, e menor o impacto no meio ambiente. Afinal, cada quilograma que for salvo, será menos combustível consumido e menos CO2 emitido.

Responsabilidade social está presente firmemente na estratégia principal da Audi. Assim como o mercado financeiro e a competitividade, a empresa prioriza, igualmente, a responsabilidade de funcionários e da sociedade, bem como, proteger o meio ambiente e os recursos ao longo da cadeia de valor. A visão da Audi é tornar neutra a emissão de CO2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário