Com motor de 999 cc e 160 hp de potência, a roadster S 1000 R traz todos os diferenciais de tecnologia e desempenho que transformaram a BMW Motorrad em referência no segmento de alta performance;
Já a R Nine T, edição em homenagem aos 90 anos da BMW Motorrad, traz visual original e casual e é equipada com motor boxer bicilindrico de 1.170 cc, com 110 hp de potência a 7.500 rpm.
*BMW S 1000 R e BMW R Nine T
A performance de uma esportiva combinada a um visual urbano e despojado. Essa é a proposta do segmento roadster, que agora ganha dois novos modelos BMW Motorrad: a BMW S 1000 R e a BMW R Nine T. Diferentes no visual e nas características técnicas, as duas novidades da divisão de motocicletas do BMW Group têm em comum a alta qualidade, a tecnologia e a exclusividade típicas dos produtos da marca.
Voltada para quem busca esportividade no limite com um design dinâmico e moderno, a BMW S 1000 R chega com um motor tetracilíndrico de 999 cc e 160 hp de potência a 11.000 rpm, além de toda a tecnologia que tornou a BMW Motorrad referência entre as motocicletas de alto desempenho.
Com a BMW R Nine T, os apaixonados pelo puro prazer de pilotar encontrarão o máximo de desempenho e tecnologia combinado a um visual clássico, representando a opção perfeita para quem busca uma condução pura. Criada para celebrar os 90 anos da marca, comemorados em 2013, a motocicleta conta com motor bicilindrico boxer refrigerado a ar/óleo de 1.170 cc e 110 hp de potência a 7.500 rpm, o mesmo utilizado na versão anterior da BMW R 1200 R e uma tradição entre as motocicletas da marca, proporcionando uma experiência fascinante de pilotagem.
„Os novos modelos BMW S 1000 R e BMW R Nine T trazem características únicas e, ao mesmo tempo, os atributos já reconhecidos no DNA da BMW Motorrad. Estamos sempre na vanguarda das novas tecnologias e buscamos o máximo de desempenho, sem nunca esquecer o nosso passado. Temos certeza de que estes dois produtos serão bem-sucedidos no segmento roadster de alta cilindrada“, afirma Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad.
S 1000 R: das pistas para o dia a dia
Com visual assimétrico e mecânica de superesportiva, a S 1000 R traz o melhor das motos de pista com a conveniência e o design das motocicletas urbanas. As carenagens trazem desenho esportivo, mas com um porte mais esguio do que o dos modelos superesportivos, o que facilita a locomoção pelos centros urbanos. O assento em dois níveis também é próprio dos modelos de alto desempenho e ajuda o piloto a „vestir“ a motocicleta, além de proporcionar um ar mais arisco à roadster. Outra característica da categoria, o belo motor de 999 cc fica exposto.
A posição de pilotagem é esportiva, mas em ângulo mais ereto que nos modelos carenados, tornando a utilização no dia a dia ainda mais confortável. A altura do banco é de 814 mm e proporciona maior firmeza para o motociclista, que pode apoiar com facilidade o pé no chão.
O projeto do conjunto mecânico para a nova roadster exigiu dos engenheiros um acerto que fosse versátil, de modo a conciliar o uso em pista com a pilotagem diária. Para isso, o torque em baixas e médias rotações foi privilegiado. A potência máxima de 160 hp é alcançada a 11.000 rpm, enquanto que o diferencial é que, a 9250 rpm, o motor já consegue entregar 112 N.m de força. Para chegar a este resultado, foi feito um retrabalho de cabeçote e geometria do comando de válvulas, além de programação diferenciada da injeção eletrônica de combustível.
A transmissão de seis marchas garante uma relação que une a esportividade ao conforto e à eficiência no consumo de combustível, com as duas últimas engrenagens com relações mais longas para privilegiar a utilização em viagens mais longas e velocidades constantes. A relação final é por corrente.
Para adaptação em diferentes condições de pilotagem, a S 1000 R chega com quatro diferentes modos de condução – Rain, Road, Dynamic e Dynamic Pro – além dos sistemas de de controle de tração, ASC (Automatic Stability Control) e Dynamic Traction Control (DTC), que proporcionam mudanças na aceleração, curva de torque e programação dos sistemas de controle de tração e estabilidade para dar mais segurança em terrenos difíceis ou proporcionar uma pilotagem ainda mais direta e esportiva, de acordo com a escolha do piloto. A suspensão é em garfo telescópico invertido, de 46 mm, na dianteira, com configurações de compressão e retorno ajustáveis automaticamente de forma eletrônica através do sistema DDC (Dynamic Damping Control). Na traseira, o modelo utiliza balança de alumínio, com opção de ajuste do amortecimento e retorno da mesma forma que no conjunto dianteiro.
R Nine T: passado e futuro se encontram
Na R Nine T, o visual casual e moderno se mistura à alta tecnologia e à engenharia mecânica em nome da melhor performance e experiência de pilotagem. Criada para comemorar os 90 anos da BMW Motorrad, a motocicleta tem design inspirado no passado – mais precisamente, no primeiro modelo criado pela BMW Motorrad, a R 32. Dela vieram o farol redondo e o visual que realça o motor boxer aparente. A construção premium característica dos produtos BMW Motorrad está em evidência nos pequenos detalhes de acabamento, que resultam em um conjunto elegante e sofisticado.
O guidão deixa a posição de pilotagem relaxada, perfeito para quem quer pegar a estrada com todo o estilo e conforto por horas, sem se cansar. Além disso, a configuração também transmite agilidade para o trânsito das grandes cidades. O banco do piloto tem construção para privilegiar o conforto do piloto. Para um visual ainda mais diferenciado, o assento do garupa pode ser retirado, dando lugar a um complemento da carenagem, tornando a R Nine T um monoposto ao estilo das lendárias „Café Racer“. Este modelo foi concebido para proporcionar a customização, com possibilidades de substituição de peças, contando com uma gama de acessórios originais para personalizar ainda mais o produto com as características desejadas pelo condutor.
Assim como a R 32, de 1923, a R Nine T conta com motor boxer. Este, compartilhado com o ícone da marca, BMW R 1200 R, tem 1.170 cc e gera 110 hp de potência a 7.550 rpm. O torque máximo é de 119 Nm a 6.000 rpm. Com este conjunto, a velocidade máxima alcança a marca superior aos 200km/h. A transmissão é de seis velocidades, com relação final por eixo cardã.
A suspensão na dianteira conta com garfo telescópico invertido, com 46 mm de diâmetro e, na traseira, o conjunto é monoamortecido, com braço em aluminio e sistema Paralever BMW Motorrad. Há, ainda, amortecedor central com pré-carga da mola e amortecimento com opção de ajuste manual, para que o motociclista defina o melhor configuração, de acordo com seu porte e estilo de condução.
Disponível nas cores vermelho racing, branco light e azul escuro metálico frozen, a S 1000 R está na rede de concessionárias BMW Motorrad por R$ 67.900,00. Já a R NineT chega exclusivamente na cor preta e tem preço sugerido a partir de R$ 61.500,00. Ambos os modelos contam com uma linha completa de acessórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário