· Vencedor do Prêmio Nobel e oradores convidados da marca estarão no pódio durante a ISAL 2015
· Conceito exibido no Salão de Frankfurt possui tecnologia de iluminação OLED voltada para o futuro
Ingolstadt, 24 de setembro de 2015 – Durante o 11o
Simpósio Internacional de Iluminação Automotiva (International
Symposium on Automotive Lighting/ISAL 2015), representantes da Audi
oferecerão suas percepções sobre a tecnologia de iluminação do futuro. O
congresso começará no dia 28 de setembro de 2015 em Darmstadt
(Alemanha). Após o discurso de abertura de Shuji Nakamura, vencedor do
Prêmio Nobel de Física em 2014, os oradores convidados da marca das
quatro argolas farão apresentações sobre as tendências e
desenvolvimentos mais recentes durante essa importante e mais influente
conferência sobre tecnologia de iluminação automotiva. O próximo passo
para esse setor também será apresentado no mais recente carro-conceito
exibido no Salão de Frankfurt com a nova tecnologia Matrix OLED.
“Esse
simpósio é um importante fórum para que a Audi coloque a tecnologia da
iluminação no centro das atenções. Nossos clientes se beneficiarão dos
resultados dessas discussões entre profissionais”, explica o Dr.
Wolfgang Huhn, Chefe de Desenvolvimento de Tecnologias de Iluminação da
Audi. A marca premium é líder nesse segmento; entre outras realizações, a
empresa introduziu os faróis LED no mercado. “O progresso técnico e os
maiores volumes de produção nos dão a oportunidade de oferecer aos
clientes uma excelente tecnologia de iluminação a um custo-benefício
atraente”, diz Huhn. “Na Audi, os desenvolvedores desses sistemas
trabalham em conjunto com os designers. Em equipe, eles criam uma
harmonia perfeita em termos de design dos carros, assim como uma
aparência coerente entre a tecnologia e sua iluminação visual. O
motorista também se beneficia desse estilo coerente.”
Imediatamente
após o discurso de abertura de Shuji Nakamura, Stephan Berlitz, Chefe
de Desenvolvimento de Inovações em Iluminação da Audi, abrirá a série de
palestras da ISAL 2015 com a sua apresentação intitulada “O futuro da
tecnologia de iluminação”. Além das tecnologias padrão que estão
disponíveis atualmente, tais como os faróis Matrix LED e os sistemas de
assistência para iluminação, os palestrantes também falarão de temas
voltados para o futuro, tais como os faróis Matrix Laser. Nessa
tecnologia, um laser espacialmente separado do farol gera um feixe de
luz; um micro espelho produz então um padrão de distribuição de luz
controlado de forma inteligente.
“As
tecnologias Matrix LED e Matrix Laser ainda têm um enorme potencial”,
diz Stephan Berlitz. A Audi planeja ainda usar sistemas de câmeras para
controlar a luz de forma bastante precisa. Desse modo, as tecnologias
“Car-to-X” – a interação com outros carros e a infraestrutura – também
poderão ser usadas onde o próprio campo visual do motorista termina.
“Estamos estabelecendo o ritmo de todo o campo técnico, no qual a
integração entre estética e dinâmica exercem um papel extremamente
importante”, enfatiza Berlitz. “Estamos desenvolvendo nossa iluminação
para reagir mais intensivamente com os outros veículos no tráfego e no
meio ambiente.” Um exemplo disso é a tecnologia que projeta a largura do
veículo sobre a estrada como faixas precisamente definidas de luz, que
está sendo desenvolvida pelos engenheiros da marca. Esse sistema
proporciona aos motoristas uma sensação de maior orientação conforme se
deslocam com segurança por estreitas áreas de congestionamento e
obstáculos.
Como
empresa líder na tecnologia de iluminação automotiva, a Audi continua a
estabelecer marcos importantes. Entre os exemplos estão os LEDs diurnos
contínuos do A8 W12 (2004), os primeiros faróis totalmente compostos de
luzes LED do R8 (2008), a interconexão dos faróis com os dados de
navegação do A8 (2010), o display dinâmico das luzes de seta do R8
(2012), os faróis com a tecnologia Matrix LED do A8 (2013) e a
implementação de faróis altos com ponto de laser do R8 LMX (2014). A
inovação mais recente em termos de iluminação é a função antiofuscante
de sinais de trânsito do A4 com seus faróis Matrix LED (2015).
A
marca das quatro argolas está impulsionando ainda mais o progresso da
iluminação. Durante o Salão de Frankfurt 2015, a Audi apresentou o
conceito e-tron quattro com a tecnologia Matrix OLED. Os OLEDs (diodos
orgânicos emissores de luz) combinam alta tecnologia e design de forma
ideal. Em cada unidade OLED, dois eletrodos – pelo menos um dos quais
deve ser transparente – incorporam finas camadas de materiais
semicondutores orgânicos. Sua luz alcança um novo nível de
homogeneidade, e o escurecimento é continuamente variável. Ela não gera
nenhum ponto de sombra e não requer refletores, guias de luz ou
componentes óticos similares. Novos materiais de substrato flexível
oferecem possibilidades de ajustes tridimensionais, abrindo espaços
criativos totalmente novos para os designers. A Audi deseja introduzir
pela primeira vez a tecnologia OLED nas luzes traseiras dos carros da
sua linha de produção.
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