Com um crescimento de 50% no número de expositores em
relação à edição de 2011, a mais completa feira do segmento de cervejas especiais, Brasil
Brau – XI Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, será realizada de 25 a 27 de
junho, em uma área de 6.000m², no Transamerica Expo Center (São Paulo). O evento chega a
2013 com grandes novidades: o lançamento do Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em
Cerveja, dividido em quatro categorias; e os novos horários, acessos e espaços
diferenciados tanto para o Degusta Beer, quanto para a visitação à Feira de Tecnologia e a
participação no Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira.
Considerado o principal e mais abrangente evento do setor
realizado no país, a Brasil Brau incorpora toda a cadeia produtiva, contando com a
participação de representantes da indústria e do merc ado cervejeiro. O formato, idealizado
há onze edições, atrai desde os produtores de matérias-primas, equipamentos, prestadores
de serviços, mestres cervejeiros e uma grande variedade de rótulos nacionais e importados,
além de compradores e consumidores. Ao lado da exposição do que há de melhor e
mais moderno na indústria brasileira e mundial, a Brasil Brau promove um ambiente
de negócios, de disseminação de novidades, de degustação e confraternização, com a
participação de público qualificado.
Público qualificado
Mais de 40 cervejarias e microcervejarias apresentarão
seus lançamentos e destaques entre 130 marcas de cervejas especiais, que deverão atrair um
fluxo de visitantes 60% superior ao de 2011, quando o espaço de degustação foi aberto ao público
pela primeira vez. Promovida pela Fagga I GL events Exhibitions, é realizada a cada dois
anos pela Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte (Cobracem), com a
chancela do Sindicerv, Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), VLB, Doemens e apoio
institucional do Senai e Nadir Figueiredo. Entre os 5.000 visitantes da última edição,
41% foram ao evento para estabelecer novas relações comerciais, 32% buscavam conhecer novos
produtos e serviços e 11% procuravam novos fornecedores.
Expositores
Entre os expositores de destaque do Degusta Beer nesta
edição está a gigante AMBEV, que retorna ao evento com suas cervejas Bohemia Premium.
Entre as 130 marcas expositoras, as brasileiras especiais estarão representadas por rótulos
da Abadessa, Amazon Bier, Armazém do Nono, Baden Baden, Bamberg, Chop do Fritz, Colorado,
Devassa, Dortmund, Eisenbahn, Falke Bier, Karavelle, Magnus, além de importadoras como
Bier & Wein, Lorch e Tarantino, entre outras.
Na Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, que
apresentará equipamentos, tecnologias, matérias-primas e consultoria para o setor, estarão
presentes empresas estrangeiras como Puremalt, Anton Paar, John I. Haas, DSI, Dupont,
FlavorActiV, GEA, GlobalFood, Hopunion, Kaspar Schulz, além das nacionais Chopeiras Memo, Kleper
Weber Tecnologia, Prominent, Vinox Tecnologia, entre outras.
Prêmio
O objetivo do Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em
Cerveja, segundo Victor Montenegro, Diretor de negócios da Fagga | GL events
Exhibitions, é incentivar a profissionalização da gestão do negócio de cervejas
especiais, em médio e longo prazo.
Qualquer empresa do setor, desde que registrada no
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), pode concorrer em uma das quatro
categorias: Rótulo e Design de Embalagem, Comunicação da Cultura Cervejeira,
Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
As inscrições podem ser feitas de 6 a 31 de maio, pelo
site do evento, e custa R$ 200,00 por ‘case’. Expositores têm desconto de 50% no valor da
inscrição.
Um lançamento importante para estimular ainda mais o
setor, o Prêmio contará com quatro jurados fixos e mais um especialista por categoria, ou
seja, cinco jurados por categoria. Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria. O
anúncio dos vencedores e a premiação acontecerão ao longo do Degusta Beer.
A Brasil Brau firmou uma parceria com a Drinktec, uma das
maiores feiras mundiais de bebidas, que acontece de 16 a 20 de setembro, em Munique
(Alemanha). A diretora do grupo realizador do evento, Petra Westphal, será uma das
juradas do Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja.
Divisão de espaços e horários Para proporcionar um ambiente exclusivo, com maior
privacidade para a realização de negócios, os organizadores da Feira Internacional de
Tecnologia em Cerveja projetaram uma entrada específica para a área de exposição, que passará
a funcionar das 13h às 20h. No espaço será possível encontrar fornecedores de
equipamentos, insumos, copos, tulipas e bolachas, além de empresas de consultoria, livrarias
especializadas e cursos técnicos.
Inovações tecnológicas e soluções sustentáveis também
serão apresentadas.
Congresso Este ano o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia
Cervejeira teve sua programação ampliada, será realizado em horário integral e reunirá
especialistas de cinco países, entre eles Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e Itália. Pela
manhã, serão apresentadas as palestras com temas ligados à ciência e tecnologia. Na parte da
tarde os temas serão focados nas tendências do mercado, comunicação e gastronomia. Durante
esse período da programação, chefs de cozinha convidados prepararão pratos e darão
dicas de harmonização.
Os participantes do Congresso têm acesso gratuito aos
demais espaços da Brasil Brau. Entre os destaques da programação, estão quatro palestrantes americanos.
Eles fazem parte da delegação que representa a Brewers Association (BA),
convidada pela Importadora Tarantino a participar do evento. A Tarantino também trará um
contêiner de cervejas americanas inéditas no mercado brasileiro e promoverá um campeonato de
cerveja lupulada no stand da BA. Será uma oportunidade única para o degustador brasileiro ter
contato com esses rótulos, no país.
Temas abordados
Entre as palestras internacionais, destacam-se: a
“História de estilos de cerveja da Alemanha” (Alemanha), a “Importância da inovação em estilos” (EUA)
e o “Mercado de cervejas da Itália” (Itália). Já os palestrantes nacionais abordarão temas
como Design de rótulos, harmonização entre cervejas e queijos, cerveja na panela, cerveja na
coquetelaria, cerveja e chocolates, conceitos de harmonização, cerveja à mesa (Bares,
Empórios e Afins) e cerveja para amantes de vinho.
Degusta Beer
Pelo segundo ano consecutivo, o Degusta Beer, um espaço
de convivência e degustação, será aberto ao público, das 15h às 22h – o acesso ao evento é
encerrado às 21h. O ingresso, que pode ser adquirido antecipadamente pelo site do evento,
custa R$ 40,00 para um único dia de visita, R$ 70,00 para dois dias e R$ 90,00 para os três
dias. Profissionais do setor, desde que comprovem, têm entrada franca. O apreciador de cervejas
especiais terá opção de experimentar os rótulos em copo de vidro personalizado da
Brasil Brau, fornecido gratuitamente. As doses serão de 50ml ou 60ml, a preços
que variam dependendo da cerveja.
Pontos para enxágue dos copos estarão espalhados pelo
evento.
É com muita criatividade que o produtor brasileiro
enfrenta a tradição das cervejas belgas no mercado. Sabores inusitados como das frutas amazônicas;
notas de café, mel, chocolate, e processos que tornam a bebida quase um espumante,
envasada em garrafa de champagne, continuam garantindo ao público apreciador muitas
novidades gustativas. A irreverência surpreende e agrada ao paladar nacional e internacional!
Promoções
Nos dois fins de semana que antecedem ao evento, blitz
serão realizadas em bares de São Paulo para distribuição de convites com 50% de desconto.
As promoções também vão invadir as redes sociais, Facebook e Twitter, com sorteio de
convites, cervejas e kits.
Números do setor
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja,
com uma produção de 12,4 bilhões de litros produzidos em 2011. O público-alvo do setor tem
idades que variam de 20 a 35 anos, sendo 56% do sexo masculino. O mercado de cervejas
especiais vem mantendo uma média de crescimento de 15% nos últimos anos. Este consumidor, de
perfil diferenciado, possui estabilidade financeira e experiência de degustação de
cervejas de rótulos internacionais.
De acordo com dados da Cervbrasil - Associação Brasileira
da Indústria da Cerveja, que reúne as quatro maiores fabricantes do Brasil (Ambev, Brasil
Kirin, Heiniken e Petrópolis), o setor gera 1,7 milhão de empregos diretos e indiretos e paga,
em média, mais de R$ 16 bilhões em salários. Produz cerca de 13 bilhões de litros/ano,
atendendo mais de 1 milhão de pontos de vendas em todo País e possui um parque industrial com
mais de 50 fábricas.
O segmento está distribuído em uma ampla cadeia
estratégica que começa no
agronegócio, passa pelas indústrias de bens de capital
(máquinas e equipamentos) e de transformação (embalagens), pela construção civil, pela
cadeia logística e varejo.
De acordo com um levantamento da empresa de pesquisas
Mintel, divulgado no final de 2012, o volume de vendas de cervejas “premium” — como são chamados
os rótulos de marcas estrangeiras ou artesanais — aumentou 18% no Brasil no
ano passado, em relação a 2010. A taxa de consumo de cerveja por habitante no Brasil (67,4
litros) equivale à de grandes mercados, como os Estados Unidos (75 litros) e o Reino
Unido (64,7 litros).
O setor reúne 200 microcervejarias e responde por 5% do
faturamento total do segmento, estimado em R$ 39,6 bilhões em 2012. Com crescimento
anual quatro vezes superior ao do mercado de cervejas tradicionais, as cervejas especiais
almejam conquistar 10% do mercado já este ano e 20% da preferência até 2015. Os números do
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) comprovam o movimento das
cervejarias especiais rumo à conquista do mercado: 31 novos produtores solicitaram registro em
2012, o maior contingente de pedidos dos últimos 30 anos. Essa conquista de espaço nas
prateleiras também é verificada no varejo, pelo setor de compras do supermercado carioca
Zona Sul, no qual as cervejas premium já ocupam 50% do espaço destinado a esse tipo de bebida.
Sobre a Fagga l GL events Exhibitions
Com quase meio século de experiência em promoção e
organização de feiras, conferências internacionais e eventos corporativos, a Fagga l GL
events Exhibitions faz parte do grupo GL events Brasil, operação brasileira de uma das maiores
empresas mundiais do ramo de eventos, a francesa GL events. Com escritórios no Rio de Janeiro,
São Paulo, Minas Gerais e Salvador, a Fagga, uma das maiores do setor, é responsável pela
realização de mais de 20 feiras anuais no Brasil. Pioneira no mercado de feiras de negócios no Rio
de Janeiro, a empresa se tornou subsidiária do Grupo GL events Brasil em 2006, mas sua
experiência no mercado nacional vem desde 1964 e ultrapassa a marca de 3 mil
eventos realizados no Brasil e 250 no exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário