Pesquisa nacional
revela que 96% dos entrevistados brasileiros que acessam o Facebook não pensam
de jeito nenhum cancelar a conta na rede social
O Facebook já se inseriu na rotina diária do
brasileiro e disso todos sabemos. O problema é quando você acha que o seu
negócio está começando a ser prejudicado por funcionários que não param de
navegar. O que fazer? Permitir acesso ou vetar na empresa o uso? Um
levantamento realizado pela empresa de pesquisa e monitoramento de mercado
Hibou em parceria como aplicativo PiniOn, com a participação de 2.362 usuários
de Iphone de todo o Brasil revela dados supreendentes. Entre diversos dados, a
pesquisa revela que apenas 1% dos entrevistados não possuem o aplicativo do
Face no smartphone.
Facebook
o dia inteiro
78% dos entrevistados usam o Facebook para assuntos
pessoais contra apenas 1% que usam profissionalmente. “O que mais nos chamou
atenção foi que 95% dos usuários acessam várias vezes ao dia e apenas 48%
postam conteúdo diariamente, ou seja, as pessoas gostam de estar conectadas e
verem o que os amigos e conhecidos estão postando a todo momento” diz Ligia
Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa. Já 69% responderam que
constumam curtir e comentar posts durante o dia e 96% não pensam de jeito
nenhum em cancelar a conta do Facebook.
Zona
turbulenta: status de relacionamento
O assunto “status de relacionamento” no Facebook é
polêmico. Alguns preferem não deixar claro, outros querem “escancarar” e
mostrar que estão com seus parceiros.
38% se dizem solteiros na rede social, seguidos de 30% com
relacionamento sério, 26% casados, 5% noivos e apenas 1% se diz em
relacionamento enrolado. Quanto aos amigos, a média encontrada foi de 652,
sendo que o mínimo foi 1 amigo e o máximo 5000 (limite do Facebook).
“Percebemos que 95% adicionam amigos que
principalmente conhecem na vida real e a profissão aparece como 2º motivado de
inclusão com 44%.O curioso é que 5% admitiram que adicionam amigos para
aumentarem a quantidade em seus perfis, sem se preocuparem com a origem do
perfil” comenta Marcelo Beccaro, sócio da Hibou.
Fim da
amizade
56% dos entrevistados retiram amigos de seus perfis
quando eles comentam ou postam algo ofensivo. Não conhecer bem a pessoa aparece
em 2º lugar como motivo de cancelamento, com 45% das respostas. Postagens e
comentários de caráter depressivos são responsáveis pelo fim da amizade pelo
Facebook para 32%. 18% não têm o hábito de limparem sua lista de amizades do
FB.
Da telona para a telinha
Com
75% das respostas, o smartphone e o celular são os grandes meios de acesso ao
Facebook. Na sequência tem-se o laptop e o notebook com 14%, desktop com 5%,
tablets 4% e 2% acessam pelo ipod touch. “Além dessa migração da telonapara a
telinha, vimos que 59% dos usuários consideram a rede um bom meio para lerem
notícias, mesmo lendo em uma tela mais compacta”, diz Ligia. Os acessos costumam acontecer para 96% dos
entrevistados quando estão em casa, seguidos de 72% que costumam acessar em
locais públicos e 62% no trabalho.
Curtindo páginas de marcas e produtos
A
pesquisa mostra que o principal motivo para se curtir uma página épara se
manter informado sobre o assunto que ela representa (80%). Já a descontração
com humor e entretenimento aparece em 2º lugar com 69%, seguidos por marcas e
produtos de uso cotidiano (48%). Quando estão navegando pelo Face, a maioria
clica sempre nos anúncios disponíveis contra 33% que clica de vez em quando e
8% que não têm esse hábito.
“A
relação das marcas com seus seguidores é cuidadosa, pois muita propaganda (22%)
e conteúdo irrelevante (49%) podem fazer com que o usuário deixe de segui-la. O
equilíbrio entre informações e promoções é essencial para reter esse usuário.”
Explica João
Paulo, do PiniOn.Os demais motivos citados
para deixar de seguir uma marca foram: 11% por poucas promoções e benefícios,
9% muitas publicações por dia e 9% por conteúdo repetido.
Integração com outras Redes Sociais
Devido
às muitas opções de aplicativos, questionou-se a questão da integração. 63%
integram seus jogos e aplicativos dentro do Facebook. Por exemplo: 78% dos
entrevistados utilizam o Instagram integrado ao Face. Nesta integração, 33%
sempre se “loga” em sites e aplicativos com a conta do Face, sendo 47% às
vezes, 13% raramente e só 7% nunca “logou” em outros aplicativos com a conta.
Facebook REHAB?
Quase
metade dos usuários pretende se desconectar por mais tempo. “Perguntamos aos
entrevistados quanto ao futuro em relação ao Facebook e 40% assumiram que
querem diminuir o tempo que passam conectados. 36% inversamente preferem
aumentar seu tempo conectado. Apenas 1% afirmou que pretende cancelar a conta”,
diz Ligia.
Sobre Hibou
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa de mercado
e monitoramento. Da palavra francesa “coruja”, a Hibou traz o significado do
olhar além dos 180°. A empresa tem como principal diferencial a inserção dos
resultados das pesquisas dentro do dia a dia do consumidor, propondo muito além
do resultado objetivo, sugestões de desdobramentos e abordagens. MaxHaus,
Gafisa e o grupo argentino de seguros Sancor, são alguns dos clientes da Hibou,
que oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade;
de campo; duble de cliente; deskresearch; datamining; e monitoramento de
comportamento; presença de marca; expansão de região (acompanhamento de plano
diretor); expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e
hábitos de consumo.
Sobre PiniOn
Fundado em janeiro de 2013, o
PiniOn é uma plataforma que combina tecnologia mobile e o crowdsourcing, que
capta a opinião a respeito de marcas e temas diversos bem como insights
criativos de seus usuários durante o momento de consumo. Por meio do
aplicativo mobile, as empresas oferecem aos usuários missões que geram
recompensas aos participantes, de acordo com a complexidade de cada atividade.
O PiniOn possibilita que os tomadores de decisão das companhias possam ter uma
visão dinâmica e continua da opinião dos consumidores e seus públicos, e
fornece dados para as empresas que podem ser decisivos na elaboração de suas
estratégias . A plataforma já conta com 17 mil usuários cadastrados e mais de
70 mil missões aprovadas.
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