Uma pesquisa realizada pela FCDLESP - Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo aponta que os consumidores estarão cautelosos neste Dia dos Namorados. Para 2014, é esperado um aumento de 3,5% nas vendas em relação a 2013, uma média estável em comparação ao mesmo período do ano passado. O ticket médio de compra no estado deve ser de R$ 135,00.
“Há uma desaceleração da atividade econômica no geral. Com a alta dos juros e da inflação, os consumidores pretendem economizar este ano, além do crédito desacelerado. Estes e outros fatores não indicam um crescimento tão considerável em relação a 2013”, afirma o presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff.
Apesar da expectativa de crescimento para este ano ser menor do que o estimado em 2013 (5%), os lojistas acreditam que a Copa do Mundo, com abertura exatamente no Dia dos Namorados, pode colaborar para alguns setores do varejo, enquanto outros tendem a se manter com vendas regulares.
Entre os setores que mais podem faturar com o Dia dos Namorados em todo o estado estão confecções, calçados, floriculturas, perfumes, tecnologia e informática, além de artigos personalizados para a Copa, como camisetas e acessórios. Os restaurantes e bares também devem receber um grande número de consumidores no dia.
Dia dos Namorados na Capital Paulista
Para o comércio do Bom Retiro, em São Paulo, a data é significativa para as vendas, com ticket médio de R$150,00. “Esperamos um aumento nas vendas de 5% em comparação ao mesmo período do ano passado. Como nosso foco é o público feminino, as lojas de vestuário devem faturar com as vendas puxadas por confecções de inverno, como casacos”, explica o presidente da CDL do Bom Retiro, Nelson Tranquez.
Litoral
Seguindo a tendência da economia desacelerada, a região de Santos espera um crescimento de até 6% nas vendas para a data em relação ao ano de 2013. Para o presidente da CDL de Santos, Paulo Levi Latrova, a Copa do Mundo pode influenciar no comércio também. “Com os jogos da Copa tendo abertura no dia 12, talvez tenhamos uma queda nas vendas do comércio de rua, induzindo os consumidores a efetuarem compras pela internet”, afirma Latrova. O ticket médio da região pode chegar a R$120,00, com vendas de vestuário em geral e eletrônicos.
Interior do estado
Em São José dos Campos a expectativa é que as vendas se mantenham estáveis em relação ao ano passado, com crescimento aproximado de 3,5%. “Com a abertura da Copa acontecendo justamente no dia 12 de junho, é possível que haja uma influência nas vendas, mas não acreditamos que seja negativa para o comércio”, explica o presidente da CDL de São José dos Campos, José Maria de Faria. O ticket médio da região deve ser de R$ 100,00 com os setores de vestuário, cosméticos, calçados, bares e restaurantes.
Na região de Ribeirão Preto, a evolução em vendas para o Dia dos Namorados é de no máximo 2%. “O panorama conjuntural da economia apresenta condições adversas em termos de juros e de inflação. Baseado nisso e na evolução de todos os custos para viabilização dos negócios, a expectativa é estável em relação ao ano passado”, comenta o presidente da CDL de Ribeirão Preto, Paulo César Garcia Lopes. Os produtos mais procurados pelos clientes serão confecções e calçados, além de floriculturas, perfumarias e restaurantes. O ticket médio deve ser de R$130,00.
A cidade de Sorocaba está otimista com as vendas para o Dia dos Namorados e espera que a data seja impulsionada também pela Copa do Mundo. A expectativa de crescimento na região é de 2,5 a 3% em relação a 2013. “Acreditamos que haverá bastante procura por camisetas do Brasil em preços promocionais, além de alguns souvenirs e bebidas, que podem ajudar a alavancar também o Dia dos Namorados”, afirma o presidente da CDL de Sorocaba, Antonio Luis de Almeida. O ticket médio da região deve ficar em R$190,00.
Na cidade de Campinas, as vendas para o Dia dos Namorados serão estáveis, com expectativa de expansão em 4%, se comparado com 2013. Apesar da situação econômica em baixa, a presidente da CDL de Campinas, Adriana Flosi acredita que a Copa do Mundo pode impulsionar as vendas no período, mas sem uma grande variação de crescimento. O comércio deve se manter com as vendas puxadas pelos setores de eletroeletrônicos, joias, perfumaria e floriculturas. O ticket médio deve ser de R$115,00.
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