Empresa que nasceu há 4 anos para explorar o
modelo de computação em nuvem hoje usa este ambiente como base para projetos
inovadores em empresas como BT Global
Services, Facebook do Brasil, SESI/SENAI,
Novelis e Makro, entre
outros; para a Go2neXt, a grande vitrine
da tecnologia hoje e no futuro é a aplicação e a experiência que ela oferece ao
usuário
São Paulo, 17 de
novembro de 2015 – A Go2neXt, primeira empresa brasileira de integração e
construção de ambientes de computação em nuvem, comemora seu quarto aniversário
e anuncia que seu faturamento de 2015 será 130% maior do que o conquistado em
2014. Outra marca importante é o fato de a fatia dos serviços de cloud
computing dentro do faturamento total da empresa ter aumentado 200% do ano
passado para 2015. “Enxergamos a computação em nuvem como um modelo
pronto a suportar todo tipo de inovação”, resume Paulo Henrique Pichini,
CEO & President da empresa. “Cada vez mais criativo, nosso portfólio
inclui projetos de Internet das Coisas (IoT), Realidade Virtual, Realidade
Aumentada, BYOD, nuvens híbridas, aceleração de rede, colaboração,
virtualização e digitalização de serviços de dados, voz e vídeo, projetos de
datacenter e novas propostas apontadas para user experience”. O futuro,
para o CEO da Go2neXt, terá como claro foco a contínua evolução da experiência
do usuário. “A grande vitrine da inovação hoje e nos próximos anos é a
aplicação e a experiência que ela oferece ao usuário”.
Para Pichini, a criatividade de
projetos baseados na nuvem não tem limites. “Tudo o que planejamos
realizar na época da fundação da empresa, há quatro anos, aconteceu; criada
para inovar e expandira as fronteiras dos negócios e da área de TIC das
empresas, a Go2neXt cumpriu e seguirá cumprindo sua missão”.
Facebook, BT, SESI
e Novelis são clientes Go2neXt
Esse compromisso com o novo é
confirmado por clientes Go2neXt como a BT Global Services, o SESI/SENAI (Serviço Social da Indústria e
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Facebook e a Novelis.
"Para
nós, da BT Brasil, a Go2neXt é o tipo de parceiro que nós sonhávamos
ter”, sintetiza Jorge Nájera, Country
Manager da BT. “A equipe Go2neXt tem conhecimento, é inovadora
e, o mais importante de tudo, é ágil. Eles são parceiros de verdade, não apenas
meros provedores de serviços. Isso é demonstrado por seu compromisso em
compreender as necessidades ou desafios do cliente e, a partir daí, dar forma à
melhor solução possível, algo que vá além da combinação de produtos e
serviços”. Para Nájera, a parceria de longos anos entre as empresas
permite uma intensa troca de conhecimento. “Os profissionais Go2neXt têm
demonstrado seu desejo de ensinar e, mais importante ainda, a partir de um
relacionamento de respeito mútuo, seu desejo de aprender. Essa postura da
Go2neXt realmente permite que você durma tranquilo durante o processo de
projetar e implementar complexos projetos de TIC.”
Percepção
semelhante é compartilhada pelo Professor
Érulos Filho, diretor de Tecnologia da Informação do SENAI.
“Com a expertise da Go2Next pudemos implantar virtualização de desktops
nos Laboratórios da Escola SENAI de Informática em tempo recorde, com custo
competitivo. Em especial, destaco a atuação dos especialistas da
Go2Next junto ao corpo docente, criando um clima de cooperação e amizade
que permitiu que os professores fossem integrados naturalmente ao time de
implantação, criando um ambiente propício a mudanças”. Para Érulus Filho,
esse posicionamento minimizou os riscos de fracasso de adoção da nova solução
de TIC.
Marcos Reis, IT Lead do Facebook na America Latina, afirma:
"A Go2Next está sempre alinhada com os nossos objetivos e as respostas
rápidas às nossas demandas os tornaram um importante parceiro
estratégico".
Na visão de Gisely Marques, Diretora de TI da Novelis America do
Sul, a expertise da Go2neXt aparece até mesmo antes do novo projeto
ser iniciado. “A parceria entre a Go2neXt e a Novelis viabilizou a
“Prova de Conceito” de uma tecnologia voltada para aceleração de
tráfego de rede, o que possibilitou a
constatação de benefícios significativos
relacionados à sua performance”. Esta POC contribuiu para que a equipe de
TI da Novelis definisse um padrão global nessa área. “Pretendemos, agora,
seguir com o projeto de implementação dessa tecnologia ao longo de 2015 e
início de 2016”,
resume Gisely.
No
ecossistema de distribuidores de soluções de TIC a filosofia de trabalho
Go2neXt também é valorizada. "É com muito prazer que congratulo a Go2Next
pelo quarto ano de existência”, diz Humberto Menezes, Managing Director
da distribuidora Westcon-Comstor. “Consideramos a Go2Next não só um
parceiro estratégico, mas também um empreendimento com visão de futuro”.
Para Menezes, o nome Go2Next combina muito bem com a mente de seus
idealizadores, Paulo
Pichini e Murilo Serrano. “Acompanhar o rápido
desenvolvimento tecnológico e de modelos de negócio como Cloud Computing tem
sido a missão desses jovens empreendedores, mas o mais importante é o
investimento em equipes de primeira grandeza e, principalmente, o foco no
cliente".
Usuário agora é visto como cliente de serviços digitais
Na visão de Pichini, da Go2neXt, as
mudanças aconteceram de forma rápida e intensa nesses quatro anos. “Acima
de tudo, passamos por importantes mudanças de paradigmas”. Segundo o executivo,
o que era uma aquisição com imobilização de capital em hardware e software
(capex) transformou-se numa aquisição de serviços (opex). “Esta realidade
vem ao encontro da nossa estratégia, atestando o acerto da nossa visão desde o
princípio”, enfatiza Pichini. Outros conceitos também vieram para ficar.
“O mercado educou-se e já sabe que, em nuvem, tudo é serviço; da mesma
forma, está claro que, na Web, tudo agora é App”. O perfil do usuário
também é outro: “Ele agora é visto como o cliente de uma ampla e em
evolução quase diária oferta de serviços digitais”, resume Pichini. Outra
evolução tangível foi a derrubada das barreiras entre o que era a tecnologia
profissional (TI) e a pessoal. “A ampla adoção do modelo BYOD acabou com
esta dicotomia”.
Nesses quatro anos de história, o
foco na infraestrutura de TIC também ficou para trás. “Não que a
infraestrutura deixe de ser crítica”, alerta Pichini. “A diferença
é que o primordial, hoje, é construir uma infraestrutura de TI na nuvem que
realmente propicie novas experiências para os consumidores e os
usuários”. Trata-se de uma realidade complexa em que a inovação é vista
sempre pela ponta – a interface, o sistema, o dispositivo utilizado ou
visualizado pelo usuário – mas segue dependendo de uma sólida infraestrutura
de TI. “Neste novo e complexo cenário, é importante contar com o apoio de
um prestador de serviços que tenha domínio tanto sobre o que é a experiência do
usuário como de todos os elementos que formam o back-office – o data
center, a rede, etc”.
O império do vídeo
traz desafios para o mundo corporativo
Para Pichini, a grande vitrine da
inovação hoje e nos próximos anos é a aplicação e a experiência que ela oferece
ao usuário. “Esta tendência se consolidou nos últimos anos e agora
estamos vendo, no Brasil, um boom de novas tecnologias que suportam as novas
experiências dos usuários”. Isso inclui cloud, redes sociais, mobilidade,
etc.
“A experiência do usuário na
ponta está transformando o mundo”, resume o CEO da Go2neXt. Uma das
tendências mais fortes é a altíssima demanda de vídeo – 80% da informação
está sendo definida em vídeo para os novos ambientes corporativos. “O
mundo caminha para o vídeo, algo muito atraente, mas que traz novos desafios
para o projeto e a gestão da rede corporativa”, ressalta.
Bancos, varejo e
operadoras de Telecom são atendidos pela Go2neXt
Versátil, a Go2neXt atende a várias
verticais do mercado. “Desde o princípio atendemos operadoras/grandes
data centers, bancos e empresas de saúde e educação. A grande novidade dos
últimos 24 meses é o varejo, em que temos desenvolvido novas e muito arrojadas
experiências do usuário”, detalha Pichini. É importante compreender que,
devido ao perfil inovador da Go2neXt, o cliente de varejo não é uma empresa
tradicional. “Nosso foco é no varejo que seduz o cliente com novas
ferramentas digitais, propiciando experiências para o consumidor que
representam inovação pura. Esse tipo de arrojo encontramos, também, em alguns
bancos 100% digitais”.
Um entusiasta da inovação em geral e
do IoT em particular, Pichini já está trabalhando em propostas nesta área para
empresas dos setores de utilities, transportes e agronegócio. “Tive a
oportunidade de ser usuário de dispositivos IoT acoplados ao veículo off-road
que usei no Rally dos Sertões deste ano”, comenta. A inteligência online
realtime dos dispositivos IoT usados na trilha colaboraram com a superação dos
desafios diários que Pichini e sua equipe enfrentaram nesta disputa.
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