A obra demonstra que é possível facilitar a transformação
consciente e desejada dos profissionais em processo de coaching nas
organizações utilizando técnicas desbloqueadoras e ativadoras da criatividade
para o desenvolvimento de hábitos favoráveis à criação e à inovação dentro das
empresas.
O
cenário de mudanças contínuas e acentuada competitividade leva os dirigentes a
investirem em ações de desenvolvimento para seus líderes em busca de
excelência. Esse movimento despertou nas autoras Marta Andrade Castilho e Stela Maris Sanmartin o desejo de
investigar os fatores que dificultam a mudança de comportamento com a
expectativa de apoiar o coachee que
busca ajuda para agilizar o seu crescimento profissional, com maior sucesso.
No
livro “Criatividade no processo de
Coaching”, que está sendo lançado pela Trevisan
Editora, as autoras discutem a importância, num momento de crescente
preocupação com a qualidade de vida e a excelência no trabalho, dos executivos
terem atitudes generosas, gentis e integradoras como forma de garantir a
entrega de resultados significativos.
A
obra busca mostrar que é possível facilitar a transformação consciente e
desejada dos profissionais em processo de coaching
nas organizações utilizando técnicas desbloqueadoras e ativadoras da
criatividade para o desenvolvimento de hábitos favoráveis à criação e à
inovação dentro das empresas.
Neste
livro, as autoras tratam de um processo específico para executivos que exercem
postos de liderança. O objetivo é identificar as ferramentas que propiciam o
desenvolvimento da criatividade, facilitando o processo de mudança, e provocando
a reflexão sobre quanto o ambiente organizacional impulsiona a atuação
criativa, levando o indivíduo aos resultados por ele desejados.
O
capítulo 1 apresenta a criatividade e o coaching
e incita a reflexão; insere referencial teórico sobre criatividade; aborda o
pensamento sistêmico dentro das teorias de criatividade; aponta a mudança
pessoal influenciada pelo contexto sociocultural das organizações e como o
processo de coaching ajuda o
executivo a reinventar-se. O capítulo 2 enfatiza as características da pessoa
criativa e a importância da imaginação criadora na vida adulta. O capítulo 3
aborda as questões de motivação e os bloqueadores da criatividade. No capítulo
4 são retratados os resultados do processo de coaching no processo das mudanças desejadas a partir da clareza das
metas previamente acordadas. Por fim, o capítulo 5 demonstra a necessidade de
aproximar a criatividade das organizações.
A
proposta das autoras é promover uma reflexão sobre o entendimento do constante
movimento criativo e não conclusivo existente na evolução humana, destacando o
papel do líder como fundamental para o tom que é dado em relação ao alto
desempenho e à qualidade de vida nas organizações.
SERVIÇO
Livro “Criatividade no processo de Coaching”,
de Marta Andrade Castilho e Stela Maris
Sanmartin
Trevisan Editora
Número
de páginas: 192
Valor
do livro: R$ 44,90
Nenhum comentário:
Postar um comentário