terça-feira, 27 de agosto de 2013

Stefanini desenvolve plataforma que gerencia um grande número de projetos simultâneos e integrados globalmente

Solução batizada de Follow The Sun possibilita o planejamento e acompanhamento em todos os níveis do ciclo de vida de desenvolvimento e operação de software

A Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções para TI e com mais de 30 centros de desenvolvimento GDCs (Global Development Center) localizados em regiões estratégicas, desenvolve a plataforma de soluções batizada como Folllow The Sun que tem como objetivo oferecer atendimento global às empresas e auxiliá-las no gerenciamento de um grande número de atividades e projetos simultâneos e integrados.

Para uma oferta de atendimento global (em todos os lugares do mundo), na qual se gerencia um grande número de atividades simultâneas, ter uma visibilidade rápida e efetiva para garantir o bom andamento dos projetos é fator determinante para o sucesso da operação. Pensando nisso, a Stefanini investe na implementação de uma plataforma robusta em nuvem, que permite o planejamento e acompanhamento em todos os níveis do ciclo de vida de desenvolvimento e operação de software. A solução funciona como centralizadora de todos os processos, fazendo com que seja possível, em tempo real, o acompanhamento de todo ciclo de vida de um projeto por todos os envolvidos, mesmo que estejam em diferentes continentes.

A plataforma Follow The Sun é sustentada em três pilares: ALM (Application Lifecycle Management ou Gestão do Ciclo de Vida de Aplicações), PPM (Project Portfolio Management ou Gestão do portfólio de projetos) e AMS (Application Management Services, ou Serviços de Gestão de Aplicação), que, regidas pelas melhores práticas dos processos CMMI; MPS.br; Agile, ITIL, e Cobit, possibilitam a eficiência desejada para uma oferta global.

“A Stefanini estabelece uma interface junto ao cliente, com modelos que variam do 8x5 até 24x7, criando laços de transparência em relação aos trabalhos planejados e realizados. Oferecemos a gestão do portfólio de projetos, direcionando os gestores nas tomadas de decisões assertivas”, afirma Bráulio Lalau de Carvalho, Vice-presidente de Aplicações da Stefanini.


Os pilares da plataforma
Desenvolver ou sustentar aplicações corporativas já não é tarefa fácil presencialmente, tendo uma equipe enxuta à disposição, mais difícil ainda é coordenar grandes equipes distribuídas globalmente com diferentes idiomas e culturas. Para gerenciar a quantidade significativa de colaboradores, a Stefanini estabeleceu um processo de execução transparente, que beneficia todos os envolvidos no ciclo de desenvolvimento, sendo ágil o suficiente para atender a dinâmica dos clientes, mas, ao mesmo tempo, criteriosa o bastante para assegurar que todas as práticas de gestão e qualidade sejam seguidas.


“Para suportar esse processo, adotamos soluções ALM - IBM Rational Jazz e Microsoft Team Foundation Server -, de mercado, que possibilitam a colaboração e comunicação de forma rastreável em qualquer nível. Isto só é possível porque as soluções ALM contam com um controle minucioso de todas as atividades envolvidas na construção do software: partindo da análise, especificação, desenvolvimento, testes e controle de versão do código-fonte do projeto”, diz Carvalho. 

Ainda de acordo com o executivo, desse modo, é possível obter visibilidade de status do projeto em tempo real, garantindo a entrega de soluções com alta qualidade e com custos reduzidos. Segundo ele, as soluções ALM são integradas com uma ferramenta de gestão corporativa de projetos, a Microsoft Enterprise Project Management (EPM), e também com a solução de AMS, IBM Tivoli e SAP Solution Manager, podendo ainda integrar com ferramentas de teste do próprio cliente como o HP Quality Center, criando uma suíte robusta com o que há de melhor no mercado.

Resultados satisfatórios
Antes da implementação da plataforma Follow The Sun, os projetos eram conduzidos seguindo processos descentralizados, mudando de um gestor para outro e dificultando o acompanhamento pelo corpo diretor da empresa. Agora o processo é unificado entre os GDCs, o que representa um ganho significativo no aprendizado, principalmente quando se dispõe de profissionais que trabalham em um mesmo projeto.

“Do ponto de vista das equipes técnicas, a utilização das ferramentas de ALM representam uma mudança positiva no processo de desenvolvimento. Agora é possível ter um controle maior das atividades dos integrantes das equipes, a rastreabilidade entre o código-fonte e os itens de trabalho, facilitando futuras manutenções”, finaliza Carvalho.



Sobre a Stefanini:
A Stefanini (www.stefanini.com) é uma multinacional brasileira com 26 anos de atuação no setor de Serviços em TI. Totalmente verticalizada por segmento de indústrias, a consultoria possui grande expertise no mercado financeiro (atende as dez maiores instituições financeiras do País), telecomunicações, seguradoras e setor público.

Presente em 31 países, sua oferta de serviços abrange Consultoria, Integração, Desenvolvimento de Soluções e Outsourcing para Aplicativos e Infraestrutura; e ainda BPO para processos de negócios. Reconhecida mundialmente, a Stefanini está entre as 100 maiores empresas de TI do mundo (BBC News) e foi apontada como a terceira empresa transnacional mais internacionalizada, segundo ranking da Fundação Dom Cabral.

Acompanhe as notícias sobre a Stefanini também no Twitter: www.twitter.com/stefaniniglobal

Nenhum comentário:

Postar um comentário