A AUDI
AG é o novo membro do “Aluminium Stewardship
Initiative”, iniciativa que desenvolve um padrão de sustentabilidade global.
“Agir
com responsabilidade na cadeia de abastecimento é a nossa meta”, enfatiza Dr.
Martens, vice-presidente mundial de compras da AUDI AG.
Construção
ultraleve: o alumínio é composto por um conjunto de materiais inteligentes.
A AUDI AG acabou de se unir ao
“Aluminium Stewardship Initiative” (ASI) no intuito de ajudar a desenvolver um
padrão global de alumínio sustentável. Como pioneira nas carrocerias
unitárias de alumínio, a empresa está aproveitando a oportunidade para
influenciar a cadeia de valor de uma das suas matérias mais importantes. Um dos
objetivos da estratégia da Audi é a responsabilidade corporativa.
“Como pioneiros nas
construções ultraleves, estamos interessados em estabelecer um padrão global de
alumínio sustentável. Isto nos permitirá melhorar, ainda mais, o impacto
ambiental futuro dos carros que usam alumínio certificado”, explica Dr. Bernd
Martens, vice-presidente mundial de compras da AUDI AG, referindo-se à adesão
ao “Aluminium Stewardship Initiative”.
A “Aluminium Stewardship
Initiative” foi fundada em 2012 com o objetivo de desenvolver um padrão de
sustentabilidade até o final de 2014, com o apoio da organização ambiental IUCN
(União Internacional de Conservação da Natureza). São estabelecidos critérios
socioambientais que se aplicam a todas as etapas de extração da matéria-prima,
bem como produção e processamento de alumínio. “A responsabilidade dessa
atividade está fortemente ancorada em toda a nossa empresa. Nas nossas cadeias
de fornecimento, damos prioridade à integração da proteção ambiental e da
responsabilidade social”, ressalta Dr. Martens.
O novo padrão se encaixa bem
com a abordagem holística da Audi de responsabilidade pelo produto: a
fabricante de luxo não só garante que seu combustível seja altamente eficiente,
mas também analisa o impacto ambiental de seus produtos durante o ciclo de
vida, desde a extração de matérias-primas para a produção, até a operação de
reciclagem.
Para cada novo modelo de
série, a Audi tem uma análise ambiental certificada, a fim de avaliar o impacto
do veículo sobre o meio ambiente. O objetivo é reduzir os danos, comparando a
pesquisa atual com o que foi estimado pelo modelo antecessor. Por exemplo, a
empresa tem sido capaz de demonstrar que, tanto o Audi A6 quanto A3, melhoraram
em todas as categorias ambientais. O novo A3 tem uma postura ambiental melhor
do que a de seu antecedente, desde o primeiro quilômetro. Além de materiais
sustentáveis e processos de fabricação, a
construção ultraleve desempenha um papel importante. Isso faz com que o Audi A3
seja até 80 kg mais leve que a geração anterior, enquanto o A3 Sportback pesa
até menos 90 kg.
A Audi tem se posicionado como
pioneira nas construções ultraleves. Há 20 anos, no Salão do Automóvel de
Frankfurt, a fabricante alemã apresentou o Audi Space Frame, uma estrutura de
chassis feita em alumínio de alta resistência na qual todos os painéis são
integrados para que também possam fazer a sustentação. Além desses painéis de
alumínio altamente resistentes, a carroceria de alumínio também apresenta
rigidez excepcional, o que resulta em alta proteção em caso de colisão, mesmo
sendo consideravelmente mais leve. Em 1994, o primeiro Audi A8 entrou na
produção. O carro foi baseado numa estrutura de alumínio pesando 249 kg.
Com suas construções
ultraleves, a Audi utiliza um conjunto de materiais inteligentes de acordo com
o lema “o material certo, no lugar certo, na menor quantidade possível”. Quanto
menos peso, maior a satisfação e a segurança na condução, e menor o impacto no
meio ambiente. Afinal, cada quilograma que for salvo, será menos combustível
consumido e menos CO2
emitido.
Responsabilidade social está
presente firmemente na estratégia principal da Audi. Assim como o mercado
financeiro e a competitividade, a empresa prioriza, igualmente, a
responsabilidade de funcionários e da sociedade, bem como, proteger o meio
ambiente e os recursos ao longo da cadeia de valor. A visão da Audi é tornar
neutra a emissão de CO2.
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