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Mesmo
com cenário macroeconômico desfavorável e base de comparação difícil
por conta da Copa do Mundo de futebol 2014, companhia entrega EBITDA
consolidado
de R$ 4,1 bilhões (alta de 13,8%) no 2° trimestre de 2015
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De abril a junho, operações internacionais impulsionaram desempenho da empresa
São Paulo, 30 de julho de 2015 – A Ambev encerrou o primeiro semestre do ano com investimentos de aproximadamente
R$ 1,4 bilhão no Brasil. Embora o cenário macroeconômico atual seja desafiador, a previsão é de que, até o final de 2015,
os investimentos da companhia cheguem até o patamar do que foi
realizado em 2014, quando a Ambev investiu o montante recorde de R$ 3,1
bilhões no país.
Além
de ter sido aplicado para aumentar a produtividade das cervejarias e
aperfeiçoar as operações nos centros de distribuição, os investimentos
realizados no primeiro semestre de 2015 também
foram direcionados para suportar o crescimento de nossas inovações como
Skol Beats Senses e Brahma 0.0% e aumentar a distribuição de garrafas
retornáveis que constituem uma opção mais econômica de embalagem para os
consumidores.
No
segundo trimestre do ano, os resultados gerais da companhia, que
contemplam operações em 17 países, foram impactados de modo positivo
principalmente pela atuação fora do Brasil. Na região
chamada de “América Central e Caribe”, o EBITDA normalizado reportado
cresceu 77,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. Na zona
“América Latina Sul”, o crescimento desse indicador foi de 116,4%. Já o
Canadá apresentou aumento de 13,7%. No Brasil,
o EBITDA normalizado chegou a R$ 2,5 bilhões, uma alta de 8,8%.
No
Brasil, a empresa enfrentou uma base de comparação difícil no segundo
trimestre de 2015 já que no mesmo período do ano passado o país foi
palco da Copa do Mundo de futebol, evento responsável
pela venda de um volume incremental de 1,4 milhão de hectolitros de
cerveja no país. Além disso, o atual cenário macroeconômico contribuiu
para um menor volume de vendas. De abril a junho de 2015, a Ambev vendeu
25,3 milhões de hectolitros de bebidas (cervejas
+ bebidas não alcoólicas) no país, o que significa uma queda de 7,9%.
“Para
passar essa fase de cenário macroeconômico adverso, decidimos focar no
que está ao nosso alcance. Isso significa continuar investindo no
Brasil, em nossas plataformas comerciais e
de relacionamento com o consumidor, inovações, embalagens acessíveis,
portfolio premium, entre outras iniciativas”, afirma o vice-presidente
financeiro e de relações com investidores da Ambev, Nelson Jamel.
Entre as principais estratégias da companhia está o aumento da
oferta de embalagens com preços mais
acessíveis ao consumidor, como as garrafas de vidro retornáveis. O
objetivo da empresa é oferecer produtos para diferentes perfis de
consumidores e ocasiões de consumo. A estratégia influencia o
mercado e se reflete nos preços dos produtos. De janeiro a junho, por
exemplo, a média de aumento de preços de cerveja no mercado foi de 4,3%.
Esse crescimento ficou abaixo da inflação geral medida pelo IPCA, que
foi de 6,2% no mesmo período.
Em
termos de estratégia de negócio, uma das prioridades da Ambev é o
investimento em inovações. Entre as últimas novidades da empresa está o
lançamento da Skol Ultra, uma cerveja
refrescante, com menos calorias e carboidratos (99 Kcal em 310 ml) e
que mantém as características de aroma e sabor de Skol, tão apreciadas
pelos brasileiros. A bebida é voltada ao consumidor que está em
constante movimento, buscando equilíbrio entre uma vida
ativa, sem abrir mão do prazer de beber cerveja.
A
Ambev também mantém sua aposta no segmento de cervejas premium. A
estratégia tem se mostrado acertada. As vendas dessas marcas apresentam
crescimento constante e hoje já respondem
por 8,5% do volume total vendido pela companhia. Um dos destaques fica
por conta da Corona, cerveja mexicana que chegou ao Brasil no final de
2014 para compor o portfólio premium da companhia.
Outra
aposta da Ambev está na categoria “near beer”, como são chamadas as
bebidas produzidas com base em malte. Um dos exemplos bem-sucedidos
desse segmento é a Skol Beats Senses.
Menos de nove meses depois de seu lançamento, a bebida já conquistou
relevante participação de mercado entre seu público-alvo e desempenhou
importante papel incremental no volume vendido pela companhia no
trimestre.
Outro
importante destaque do segundo trimestre de 2015 é o desempenho dos
refrigerantes vendidos pela empresa. Puxada pelas vendas de Guaraná
Antarctica, Guaraná Antarctica Black
e Pepsi, a Ambev atingiu um recorde histórico de participação de
mercado no segmento. De abril a junho, a média de market share em
refrigerantes da companhia no Brasil foi de 19,6%.
Resultados 2º Trimestre 2015 X 2º Trimestre 2014
Ambev consolidado (17
países onde atua)¹
No
segundo trimestre de 2015, o EBITDA normalizado foi de R$ 4,1 bilhões,
com crescimento orgânico de 13,8% se comparado
ao mesmo trimestre do ano anterior. A receita líquida do período
cresceu organicamente 10,3% em relação ao segundo trimestre de 2014,
totalizando R$ 9,9 bilhões. Já o lucro líquido ajustado foi de R$ 2,8
bilhões, crescimento de 27,3% na comparação com o mesmo
período do ano passado.
O
volume total de vendas da Ambev no segundo trimestre de 2015 ficou em
37,9 milhões de hectolitros de bebidas, sendo
27,5 milhões de hectolitros de cerveja e 10,4 milhões de hectolitros de
refrigeNANC (refrigerantes, bebidas não-alcóolicas e não-carbonatadas).
O volume total de vendas da companhia no período caiu 3,4%. Em
cervejas, a queda foi de 3,7% e de 2,7% em refrigeNANC.
Ambev Brasil
Considerando
apenas o resultado Brasil, o EBITDA ajustado no segundo trimestre de
2015 foi de R$ 2,5 bilhões, um
aumento orgânico de 8,8% se comparado ao mesmo período no ano anterior.
A receita líquida cresceu 3,8% em relação ao segundo trimestre de 2014,
totalizando R$ 5,4 bilhões.
O
volume total de vendas no Brasil no segundo trimestre chegou a 25,3
milhões de hectolitros de bebidas, queda de
7,9% na comparação com o segundo trimestre de 2014, que havia sido
beneficiado fortemente pela realização da Copa do Mundo. Do total
vendido no segundo trimestre de 2015, 18,5 milhões de hectolitros foram
de cerveja (queda de 8,6%) e 6,8 milhões de hectolitros
foram de refrigeNANC (queda de 6%).
As demonstrações completas dos resultados financeiros da Ambev do segundo trimestre de 2015 estão disponíveis no site: www.ambev.com.br/ investidores
____
1Argentina,
Brasil,
Bolívia, Canadá, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala,
Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai,
Dominica, Antigua e St. Vincent.
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