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Modelo
traz novo 2.0 TFSI ultra com sistema de combustão aliado à dupla injeção de
combustível
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Estrutura
e carroceria totalmente renovadas: maior resistência e rigidez com menor peso
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Nona
geração do sedã é equipada com motor de 190 cv e transmissão S tronic de sete
velocidades
A nova
geração do Audi A4 desembarca no mercado brasileiro trazendo uma síntese
fascinante de modernidade e estética. Toda a tecnologia presente no novo A4 foi
redesenvolvida e, mais uma vez, estabelece os parâmetros do segmento. Para o
lançamento do modelo, a Audi traz ao país a série limitada Launch Edition,
oferecida com um pacote especial de equipamentos com excelente custo-benefício,
por R$ 172.990. Em maio chegam a versão de entrada Attraction, que parte de R$
159.900, e a Ambiente, que sai por R$ 182.990. A Ambition, equipada com motor
2.0 de 252 cv, e o A4 Avant começam a ser vendidos no segundo semestre.
Uma das
prioridades no projeto do novo modelo foi a diminuição de emissões de CO2,
registrando apenas 109 g/km. Todas as tecnologias empregadas estão focadas na
redução da resistência ao movimento. Em relação ao consumo, o sedã recebeu nota
A do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), com 11
km/l aferidos na cidade e 14,3 km/l na estrada. O bom desempenho foi
conquistado graças à combinação de tecnologias como o Audi Valvelift System, o
sistema Start-stop e o motor com métodos de combustão recentemente
desenvolvidos.
O novo A4 também tem o menor coeficiente
de arrasto (Cx) da sua classe – 0,23. Os
sistemas de assistência ao motorista e de infotainment são de altíssima
qualidade. Uma nova geração de motores TFSI de quatro cilindros estabelece referências
em termos de consumo de combustível, emissões e desempenho para motores a
gasolina com quatro cilindros.
Estilo único
Com 4,73 m de comprimento e distância
entre-eixos de 2,82 m, a aparência do novo A4 é imponente. Traços dominantes na
frente e na traseira salientam a largura do carro. O desenho fluido com linhas
concisas transmite a elegância esportiva da Audi. A grade Singleframe é larga e
baixa; os faróis full-LED transformam a tecnologia em uma marca registrada
visual.
Elegantes, lógicas e harmoniosas, as linhas fluidas ao
longo das laterais resultam em uma aparência esportiva e alongada. O capô
envolve as bordas superiores dos para-lamas. A linha de ombro começa nos cantos
dos faróis e se curva de forma envolvente na direção da traseira.
O design dinâmico flui suavemente para cima e as molduras
das rodas apresentam uma forte saliência. Sob a linha inferior das janelas, a
carroceria tem aproximadamente o dobro da altura da distância entre a base das
janelas e o teto - uma característica típica da Audi. Os espelhos externos são
montados nas portas dianteiras, como nos carros esportivos. A Launch Edition traz rodas de liga leve com 17 polegadas de
série. Opcionalmente, o carro pode receber
rodas aro 18.
A tampa do porta-malas do sedã termina em uma borda
claramente definida. Como os faróis, as lanternas traseiras também apresentam
um design tridimensional multifacetado. Com fortes recessos nos cantos
internos, seus contornos são uma continuação das linhas da carroceria. Cada
unidade possui 48 LEDs. As luzes de freios estão colocadas na parte externa
inferior e as lanternas são conectadas por um friso iluminado pelas luzes
traseiras.
Até 120 kg mais leve
Comparadas às do modelo anterior, as
dimensões do carro aumentaram, mas seu peso foi significativamente reduzido – em
até 120 kg, dependendo da versão e motorização. A carroceria do modelo é uma
das mais leves de sua categoria, graças a uma inteligente combinação de
materiais e às tecnologias de construção.
O A4 também se destaca em sua classe em relação
aos níveis de ruído. Todos os ocupantes desfrutam de um generoso espaço e as
linhas suaves ampliam a sensação de espaço interno. A frente do painel
apresenta diversas saídas de ar e uma grande superfície feita de materiais
nobres e de alta qualidade. As cores e o acabamento seguem um novo conceito,
permitindo aos clientes maior liberdade de configuração.
Informação e fascínio: o Audi Virtual Cockpit
Nessa área, o destaque são duas
inovações. O Audi Cockpit Virtual, tela de instrumentos de TFT (Transistor Film
Technology) totalmente digital com 12,3 polegadas que mostra as informações
mais importantes por meio de brilhantes gráficos de alta resolução, com grande
detalhamento e efeitos sofisticados.
O dispositivo combina as funções da
central MMI com o painel de instrumentos, dessa forma o motorista pode escolher
visualizar as informações no ponto de vista clássico, com mostradores
circulares (velocímetro e conta-giros), ou no modo infotainment, no qual são
exibidas funções do sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre outras.
Um complemento ideal para esse avançado
sistema é o Head-up Display (projeção da velocidade e outras informações no
para-brisa, ao nível dos olhos do motorista), oferecido como parte do Pacote
Tech opcional.
Potencial de computação concentrado
A interface Audi para smartphones é um
novo item disponível. O sistema integra celulares com o sistema operacional iOS
em um ambiente desenvolvido especialmente para esse propósito, o Audi MMI. O equipamento
de som de série inclui também o rádio MMI plus com navegação e conexão
Bluetooth. Para os fãs de alta fidelidade mais exigentes, é oferecido como
opcional o sistema de som Bang & Olufsen com o inovador som 3D de 755 watts
de potência e 19 alto-falantes, cuja experiência sonora se equipara à sensação
de estar presente nas mais importantes salas de concerto e espaços de shows de
todo o mundo.
ACC com Traffic
Jam Assist: primeiro passo para a direção autônoma
Uma das principais tecnologias presentes
no novo A4 é o ACC (Adaptive Cruise Control) com o Traffic Jam Assist, que pode
assumir a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h quando o trânsito
está congestionado. O sistema utiliza sensores de radares e de ultrassom
combinados a uma câmera frontal para conduzir o carro, ajustando a direção e
controlando a velocidade de acordo com o tráfego ao redor. Posteriormente o
sistema será oferecido como opcional.
Poderoso: o 2.0 TFSI ultra
O motor 2.0 TFSI ultra, com 1.984 cm³ de cilindrada,
equipa a versão de lançamento no Brasil do novo A4. Seus principais refinamentos
técnicos são o coletor de exaustão integrado ao cabeçote, o modelo de
gerenciamento térmico com válvula rotativa, o Audi Valvelift System (AVS -
sistema de levantamento de válvulas), a válvula de alívio (wastegate) elétrica
do turbocompressor e a dupla injeção de combustível. Sob carga parcial, a
injeção indireta no coletor de admissão suplementa a injeção direta FSI.
O 2.0 TFSI entrega 190 cv de potência e torque de 320 Nm
entre 1.450 e 4.200 rpm. Isto leva a um desempenho poderoso: aceleração de 0 a
100 km/h feita em 7,3 segundos e velocidade máxima de 240 km/h.
A eficiência pioneira do 2.0 TFSI é resultado de um método
de combustão inovador, em que a cilindrada comparativamente maior do motor não
é um ponto negativo, mas pré-requisito. Com um estilo de condução moderado, é
possível experimentar as vantagens econômicas de um motor pequeno, mas sem
desvantagens de uma tocada mais esportiva.
O novo método de combustão com menor fase de compressão e
fase de expansão mais longa, assim como maior taxa de compressão, foi projetado
especialmente para solicitações parciais, em que as válvulas de admissão fecham
muito mais cedo que o usual. Juntamente com a pressão aumentada no coletor de
entrada, essa característica reduz as perdas de aceleração durante a aspiração.
Devido ao encurtamento da fase de compressão, a taxa de
compressão foi aumentada com sucesso de 9,6:1 para 11,7:1. Isso significa que,
na fase de compressão, o motor tem que comprimir tanta gasolina como um 1.4
TFSI. Também na fase de expansão, quando utiliza plenamente seus dois litros de
deslocamento, o motor se beneficia da alta taxa de compressão. O alto nível de
pressão resultante durante a combustão aumenta ainda mais sua eficiência.
Para que a mistura ar-combustível possa ser turbilhonada,
apesar do curto tempo de admissão, as câmaras de combustão, recessos dos
pistões, dutos de admissão e a turbocompressão do novo 2.0 TFSI foram
especialmente adaptados para o novo método de combustão. Sob alta solicitação,
o Audi Valvelift System abre mais tarde as válvulas de entrada, resultando em
uma pressão maior, ao mesmo tempo em que garante bons índices de potência e
torque. A pressão de injeção foi elevada para 250 bar.
No segundo semestre, chega ao país a versão topo de linha
Ambition, equipada com motor 2.0 TFSI de 252 cv de potência e torque máximo de
370 Nm. O modelo traz ainda a o tradicional sistema de tração integral quattro.
Transmissão S tronic
O trem de força e o chassi do novo A4 foram
totalmente redesenvolvidos. A transmissão S tronic de sete velocidades, com
dupla embreagem e trocas de marchas quase instantâneas, foi reprojetada. Para
maior economia de combustível, o câmbio agora oferece uma função roda-livre. O
controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da
tração dianteira.
Dinâmica de rodagem
Foi dado um grande passo em termos de
dirigibilidade no novo A4: por um lado é esportiva e orientada ao desempenho, mas,
ao mesmo tempo, é focada no conforto. A suspensão e a direção filtram
inconveniências como superfícies de estrada irregulares, mas passam ao
motorista informações importantes, como o aumento das forças laterais e de
tração. Esse comportamento se baseia nos
eixos com cinco braços reprojetados e na direção eletromecânica, que são
excepcionalmente leves e criam a base para a dirigibilidade dinâmica e o
conforto de rodagem de primeira classe e, ao mesmo tempo, reduzem o consumo de
combustível. O motorista pode escolher entre cinco regulagens – Dynamic,
Efficiency, Comfort Automatic e Individual – incluídas no sistema Audi Drive Select,
que é equipamento de série.
Maior disponibilidade na categoria:
sistemas de assistência e segurança
O A4 estabelece uma nova referência em
sua classe com numerosos sistemas de assistência ao condutor. Entre as
inovações que dão uma importante contribuição estão os sistemas Audi Pre Sense Rear
e Audi Side Assist, ambos parte do pacote opcional Assistance.
Equipamentos de
série e opcionais
A versão Launch Edition, que marca o lançamento
do novo A4 no Brasil, traz um pacote bastante completo de equipamentos de
série. Entre os destaques estão o Audi Drive Select, Audi Virtual Cockpit,
faróis Full-LED com ajuste automático de altura, ar-condicionado automático, sistema
start-stop, rodas de liga leva aro 17, retrovisores externos eletricamente
rebatíveis, sensor de estacionamento traseiro, sistema MMI com navegação,
Bluetooth e smartphone integration, sensores de luz e chuva, ajuste elétrico do
banco do motorista, sistema de limpador de faróis e bancos de couro.
Opcionalmente, o sedã pode contar com ar-condicionado
automático com três zonas independentes de temperatura, bancos dianteiros com
ajustes elétricos, controle de cruzeiro, rodas de liga leve com 18 polegadas,
sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e teto solar elétrico, disponibilizados
no Pacote Plus.
Outros pacotes complementares são o Assistance
e o Tech. O primeiro inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e
a câmera de ré. O Tech reúne o Head-up Display, o sistema Keyless-go e o equipamento
de som Bang & Olufsen 3D, com 19 alto-falantes.
Especificações
técnicas
Motor: 2.0 TFSI ultra
Cilindros /cilindrada: 4 em linha,
transversal/1.984 cm³
Potência: 190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm
Torque máximo: 320 Nm entre 1.450 e 4.200
rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic, 7 velocidades,
dupla embreagem
Peso: 1.405 kg
Comprimento: 4.726 mm
Largura: 1.842 mm
Altura: 1.427 mm
Distância entre-eixos: 2.820 mm
Tanque de combustível: 54 l
Porta-malas: 480 l
Aceleração 0-100 km/h: 7,3 s
Velocidade máxima: 210 km/h
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