domingo, 31 de maio de 2015

Itaipu assina acordo para desenvolver protótipo de bateria de lítio nacional

Protótipo poderá ficar pronto em dois anos prevê parceiros. Acordo envolve Itaipu,

Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e empresa inglesa Mira.

Em apenas dois anos, o Brasil já terá condições de produzir a

primeira bateria de íons de lítio com tecnologia nacional. O anúncio foi

feito nesta quinta-feira (28), em Foz do Iguaçu (PR), pela diretora

financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, durante a assinatura de um

acordo de cooperação global entre a Itaipu Binacional, Fundação Parque

Tecnológico Itaipu (FPTI) e a empresa inglesa Mira Limited, uma das mais

importantes consultorias mundiais do ramo de pesquisa de veículos

híbridos e elétricos.

Também participaram da cerimônia, no Edifício das Águas, na usina,

o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, o diretor-geral da Mira

do Brasil, Armando Canales, e o diretor-superintendente da FPTI, Juan

Carlos Sotuyo.

A parceria tem como objetivo final a instalação, no Parque

Tecnológico Itaipu (PTI), de um centro de excelência para pesquisa de

bateria de lítio, inédito no Brasil. Inicialmente, já a partir da assinatura,

nos primeiros três meses, serão feitos estudos de prospecção junto à

indústria nacional, para definição do modelo de bateria que será adotado.

Produção em escala pela indústria

Escolhido o modelo, a parceria desenvolverá o primeiro protótipo,

que poderá ser levado para produção em escala pela indústria nacional.

“Hoje a bateria de lítio é usada principalmente em veículos e nas

telecomunicações. Queremos desenvolver aqui no PTI uma bateria

escalável, que poderá ser utilizada tanto em veículos elétricos como em

sistemas de armazenamento de energia”, antecipou Margaret Groff.

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Outra proposta é criar no País uma rede de serviços de alta

complexidade na área de bateria. “Porque hoje, se você compra uma

bateria [de lítio] no exterior, muitas vezes tem que mandar esse produto

para fazer manutenção fora do Brasil. Queremos prestar esses serviços

aqui, e não no exterior”, reforçou.

Outros modelos já em andamento

A diretora financeira lembrou ainda que Itaipu já desenvolve

estudos com outros modelos de bateria – como as de sódio e de chumbo-

ácido, também para aplicação em veículos elétricos e em sistemas de

armazenamento. “Agora, com a bateria de lítio, estamos escalando alguns

degraus nesse desenvolvimento tecnológico.”

Pioneirismo permitiu parceria

Para Armando Canales, a aproximação da Mira com Itaipu foi

natural. “Achamos que trabalhar em conjunto com Itaipu e o PTI, que são

pioneiros no Brasil no desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos, e

também na área de armazenamento de energia, representa o perfeito

casamento de competências para a criação desse centro de excelências”.

Jorge Samek disse que essa parceria representa um passo

importante para a região, que está se tornando um celeiro de tecnologia

com gente capacitada em todas áreas “Isso comprova que os recentes

investimentos no Oeste do Paraná, especialmente em universidades e

centros de pesquisa, já começam a apresentar resultados importantes”,

afirmou. Segundo ele, a parceria com a Mira, uma gigante da tecnologia,

faz parte desse processo. “Se o mundo é global, nossa cabeça também

tem que ser global”, comentou.

Pesquisas de Itaipu

Há mais de um ano, Itaipu desenvolve o Programa de Mobilidade

Inteligente (Mob-i). Além de carros elétricos (28 no total, em Curitiba,

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Brasília e Foz do Iguaçu), o Mob-i conta com postos para abastecimento

(os eletropostos) e utiliza a plataforma Mobi.me, aplicativo que fornece

em tempo real indicadores como o dinheiro poupado em abastecimento, o

CO2 que deixou de ser emitido na atmosfera e o número de quilômetros

rodados.

Desde 2006, a empresa também lidera, em parceria com várias

companhias do Brasil e do exterior, o Programa Veículo Elétrico (VE).

Neste período, já montou mais de 80 protótipos elétricos, a metade

incorporada à própria frota e o restante destinado para os parceiros do

programa.

As linhas do VE incluem carros de passeio, caminhão, utilitário,

ônibus e até um avião, todos equipados com motor elétrico.

A empresa ainda mantém uma oficina para montagem dos

compactos elétricos modelo Twizy, em parceria com a Renault, e trabalha

no projeto da bateria de sódio nacional, com recursos da Finep e parceria

com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Outro projeto é na área de

armazenamento de energia, em conjunto com o Exército brasileiro.

Mira

A Mira foi criada pelo governo britânico em 1946 para ser referência

na área de pesquisa e desenvolvimento de sistemas para veículos e atua

como uma empresa privada sem fins lucrativos desde 1976. Ela

desenvolve trens de força (motor e transmissão), sistemas de baterias e

faz a integração de sistemas em veículos híbridos e elétricos, contando

com uma das mais modernas pistas de testes do mundo e laboratórios

avançados.

A empresa tem participação em mais de 18 projetos de veículos

híbridos e elétricos e conta, entre seus clientes, com os principais players

do setor. A Mira é responsável, entre outras iniciativas, pelos veículos não

tripulados – dirigidos somente por câmaras e sensores – que estão

circulando no Reino Unido este ano, em caráter experimental.

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A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a

Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável,

tendo produzido, desde 1984, mais de 2,2 bilhões de MWh. A hidrelétrica

é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia

consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem

como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com

responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento

econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A

empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora

de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as

melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o

desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

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