· Produção do modelo mais vendido da marca no país foi iniciada em setembro em São José dos Pinhais (PR)
*Tanto com gasolina como com etanol
· Maior potência e melhor desempenho em todas as versões
· Mais equipamentos de série e oferta de opcionais ampliada
São
Paulo, 12 de novembro de 2015 - O A3 Sedan, modelo mais vendido pela
Audi no mercado brasileiro, começa a ser comercializado no país, a
partir desta segunda quinzena de novembro. Com o início da fabricação
nacional, em São José dos Pinhais, no Paraná, o modelo teve suas versões
atualizadas e traz agora uma maior gama de equipamentos de série, mais
opcionais e duas novas opções de motorização.
O
início da fabricação do A3 Sedan no país é um importante marco para a
Audi. A entusiástica aceitação do veículo no Brasil contribui de forma
decisiva para que a marca atingisse esse patamar. Desde seu lançamento
no país, o modelo já vendeu 7.877 unidades (5.089 da versão 1.4 e 2.788
da 1.8).
A
marca conta hoje com 43 concessionárias, distribuídas por todas as
regiões do país, uma rede que continua em constante expansão. A Audi
possui também duas importantes instalações para dar suporte à área de
pós-vendas: o Centro de Treinamento e Competência Tecnológica, em São
Paulo, para atender aos revendedores, e o Centro de Distribuição de
Peças, na cidade de Jundiaí. O plano estratégico da Audi para o mercado
brasileiro estabelece objetivos claros e definidos para médio e longo
prazo e inclui a fabricação de outros modelos.
Mais performance, mais eficiência e nova tecnologia flex
A
adoção de novos motores e um significativo aumento no desempenho marcam
o lançamento do A3 Sedan nacional. As versões Attraction e Ambiente
passam a contar com o motor 1.4 Turbo FSI Flex produzido no Brasil, com
injeção direta de combustível, 150 cv de potência e 250 Nm de torque. A
topo de linha Ambition, equipada com motor 2.0 TFSI, completará a linha
posteriormente.
Com
ganho de 28 cv em relação ao anteriormente importado, o motor turbo
flex de 1,4 litro com injeção direta de combustível na câmara de
combustão tem seu desempenho potencializado pelo câmbio automático
Tiptronic de seis velocidades, que oferece a possibilidade de trocas de
marchas de forma manual por meio da alavanca seletora ou pelas aletas
(shift paddles) posicionadas atrás do volante. Esse conjunto mecânico
de alta eficiência leva o A3 Sedan da imobilidade aos 100 km/h em 8,8
segundos.
As versões
Com
o novo motor bicombustível, o A3 Sedan continuará sendo oferecido nas
versões Attraction e Ambiente, mas traz maior variedade de itens de
série e oferta de opcionais. Todas elas se caracterizam pelo conforto e
segurança, incluindo, entre outros itens, um total de sete airbags para
proteção dos ocupantes – frontais e laterais na dianteira, airbags de
cortina para as janelas laterais dianteiras e traseiras e airbag para
proteção dos joelhos do motorista. Outro item de segurança ativa,
presente em todas as versões, é o ESP, controle eletrônico de
estabilidade.
A versão de entrada, a Attraction,
traz de série câmbio automático, ar-condicionado, direção
eletromecânica, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e
lavadores, lanternas de LEDs, sensor de estacionamento traseiro, bancos
dianteiros com ajuste de altura, volante de quatro raios e alavanca de
câmbio revestidos de couro e vidros laterais e traseiro com isolamento
térmico. O comprador pode optar entre as cores cinza e preto para o
acabamento interno.
A
Attraction conta também com sistema start-stop para desligamento e
partida do motor quando o carro é imobilizado, como nos semáforos e
congestionamentos – um equipamento que pode proporcionar um aumento na
economia de combustível que pode chegar a 10%, sobretudo nas grandes
cidades. O equipamento inclui o rádio MMI com alto-falantes, computador
de bordo e conexão Bluetooth para telefone móvel. O freio de
estacionamento tem acionamento eletromecânico e as rodas são de
alumínio, com 16 polegadas de diâmetro.
A versão intermediária Ambiente
soma aos itens de série do modelo Attraction os sensores de luz e chuva
e o volante multifuncional, também com acabamento de couro, com
comandos para trocas de marchas (shift paddles). O para-brisa traz uma
faixa superior cinza para reduzir a incidência dos raios solares. As
rodas de alumínio, com cinco raios, têm 17 polegadas de diâmetro.
Um
dos diferenciais do A3 Sedan Ambiente é a oferta de opcionais,
consideravelmente mais ampla do que a da versão importada. Entre os
principais equipamentos está o rádio MMI plus com sistema de navegação. O
Pacote Design inclui bancos de couro sintético, diversos porta-objetos e
teto solar panorâmico “Open Sky”, enquanto o pacote Assistance traz
controle de velocidade de cruzeiro e sensores de estacionamento
dianteiro e traseiro com câmera de ré.
Uma
variedade ainda maior de sistemas de assistência está incluída no
Pacote Assistance Plus: o Active Lane Assist (assistente para mudança de
faixa de rolamento), assistente para luz alta, sistema Auto Park de
estacionamento automático com câmera de ré, controle de velocidade de
cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front, computador de bordo com tela
colorida e sistema Keyless Go, que permite destravar o carro e ligar o
motor sem necessidade de utilizar a chave fisicamente.
Alta rigidez, baixo peso
Na
Audi, a alta tecnologia não se limita ao desempenho dinâmico e aos
sistemas eletrônicos. Ela está fortemente presente no projeto de
estrutura e carroceria de todos os modelos da marca. A construção com
peso leve é um dos conceitos fundamentais do projeto do A3 Sedan e levou
à utilização de uma ampla variedade de materiais combinados conforme as
solicitações de cada parte do chassi, suspensão e carroceria.
Peças
de aço de alta resistência, temperadas na própria matriz onde são
moldadas, constituem 26% da carroceria do A3 Sedan. Elas são aquecidas
até cerca de 1.000o C e, em seguida, resfriadas a aproximadamente 200o
C, em uma prensa de estampagem refrigerada a água. Esse processo cria
uma estrutura de ferro e carbono com excepcional resistência à tensão.
Assim, as peças que utilizam esses aços de alta tecnologia podem ter
paredes estreitas e, consequentemente, menor peso.
Componentes
temperados nas matrizes são usados na transição entre a dianteira do
carro e a célula de passageiros, nas colunas A, no arco do teto, túnel
central, soleiras laterais e painéis do assoalho. As colunas B também
são feitas de aço temperado na matriz. Suas seções inferiores são mais
flexíveis que as mais altas, já que a energia de uma colisão lateral
precisa ser absorvida nesta região. A Audi aplica aços de alta e ultra
resistência em muitas outras áreas da carroceria, como os elementos
longitudinais e as colunas C. Uma peça conhecida como 'tailored rolled
blank' une o assoalho com a seção posterior da carroceria: uma chapa
única de metal com onze segmentos individuais e cinco diferentes
espessuras.
Além
disso, o capô, a subestrutura do eixo dianteiro e a seção absorvedora
de impactos atrás do para-choque dianteiro e da plataforma traseira são
feitas de alumínio. No conjunto, esses componentes de liga leve
economizam 12 quilos. Esse avanço favorece a distribuição de carga entre
os eixos. O suporte do eixo dianteiro é feito de plástico de alta
resistência e pesa três quilos menos do que no modelo anterior.
Referências: rigidez, acústica, segurança e aerodinâmica
Graças
aos amplos recursos dedicados pela Audi à manufatura da carroceria, o
A3 Sedan possui excelente rigidez torcional estática e dinâmica. Isso
contribui para a alta precisão na fabricação do veículo e para um
interior silencioso. O para-brisa com isolamento acústico é equipamento
de série, assim como a dupla vedação envolvente que minimiza o ruído do
vento nas portas e janelas. Os espelhos externos foram também projetados
visando a redução do nível de ruído interno. Materiais isolantes
acústicos no interior, principalmente na peça moldada entre o assoalho e
o carpete, são leves e, ao mesmo tempo, altamente eficientes.
O
A3 Sedan também oferece ótimos resultados em termos de segurança
passiva. Em uma colisão dianteira, a travessa frontal distribui as
forças para os dois membros laterais, que passam por uma deformação
programada para dissipá-las. Outras zonas de deformação incluem a
subestrutura do eixo dianteiro e a parte superior dos para-lamas. Em
caso de impacto lateral, os componentes de aço moldado a quente nas
soleiras e colunas B proporcionam excelente proteção aos ocupantes. Já
em uma colisão traseira, os elementos transversais do para-choque
transferem a tensão para os grandes membros longitudinais.
Além disso, o modelo apresenta coeficiente de arrasto (Cx)
de apenas 0,30 graças, em parte, ao acabamento nas áreas não visíveis.
Coberturas de plástico reforçado com fibra de vidro revestem a parte
inferior da carroceria até a altura das colunas B. Essas coberturas
protegem as chapas metálicas e o motor contra impactos e corrosão, ao
mesmo tempo em que absorvem vibrações. Um pequeno defletor à frente de
cada roda ajuda a minimizar a perda de fluxo de ar. O assoalho externo
aerodinâmico reduz o arrasto aerodinâmico total em cerca de 12%.
Chassi
Com
um design complexo e ajuste equilibrado, o chassi do A3 Sedan atende
aos mais altos padrões da engenharia automotiva. Tudo começa pela
distribuição de pesos otimizada, facilitada pelo fato de o eixo
dianteiro estar posicionado bem à frente no carro. A suspensão dianteira
é tipo McPherson, com braços inferiores em V. O subchassi em peça única
e os mancais de pivô conjugados aos motores mais potentes são feitos de
alumínio. Esses componentes são, em conjunto, seis quilos mais leves
que similares de aço. A bitola dianteira é de 1.555 milímetros.
Além
de proporcionar conforto e segurança, o sistema de assistência de
direção eletromecânica contribui para a eficiência do sedã. Como o motor
é montado diretamente na cremalheira, não consome energia quando o
carro anda em linha reta. A força de assistência varia de acordo com a
velocidade do veículo. Sua redução de 15,3:1 é esportivamente direta e o
diâmetro de giro do carro é de apenas 10,9 metros.
Um motor para o Brasil: 1.4 Turbo FSI Flex
Um
motor exclusivo para um mercado muito especial: o Brasil é o único país
do mundo onde a tecnologia dos motores multicombustíveis é dominante e,
por isso, o motor 1.4 que equipa as versões Attraction e Ambiente foi
adaptado com exclusividade para o nosso país.
O
trabalho foi realizado por engenheiros e técnicos brasileiros e alemães
e envolveu simulações digitais e testes de bancada para as mais
variadas condições de combinação de etanol e gasolina, em diversas
situações climáticas – de temperaturas negativas até as encontradas em
regiões extremamente quentes, com níveis de umidade também variáveis. Os
motores também foram avaliados na prática, em testes de rodagem em
pistas, ruas e estradas, sempre seguidos pela análise individual de
todos os seus componentes.
Devido
às propriedades químicas do etanol, a transformação exigiu modificações
em todos os componentes que têm contato direto com o combustível, desde
a bomba até a galeria e os bicos da injeção direta. Ao mesmo tempo, foi
refeita toda a calibração do sistema de gerenciamento eletrônico do
motor, que coordena a injeção direta de combustível e a ignição.
Com
a calibração adotada, o 1.4 Turbo FSI Flex que equipa o A3 Sedan passou
a oferecer maior potência, de 150 cv, e torque máximo de 250 Nm
disponível a apenas 1.500 rpm, otimizando o desempenho nas condições de
uso mais frequentes, ou seja, no trânsito urbano, em velocidades
moderadas. Um detalhe importante é que os valores de desempenho do motor
são idênticos tanto com etanol puro como com gasolina.
Uma
vantagem da injeção direta de combustível é que o 1.4 Turbo FSI do A3
Sedan não exigiu a adoção de nenhum sistema auxiliar para partida a frio
com etanol, nem mesmo para pré-aquecimento do combustível. A altíssima
pressão de entrada do etanol na câmara de combustão e a possibilidade de
dosar eletronicamente a mistura ar-combustível garante uma partida sem
dificuldades mesmo nos dias mais frios.
Com
o novo conjunto mecânico, as versões do A3 Sedan equipadas com motor
1.4 TFSI Flex obtiveram uma melhora importante no desempenho: a
aceleração de 0 a 100 km/h acontece agora em 8,8 segundos – meio segundo
mais rápido do que nos modelos anteriores. A velocidade máxima passou a
ser de 215 km/h.
Na
adaptação do motor para o mercado brasileiro, a preocupação com a
eficiência no consumo e com a compatibilidade ambiental não ficou em
segundo plano. O A3 Sedan 1,4 litro é um dos carros mais eficientes do
país e foi classificado pelo Inmetro na categoria A. O consumo no ciclo
urbano, segundo a norma 7024 – que leva em conta fatores como o peso do
veículo e o coeficiente aerodinâmico –, é de 11,7 km/l com gasolina e
7,8 km/l com etanol e, na estrada, atinge 14,3 km/l e 9,9 km/l,
respectivamente.
PREÇOS:
A3 Sedan 1.4 TFSI Flex versão Attractive: R$ 99.990
A3 Sedan 1.4 TFSI Flex versão Ambiente: R$ 109.990
Pacotes de opcionais:
MMI Plus: R$ 13 mil
Design: R$ 13 mil
Assistance: R$ 10 mil
Assistance Plus: 18 mil
DADOS TÉCNICOS
Audi A3 Sedan Attraction
Motor: 1.4 Turbo FSI Flex
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.395 cm³
Potência máxima: 150 cv* entre 4.500 e 5.500 rpm
Torque máximo: 250 Nm* entre 1.500 e 5.500 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: Tiptronic, 6 velocidades
Peso: 1.240 kg
Comprimento: 4.456 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.416 mm
Distância entre eixos: 2.637 mm
Porta-malas: 425 l
Tanque de combustível: 50 l
Rodas: 16” 7J
Pneus: 205/55 R16
Desempenho
Aceleração: 0-100 km/h: 8,8 s
Velocidade máxima: 215 km/h
*Tanto com gasolina como com etanol
Audi A3 Sedan Ambiente
Motor: 1.4 Turbo FSI Flex
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.395 cm³
Potência máxima: 150 cv* entre 4.500 e 5.500 rpm
Torque máximo: 250 Nm* entre 1.500 e 5.500 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: Tiptronic, 6 velocidades
Peso: 1.240 kg
Comprimento: 4.456 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.416 mm
Distância entre eixos: 2.637 mm
Porta-malas: 425 l
Tanque de combustível: 50 l
Rodas: 17” 7,5J
Pneus: 225/45 R17
Desempenho
Aceleração: 0-100 km/h: 8,8 s
Velocidade máxima: 215 km/h
Nenhum comentário:
Postar um comentário