Processo
automático com modernos equipamentos de aplicação
Membro do
Conselho Administrativo da Audi para Produção, Prof. Dr. Hubert Waltl: “A
sustentabilidade na cadeia de produção garantirá o sucesso da nossa marca no
longo prazo”
Uma das
oficinas de pintura mais sustentáveis do mundo graças à tecnologias mais eficientes
A Audi acaba
de colocar uma nova oficina de pintura de acabamento em operação na sua planta
em Ingolstadt. O Membro do Conselho Administrativo para Produção, Prof. Dr.
Hubert Waltl, inaugurou o prédio de 12.000 metros quadrados nesta terça-feira,
20 de setembro, com o Diretor da Planta, Albert Mayer, e o Presidente da
Comissão de Trabalhadores do Grupo, Peter Mosch. Até 900 carrocerias de
automóveis por dia poderão ser pintadas nos três pisos do prédio. Graças à uma
tecnologia sustentável, os modernos equipamentos de aplicação conservarão os
recursos utilizados. Locais de trabalho projetados de forma ergonômica tornarão
o trabalho dos funcionários mais fácil.
São aproximadamente 200 colaboradores que atuarão
na nova oficina de pintura, em três turnos, apoiados por 54 robôs de
pintura, 36 de manipulação e oito de limpeza. O início da construção do novo
pavilhão, que possui 324 metros de comprimento, 36 metros de largura e 32
metros de altura ocorreu em abril de 2014. A instalação dos equipamentos foi
iniciada em março de 2015, e a cerimônia de finalização da construção foi
realizada em julho.
Já a operação em série foi iniciada em março de
2016, após um período de dois anos de construção. Atualmente, 650 carrocerias
de automóveis são pintadas no local todos os dias; a capacidade máxima diária é
de aproximadamente 900 carros e deverá ser alcançada até o final do ano. Os
modelos Audi A4 e A5 são pintados atualmente na nova oficina, seguidos pelo A3
e Q2.
O espaço é uma das instalações mais sustentáveis do
mundo, devido ao uso de tecnologias de última geração, como recirculação do ar,
separação a seco e depuração do ar de exaustão. Essas medidas permitirão obter
uma significativa redução no uso de recursos, para que o consumo de energia e
de água por carro seja reduzido em até 20%. A recirculação do ar também ajudará
a reduzir as emissões de CO₂ por carro
pintado em até 30%, ao passo que a depuração do ar de exaustão reduzirá as
emissões de compostos orgânicos voláteis (COVs) em até 90%.
“Operações sustentáveis são prioridade máxima na
Audi. É por isso que estamos continuamente desenvolvendo nossas tecnologias de
produção. Para nós, essa é a única maneira de fazermos jus às nossas mais altas
exigências em termos de qualidade, compatibilidade ambiental e eficiência
energética. Com a construção do local, atribuímos grande importância aos mais
altos padrões de eficiência no uso de recursos naturais e conservação
ecológica”, destaca Waltl.
“O membro da Comissão de Trabalhadores fez campanha
por essa nova oficina de pintura. Ela é um investimento no futuro e representa,
portanto, mais um forte compromisso da empresa com a principal planta da Audi
em Ingolstadt”, reforça Peter Mosch. Ele acredita que o design ergonômico dos
locais de trabalho na nova oficina mostra que progresso tecnológico e condições
de trabalho mais humanas não são objetivos contraditórios.
A nova linha de pontos de acabamento também
introduzirá tecnologias de pintura de última geração na Audi: equipamentos de
aplicação de pintura com tecnologia de robôs, e pistolas de pulverização
eletrostáticas com alta velocidade de rotação realizam o processo de pintura de
forma plenamente automática. Com o chamado método bell-bell, a pintura
só é aplicada de forma eletrostática, obtendo-se assim uma maior eficiência. Em
combinação com a separação a seco, isso também beneficia o meio ambiente. O
procedimento gera 5% menos resíduos (borra de tinta) para cada carro pintado.
Todo o processo de pintura de acabamento de um
modelo da Audi dura cerca de três horas. As carrocerias dos automóveis passam
por três estações para a aplicação de enchimento, camada de base e pintura
transparente. Após cada passo do processo, as carrocerias pintadas dos
automóveis passam por um secador. A Audi também dá grande ênfase à eficiência
com esses equipamentos: a energia necessária para manter uma temperatura
constante nas cabines de secagem é ajustada de forma ideal para o número de
carrocerias de automóveis a serem secas. O ar quente passa por saídas de ar
especiais direcionadas para as carrocerias dos automóveis.
A nova linha de acabamento também é mais um
componente da fábrica inteligente e totalmente conectada ao futuro. Por
exemplo, um enorme robô de gestão de dados avalia os automóveis pintados em
mais de 100 pontos de medição. Os funcionários usam os dados sobre qualidade
coletados dessa forma para compará-los com os dados do processo já existentes.
Isso ajudará a evitar possíveis falhas de produção durante o processo
eletrônico de garantia de qualidade, com apoio de uma inspeção eletrônica. Para
este fim, monitores sensíveis ao toque são usados, que funcionam como tablets e
fornecem aos funcionários dados sistematizados nas áreas direta e indiretamente
envolvidas. Isso significa que todos os departamentos estarão conectados e
poderão trabalhar com os dados mais recentes disponíveis.
A Audi atribui grande importância ao design
ergonômico dos locais de trabalho. Por exemplo, as plataformas com altura
ajustável possibilitam otimizar o ambiente de trabalho. Dispositivos de
manuseio, como mecanismos de elevação da capota e porta traseira dos carros,
ajudam os funcionários no processo. Outro recurso é a esteira transportadora,
que leva os funcionários até o local onde estão trabalhando diretamente nas
carrocerias dos automóveis. Ao invés de usar estações de ferramentas
estacionárias, itens como as máquinas e a pasta de polimento estão sempre ao
alcance no carrinho que os acompanha.
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