Em meio às joias e móveis que serão levados à Milão em abril, na feira Rio + Design, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, merece destaque um produto inusitado: um skate! Todo trabalhando em madeira, a peça é desenvolvida pelo escritório de design carioca Terravixta, e chega a ser até 60% mais leve do que um board tradicional.
Segundo Bernardo Maral, designer de produtos do Terravixta, a ideia do projeto surgiu da investigação de conceitos da biônica contemporânea, na qual projetistas de todo o mundo estudam como a vida é capaz de criar e dar forma à natureza.
“Descobri que a natureza cria espaços vazios nas superfícies. Ela libera de sua forma tudo o que é excessivo e desnecessário, restando somente o essencial para a sua melhor performance”, diz o designer. Foi dessa ideia que surgiu o termo “Fat Free Design”, no qual os projetos são pensados para obterem o máximo de resistência dos materiais em equilíbrio com seu peso e flexibilidade, a fim de gerar produtos enxutos, inteligentes e duráveis.
A partir desse entendimento e estudo com o design generativo paramétrico (desenhado com a colaboração da arquiteta Carina Carmo) o designer juntou o diagrama matemático de Voronoi aplicado às superfícies de skateboards.
“Os shapes sempre me pareceram demasiadamente pesados e rígidos para a prática do LDP, ou “long distance pumping”, que é uma forma de usar o skate para andar por grandes distâncias sem pôr os pés no chão”.
O princípio do Diagrama de Voronoi aplicado aos boards consiste na análise da distribuição de uma área de superfície, considerando pontos mais ou menos próximos de fontes geradoras de pressão. O resultado são polígonos de cujas distâncias entre as fontes e os pontos sejam as menores possíveis, criando uma estrutura adaptada aos parâmetros do usuário. O projeto será apresentado pela primeira vez ao público, durante o evento em Milão.
“Agora temos a oportunidade de trazer esta pesquisa à tona, e sentir o que os entusiastas do esporte têm a dizer sobre este produto, que gera curiosidade sobre a sua viabilidade técnica, uma vez que nunca foi realizado no mundo.
Inicialmente, os boards serão feitos por encomenda à Terravixta, porque serão sejam desenhados especialmente para cada cliente, absorvendo elementos da personalidade do skatista à forma que o shape vai ter. Serão aceitas encomendas de todos os lugares do mundo e o valor ficará em torno de R$ 600 a R$ 800.
“O cliente nos fornecerá informações como peso, tipo de pegada e intenção de usabilidade. Destas respostas desenhamos o board para obter a melhor agilidade da resposta, comportamento do flex, rigidez torcional, leveza e resistência”, diz.
Cada peça leva duas semanas para ser produzida. Os boards são compostos por cinco folhas internas de Marfim e duas folhas externas de Pinos Araucária, mais uma folha externa de bambu e outra de fibra de carbono, prensados a 120 toneladas, produzidos em parceria com a El Phante Boards e a fábrica Artes e Ofícios.
“Acreditamos que a participação na Rio + Design de Milão irá proporcionar uma possível visibilidade internacional para o projeto. O design no Brasil está cada vez mais disseminado e compartilhado na sociedade. No Rio isso é bem visível - podemos perceber esse movimento, por exemplo, na aplicação da nova marca do Rio 450 anos em diversos lugares”.
Rio + Design 2015 Milão
Data: 13 a 19 de abril
Local: Via Tortona, 31 – espaço Textile
Horário: das 10h às 20h
ENTRADA GRATUITA
Nenhum comentário:
Postar um comentário