Valor mais que dobrou na comparação com o mesmo período do ano anterior
A CSU, empresa líder no mercado brasileiro de prestação de serviços de
alta tecnologia voltados ao consumo, relacionamento com clientes,
processamento e transações eletrônicas, apresentou, no primeiro
trimestre de 2016 (1T16), um lucro líquido de R$ 8,2 milhões. O valor,
que representa mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2015,
foi impulsionado pelo crescimento da receita bruta da Companhia, que
totalizou R$ 134,6 milhões no 1T16, expansão de 10,1% em 12 meses e de
5,8% na comparação com o trimestre anterior, acima dos custos
apresentados no trimestre.
A
receita líquida alcançou os R$ 121,9 milhões nos três primeiros meses
do ano, um aumento de 8,3% em relação ao 1T15 e de 4,6% sobre o 4T15. O
EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização)
totalizou R$ 23,5 milhões no 1T16, recorde histórico da Companhia,
representando uma expansão anual de 47,5% e de 19,0% sobre o 4T15.
“Mais
uma vez a CSU conseguiu apresentar resultados consistentes mesmo em um
cenário econômico incerto. Por meio da ampliação de negócios já
existentes, continuamos evoluindo em todas as linhas de negócios e
seguimos com a estratégia de investimentos atrelados à expansão dos
negócios e uma rigorosa política de controle de custos”, afirma o CFO da
Companhia, Ricardo Ribeiro Leite.
Com
relação ao desempenho operacional, a CardSystem, divisão especializada
no processamento de meios eletrônicos de pagamento, encerrou o trimestre
com 22,0 milhões de cartões cadastrados, crescimento de 19,0% em 12
meses e de 1,9% no trimestre. Com isso, a unidade de negócios CSU
CardSystem, que engloba também a divisão focada em programas de
fidelidade, marketing de relacionamento e e-commerce, MarketSystem, além
da divisão CSU ITS, voltada à terceirização de tecnologia, foi
responsável por 55% do faturamento bruto e 93% do EBITDA consolidados.
Na unidade CSU Contact, apesar do impacto causado pela retração de consumo em todo o mercado de contact center,
o número médio de posições de atendimento (PA’s) apresentou leve
crescimento em relação ao último trimestre de 2015. A unidade, que
apresentava 2.462 PA’s médias faturadas no 4T15, encerrou o primeiro
trimestre com 2.476 PA’s, uma evolução de 0,6%. “Isso significa que
nossa estratégia de priorizar operações mais complexas, com margens
sustentáveis para os negócios da Companhia tem possibilitado resultados
positivos, mesmo com uma economia retraída”, diz o CFO.
Para
a diretora de Relações com Investidores, Renata Oliva, o ambiente
econômico atual torna o planejamento futuro desafiador. “A CSU se
posicionou de maneira assertiva ao diversificar seus negócios e passar a
não depender apenas de um setor da economia, permitindo evoluir e
entregar resultados consistentes, mesmo em um período de instabilidade
política e econômica”, explica a executiva.
*Nota: os números de Posições de Atendimento referem-se às médias das unidades faturadas nos respectivos períodos
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