Presença recorde do Brasil na
Gulfood 2014 mostra crescimento acelerado do mercado árabe para players
brasileiros. Até o momento, já confirmaram presença 75 empresas, número 50%
maior do que o do último ano
Demonstrando o aquecimento
do mercado árabe de alimentos e bebidas para o Brasil, a Câmara de Comércio
Árabe Brasileira vai levar, este ano, 19 das 75 empresas brasileiras que irão
para a Gulfood, maior evento de negócios do setor no Oriente Médio e um das
mais importantes do mundo, que ocorre de 23 a 27 de fevereiro, em Dubai, nos
Emirados Árabes Unidos (EAU). A edição de 2014 terá pelo menos 50% a mais de players
brasileiros em relação à deste ano. A iniciativa é uma parceria com a Apex
- Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Em 2013, o
volume total de exportações de alimentos do Brasil para os países do Golfo
Arábico foi de mais de US$ 5,3 bilhões, um recorde em relação a anos
anteriores.
“A Gulfood oferece excelentes chances de negócios para as
companhias do Brasil. Os países árabes valorizam muito os produtos alimentícios
e o País é abundante nesse tipo de mercadoria para exportar. Temos inúmeras
opções para apresentar ao mercado árabe. Essa é a razão pela qual haverá um
grande número de expositores brasileiros na mostra”, afirmou Michel Alaby,
diretor geral da Câmara Árabe.
A maior parte dos expositores ficará no pavilhão brasileiro
organizado pela Apex e Câmara Árabe. O espaço este ano será maior para acomodar
mais empresas, terá 725 metros quadrados e um mezanino de 312 metros quadrados.
Em 2013, foram quase 50 os expositores do Brasil.
DEGUSTAÇÃO
No início de dezembro passado, representantes de
organizações setoriais participaram de um encontro com representantes da Apex,
na sede da Câmara Árabe, em São Paulo, para discutir a organização do pavilhão
brasileiro no evento e as estratégias de relacionamento com clientes que
deverão ser adotadas durante a Gulfood. O mezanino do estande brasileiro deverá
ter uma cozinha para preparação de receitas típicas servidas no café da manhã e
no almoço dos brasileiros. (Não está confirmado o que ocorrerá no mezanino)
Além de Apex e Câmara Árabe, participaram da reunião
representantes da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), União
Brasileira de Avicultura (Ubabef), Associação Brasileira das Indústrias
Exportadoras de Carne (Abiec), Associação Brasileira da Indústria de
Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), Instituto Brasileiro de
Frutas (Ibraf), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Associação
Nacional das Indústrias de Biscoitos (ANIB) e a Associação Brasileira da
Indústria do Arroz (Abiarroz) por meio do projeto Brazilian Rice.
Na edição de 2013, já nos primeiros dias do evento, empresas
brasileiras fecharam significativo volume de negócios com importadores
visitantes. Foi o caso das empresas Ruette Spices, Agro Food e de
frigoríficos. De Campinas, interior de São Paulo, a Ruette exporta pimenta
do reino produzida no Espírito Santo e no Pará. Segundo a gerente de
exportação, Cristina Guerreiro, a companhia recebeu encomendas de cerca de 300
toneladas nos três primeiros dias da mostra.
Com mais de 4,2 mil expositores e quase 80 mil compradores,
a participação na Gulfood é recomendada para as empresas que procuram exportar
para o Oriente Médio, África e Sul da Ásia. Como hub para essas regiões, os EAU
importarão um total estimado de mais de US$ 5,5 milhões em 2015. A maioria
desse comércio é feita por Dubai. Este ano, visitarão a feira chefes de Estado
de mais de 21 países do mundo. Eles irão anunciar inúmeros acordos bilaterais
de comércio.
Serviço
Evento: Gulfood - Feira anual de Food & Hospitality
Data: 23 a 27 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos
(EAU)
Mais informações: (11) 3147-4066 - members@ccab.org.br
Site da feira: http://www.gulfood.com/
Sobre a Câmara de Comércio
Árabe-Brasileira
A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira
representa 22 países árabes, foi fundada em 1952 e tem como missão aproximar
comercialmente o Brasil dos países árabes, incrementando intercâmbios culturais
e turísticos entre árabes e brasileiros. A entidade oferece diversos serviços,
como certificação de documentos, informações de mercado, traduções, realiza
eventos e workshops. Disponibiliza, também, o Espaço do Conhecimento Comercial,
um centro de referência para pesquisas das relações entre o Brasil e os países
árabes.
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