quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Go2neXt cresce 130% ao ano e avança para IoT e Realidade Virtual e Aumentada

Empresa que nasceu há 4 anos para explorar o modelo de computação em nuvem hoje usa este ambiente como base para projetos inovadores em empresas como BT Global Services, Facebook do Brasil, SESI/SENAI, Novelis e Makro, entre outros; para a Go2neXt, a grande vitrine da tecnologia hoje e no futuro é a aplicação e a experiência que ela oferece ao usuário

São Paulo, 17 de novembro de 2015 – A Go2neXt, primeira empresa brasileira de integração e construção de ambientes de computação em nuvem, comemora seu quarto aniversário e anuncia que seu faturamento de 2015 será 130% maior do que o conquistado em 2014. Outra marca importante é o fato de a fatia dos serviços de cloud computing dentro do faturamento total da empresa ter aumentado 200% do ano passado para 2015. “Enxergamos a computação em nuvem como um modelo pronto a suportar todo tipo de inovação”, resume Paulo Henrique Pichini, CEO & President da empresa. “Cada vez mais criativo, nosso portfólio inclui projetos de Internet das Coisas (IoT), Realidade Virtual, Realidade Aumentada, BYOD, nuvens híbridas, aceleração de rede, colaboração, virtualização e digitalização de serviços de dados, voz e vídeo, projetos de datacenter e novas propostas apontadas para user experience”. O futuro, para o CEO da Go2neXt, terá como claro foco a contínua evolução da experiência do usuário. “A grande vitrine da inovação hoje e nos próximos anos é a aplicação e a experiência que ela oferece ao usuário”. 

Para Pichini, a criatividade de projetos baseados na nuvem não tem limites. “Tudo o que planejamos realizar na época da fundação da empresa, há quatro anos, aconteceu; criada para inovar e expandira as fronteiras dos negócios e da área de TIC das empresas, a Go2neXt cumpriu e seguirá cumprindo sua missão”.  

Facebook, BT, SESI e Novelis são clientes Go2neXt

Esse compromisso com o novo é confirmado por clientes Go2neXt como a BT Global Services, o SESI/SENAI (Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Facebook e a Novelis.

"Para nós, da BT Brasil, a Go2neXt é o tipo de parceiro que nós sonhávamos ter”, sintetiza Jorge Nájera, Country Manager da BT. “A equipe Go2neXt tem conhecimento, é inovadora e, o mais importante de tudo, é ágil. Eles são parceiros de verdade, não apenas meros provedores de serviços. Isso é demonstrado por seu compromisso em compreender as necessidades ou desafios do cliente e, a partir daí, dar forma à melhor solução possível, algo que vá além da combinação de produtos e serviços”. Para Nájera, a parceria de longos anos entre as empresas permite uma intensa troca de conhecimento. “Os profissionais Go2neXt têm demonstrado seu desejo de ensinar e, mais importante ainda, a partir de um relacionamento de respeito mútuo, seu desejo de aprender. Essa postura da Go2neXt realmente permite que você durma tranquilo durante o processo de projetar e implementar complexos projetos de TIC.”

Percepção semelhante é compartilhada pelo Professor Érulos Filho, diretor de Tecnologia da Informação do SENAI. “Com a expertise da Go2Next pudemos implantar virtualização de desktops nos Laboratórios da Escola SENAI de Informática em tempo recorde, com custo competitivo. Em especial, destaco a atuação dos especialistas da Go2Next junto ao corpo docente, criando um clima de cooperação e amizade que permitiu que os professores fossem integrados naturalmente ao time de implantação, criando um ambiente propício a mudanças”. Para Érulus Filho, esse posicionamento minimizou os riscos de fracasso de adoção da nova solução de TIC.

Marcos Reis, IT Lead do Facebook na America Latina, afirma: "A Go2Next está sempre alinhada com os nossos objetivos e as respostas rápidas às nossas demandas os tornaram um importante parceiro estratégico".

Na visão de Gisely Marques, Diretora de TI da Novelis America do Sul, a expertise da Go2neXt aparece até mesmo antes do novo projeto ser iniciado. “A parceria entre a Go2neXt e a Novelis viabilizou a “Prova de Conceito” de uma tecnologia voltada para aceleração de tráfego de rede, o que possibilitou a
constatação de benefícios significativos relacionados à sua performance”. Esta POC contribuiu para que a equipe de TI da Novelis definisse um padrão global nessa área. “Pretendemos, agora, seguir com o projeto de implementação dessa tecnologia ao longo de 2015 e início de 2016”, resume Gisely.

No ecossistema de distribuidores de soluções de TIC a filosofia de trabalho Go2neXt também é valorizada. "É com muito prazer que congratulo a Go2Next pelo quarto ano de existência”, diz Humberto Menezes, Managing Director da distribuidora Westcon-Comstor. “Consideramos a Go2Next não só um parceiro estratégico, mas também um empreendimento com visão de futuro”. Para Menezes, o nome Go2Next combina muito bem com a mente de seus idealizadores, Paulo Pichini e Murilo Serrano.  “Acompanhar o rápido desenvolvimento tecnológico e de modelos de negócio como Cloud Computing tem sido a missão desses jovens empreendedores, mas o mais importante é o investimento em equipes de primeira grandeza e, principalmente, o foco no cliente".  

Usuário agora é visto como cliente de serviços digitais

Na visão de Pichini, da Go2neXt, as mudanças aconteceram de forma rápida e intensa nesses quatro anos. “Acima de tudo, passamos por importantes mudanças de paradigmas”. Segundo o executivo, o que era uma aquisição com imobilização de capital em hardware e software (capex) transformou-se numa aquisição de serviços (opex). “Esta realidade vem ao encontro da nossa estratégia, atestando o acerto da nossa visão desde o princípio”, enfatiza Pichini. Outros conceitos também vieram para ficar. “O mercado educou-se e já sabe que, em nuvem, tudo é serviço; da mesma forma, está claro que, na Web, tudo agora é App”. O perfil do usuário também é outro: “Ele agora é visto como o cliente de uma ampla e em evolução quase diária oferta de serviços digitais”, resume Pichini. Outra evolução tangível foi a derrubada das barreiras entre o que era a tecnologia profissional (TI) e a pessoal. “A ampla adoção do modelo BYOD acabou com esta dicotomia”.

Nesses quatro anos de história, o foco na infraestrutura de TIC também ficou para trás. “Não que a infraestrutura deixe de ser crítica”, alerta Pichini. “A diferença é que o primordial, hoje, é construir uma infraestrutura de TI na nuvem que realmente propicie novas experiências para os consumidores e os usuários”. Trata-se de uma realidade complexa em que a inovação é vista sempre pela ponta – a interface, o sistema, o dispositivo utilizado ou visualizado pelo usuário – mas segue dependendo de uma sólida infraestrutura de TI. “Neste novo e complexo cenário, é importante contar com o apoio de um prestador de serviços que tenha domínio tanto sobre o que é a experiência do usuário como de todos os elementos que formam o back-office – o data center, a rede, etc”.

O império do vídeo traz desafios para o mundo corporativo

Para Pichini, a grande vitrine da inovação hoje e nos próximos anos é a aplicação e a experiência que ela oferece ao usuário. “Esta tendência se consolidou nos últimos anos e agora estamos vendo, no Brasil, um boom de novas tecnologias que suportam as novas experiências dos usuários”. Isso inclui cloud, redes sociais, mobilidade, etc.

“A experiência do usuário na ponta está transformando o mundo”, resume o CEO da Go2neXt. Uma das tendências mais fortes é a altíssima demanda de vídeo – 80% da informação está sendo definida em vídeo para os novos ambientes corporativos. “O mundo caminha para o vídeo, algo muito atraente, mas que traz novos desafios para o projeto e a gestão da rede corporativa”, ressalta.

Bancos, varejo e operadoras de Telecom são atendidos pela Go2neXt

Versátil, a Go2neXt atende a várias verticais do mercado. “Desde o princípio atendemos operadoras/grandes data centers, bancos e empresas de saúde e educação. A grande novidade dos últimos 24 meses é o varejo, em que temos desenvolvido novas e muito arrojadas experiências do usuário”, detalha Pichini. É importante compreender que, devido ao perfil inovador da Go2neXt, o cliente de varejo não é uma empresa tradicional. “Nosso foco é no varejo que seduz o cliente com novas ferramentas digitais, propiciando experiências para o consumidor que representam inovação pura. Esse tipo de arrojo encontramos, também, em alguns bancos 100% digitais”.

Um entusiasta da inovação em geral e do IoT em particular, Pichini já está trabalhando em propostas nesta área para empresas dos setores de utilities, transportes e agronegócio. “Tive a oportunidade de ser usuário de dispositivos IoT acoplados ao veículo off-road que usei no Rally dos Sertões deste ano”, comenta. A inteligência online realtime dos dispositivos IoT usados na trilha colaboraram com a superação dos desafios diários que Pichini e sua equipe enfrentaram nesta disputa.

Para ele, isso é apenas um primeiro passo em direção a um mundo onde o IoT será algo rotineiro, imerso na rotina de empresas e pessoas. “O mundo segue se transformando”, comemora Pichini. Para ele, daqui a alguns poucos anos será comum encontrar, por exemplo, frotas de empresas formada de carros com roteadores. “Tudo será feito de maneira preditiva, sempre a partir do perfil do motorista, do passageiro, do departamento que usa o carro, etc”.

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